Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Comunicação Diária com Deus

Lição 8 dos Adolescentes 20 de novembro de 2010

Texto Bíblico: Daniel 6:3-10; Êxodo 20:8-11.
Comentário: O Grande Conflito, capítulo 37.
Verso Bíblico: Salmo 119:9-16.

I. SINOPSE
Poucos de nós recusariam um relacionamento duradouro e signifi cativo com Deus. Ao menos, não conscientemente. O desafio, porém, é que, embora desejemos um relacionamento com Ele, parece que nunca conseguimos dedicar o tempo necessário para cultivarmos a amizade com Deus. Muitas vezes, as distrações se disfarçam traiçoeiramente de atividades essenciais. Somos viciados – não em drogas ou em álcool – mas em tarefas, trabalho e assim por diante.
Deus, no entanto, tem a solução para o nosso problema! Ele nos concedeu um meio de enraizar profundamente nossa vida nEle –
a comunicação diária e o descanso do sábado. A oração é uma forma de comunicar-nos com Deus. Outras formas de fazer isso incluem a leitura de Sua Palavra, a reflexão sobre o que aprendemos na Bíblia, a lembrança de como Ele tem nos conduzido e assim por diante. A comunicação diária com Deus significa simplesmente dedicar tempo para falar, ouvir e refletir sobre Deus. Com o descanso do sábado, Deus nos convida a pararmos, reduzirmos a velocidade, centralizarmos nossos pensamentos nEle e recebermos a bênção de estar em Sua presença.
É muito importante lembrar que a comunicação diária e o descanso do sábado não foram criados com a intenção de serem apenas mais um item de nossa longa lista de tarefas e compromissos, mas sim a oportunidade de repensarmos nossa maneira de viver cada dia.
O hábito de dedicar tempo para comunicarnos com Deus e a decisão de criar um momento especial para parar e sair da rotina de nossos afazeres contraria a natureza de nossa cultura agitada, especialmente se fazemos isso por nenhuma outra razão a não ser parar para sermos amados e amar. Esses momentos aprofundam nosso relacionamento com Deus e servem como um oásis no tempo para refletirmos e reordenarmos nossa vida.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos.
Explique em suas próprias palavras.
De acordo com The Seventh-day Adventist Bible Commentary [Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia], o nome Daniel significa “Deus é o meu juiz” (v. 4, p. 759). Daniel nasceu numa família nobre da linhagem do rei Davi.
Apesar de Daniel ser apenas um jovem na ocasião em que foi levado à Babilônia, suas habilidades de interpretação de sonhos e administrativas logo foram notadas e, por isso, foi chamado a ocupar uma posição elevada no governo babilônico por quatro dinastias.
A fidelidade de Daniel a Deus (e a bênção resultante de Deus sobre ele) fez com que fosse alvo de ataques e inveja de seus rivais.
Cientes de sua fidelidade inabalável a Deus, seus inimigos arquitetaram um plano para jogarem-no na cova dos leões por adorar e honrarsomente ao Deus verdadeiro.
O Matthew Henry Bible Commentary [Comentário Bíblico Matthew Henry] fala a respeito da persistência de Daniel em orar a
Deus apesar de saber do decreto do rei Dario:
“Leis de perseguição são sempre feitas com base em pretensões falsas, mas não compete aos cristãos reclamar amargamente ou envolver-se em brigas. É bom determinar horários para orar. Daniel orava aberta e declaradamente.
Apesar de ser um homem de grandes responsabilidades, não pensou que isso lhe escusasse do exercício diário da devoção. Quão indesculpáveis são aqueles que têm pouco a fazer no mundo e, mesmo assim, não fazem nada por sua vida espiritual! Em tempos de prova, devemos tomar cuidado para que, sob a pretensão de sermos discretos, não sejamos culpados de covardia para com a causa de Deus. Todos os que desprezam a vida espiritual, como certamente fazem aqueles que vivem sem oração, mesmo que para salvar a própria vida, ao final verão sua tolice. Daniel não deixou de orar, ou de dar graças ou diminuiu
o tempo de sua devoção para evitar o perigo, mas continuou prestando culto a Deus por completo. Em resumo, o dever da oração está fundamentado na qualidade de Deus como Criador e Redentor todo-poderoso e em nossa necessidade como criaturas pecadoras. Devemos voltar os olhos a Deus.”
The Seventh-day Adventist Bible Commentary [Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia], diz: “Os conspiradores não precisaram aguardar muito tempo para ver Daniel violar a proibição do rei. Com decreto ou sem decreto, esse homem de Deus sentiu que deveria prosseguir com o hábito de orar regularmente.
Para Daniel, Deus era a fonte de todo o seu conhecimento e sucesso na vida. O favor do Céu era-lhe mais precioso do que a própria vida. A sua conduta foi o resultado natural de sua confiança em Deus” (v. 4, p. 812).

III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Com antecedência, providencie um toca CDs. Coloque para tocar um hino no volume mais alto que puder suportar. Enquanto isso,
leia um verso bíblico de sua preferência em voz baixa. Pause a música ao terminar a leitura.
Pergunte aos alunos se conseguiram ouvir a leitura com clareza.
Muitas vezes, nossa vida encontra-se repleta de barulhos – seja o excesso de trabalho, o orgulho que nos impulsiona a fazer cada vez mais para provar que somos bons, e assim por diante. Se permitirmos que nossa vida permaneça assim e não tomarmos a decisão de pausar a “música”, não conseguiremos ouvir a mansa e suave voz de Deus a falar ao nosso coração.

Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras:
Conta-se a história de um grupo de cristãos que viajava de carroça de St. Louis para Oregon, nos Estados Unidos. Aos sábados, eles costumavam parar e descansar, mas à medida que o inverno se aproximava, alguns do grupo começaram a entrar em pânico.
Temiam que não conseguissem chegar ao destino antes de a neve começar a cair. Assim, sugeriram que deixassem de parar aos sábados e continuassem a viagem durante os sete dias da semana. Nem todos do grupo concordaram com a proposta. Como resultado, o grupo dividiu-se em dois. Um grupo viajaria os sete dias da semana enquanto o outro pararia todo sábado para descansar.
Para a surpresa de todos, o grupo que parou para descansar aos sábados chegou primeiro em Oregon. Os cavalos e as pessoas sentiam-se tão descansados pela observância do sábado que conseguiam viajar com mais eficiência nos seis dias restantes do que o outro grupo (Marva Dawn, Keeping the Sabbath Wholly: Ceasing, Resting, Embracing and Feasting, p. 65. 66).

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Cativando os Alunos
O aprendizado deve ser interessante e divertido, mas será que isso é sinônimo de falta de conteúdo? Claro que não. O aprendizado eficaz não se restringe a ler palavra por palavra do livro-texto ou ficar com os olhos fixos na lousa ou no projetor de imagens enquanto o professor discursa. O bom professor circula pela sala e envolve-se com todos os alunos presentes. Sabe que desempenha a função de regente e a classe de uma orquestra. Todos os alunos tocam instrumentos diferentes e em níveis de proficiência variados. A seguir, encontram-se algumas ideias de como cativar e envolver-se com seus alunos:
• À entrada, cumprimente-os pelo nome.
• Incentive os alunos a fazer perguntas no início da classe. Escreva-as na lousa e risque-as à medida que forem sendo respondidas durante a lição.
• Observe quem está ausente. Entre em contato para incentivá-los a vir na próxima reunião.
• Durante a semana, ligue para os alunos e pergunte como está sendo o seu dia. Ouça atentamente e responda com gentileza e bondade. Antes de desligar, peça permissão para orar com eles.

Nenhum comentário: