Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Canção de Habacuque

Lição 8 Juvenis 20 de novembro de 2009

Verso Para MeMorizar
“Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor.” Habacuque 3:17, 18, NTLH.

Resumo da Lição
O profeta Habacuque orou a Deus sobre as dificuldades que Judá estava enfrentando.
Deus deu a Habacuque uma gloriosa visão. Para Habacuque esta era uma nova imagem de Deus. Ele sabia que os problemas não acabariam, mas reconheceu que Deus estava no controle de tudo. Ele cuidaria de Babilônia no momento certo e solucionaria o problema do pecado em seu devido tempo.
Esta lição fala sobre graça. Assim como o amor e a graça de Deus ajudaram Habacuque a superar as dificuldades, também Deus prometeu graciosamente prover todas as nossas necessidades diárias. Embora possamos estar preocupados com dificuldades e problemas que enfrentamos, Deus é paciente conosco e nos ajuda a entender que ainda podemos confiar em Sua graça para superar os momentos difíceis.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Você às vezes não consegue entender o que está acontecendo? Parece que os problemas são enormes gigantes e que só Deus poderia fazê-los desaparecer?
Habacuque sentiu exatamente isso. Ele levou seu questionamento a Deus e a resposta de Deus foi que ele devia aguentar firme e continuar confiando nEle embora alguns daqueles problemas não iriam desaparecer. Ele assegurou Habacuque de Seu poder, que tudo estava sob Seu controle e que Ele estaria com o Seu povo em todas as provações.

Vivenciando a História
Antes de estudarmos esta oração de Habacuque que foi escrita em forma de salmo, vamos ler outra oração, mais simples, encontrada no livro de Salmos. Dividir a classe em dois grupos e pedir que leiam juntos o Salmo 121, alternando entre os grupos, um verso de cada vez. Incentivar cada grupo a ler seus versos com expressão e em uníssono. Se o tempo permitir, dar algum tempo para os grupos ensaiarem seus versos separadamente. (Esse pode ser um texto bom para que os alunos memorizem e apresentem na Escola Sabatina dos adultos, ou no culto divino.)
Quando tiverem terminado essa leitura responsiva, pedir que abram suas Bíblias em Habacuque 3.

Aplicação da Lição
Nosso Salmo
Dar aos alunos papel e caneta. Pedir que novamente abram suas Bíblias no Salmo 121. Em grupos de dois ou três, os juvenis devem reescrever este salmo e aplicá-lo a sua própria vida. Ao fi m deste novo salmo eles deverão acrescentar a mensagem central desta semana.
Por exemplo: podem escolher não mudar os versos 1 e 2, ou mudar algumas palavras como “montes” ou “socorro”, substituindo-as por outras que sejam mais signifi cativas para eles. Nos versos 3 e 4 eles poderiam personalizar expressões como “não permitirá que os teus pés vacilem” e “não dormitará”, novamente usando expressões mais pessoais, quem sabe mencio-
nando difi culdades que estejam enfrentando. Incentivá-los a criar imagens através das palavras, descrevendo o poder de Deus como Habacuque fez.
Quando terminarem, pedir que os grupos leiam seus salmos para a classe. Certifi car-se de que cada salmo termine com a mensagem central.
NOSSO PODEROSO DEUS ƒ AMIGO E COMPANHEIRO EM TODAS AS CIRCUNSTåNCIAS.

PartiLhando a Lição
Presenteando Com um Salmo
Distribuir e material e pedir que cada aluno pense em alguém a quem gostaria de presentear com a mensagem de hoje. Os alunos devem copiar o salmo recém-criado por seu grupo com o máximo de capricho possível, colocando o nome da pessoa a quem vão presentear.
À medida que os alunos copiarem o salmo, pedir que cada um diga à classe com quem vai compartilhar a mensagem de hoje e explique por que escolheu aquela pessoa.

Nenhum comentário: