Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Profeta da Graça

Lição 6 dos Juvenis 6 de novembro de 2010

Verso Para Memorizar
“No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são Meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.” Oseias 1:10

Resumo da Lição
Esta história é um resumo da vida de Oseias, especialmente no que se refere a seu casamento com Gômer. Gômer a esposa de Oseias, o abandonou para ficar com outros homens. Mas Deus orientou Oseias a continuar amando sua mulher mesmo depois que ela o abandonou (Oseias 3). Através da experiência de Oseias, Deus estava tentando ensinar Seu povo sobre Sua paciência e amor infalível. Então Ele disse que Oseias devia amá-la “como o Senhor ama os filhos de Israel” (Oseias 3:1). “curarei a sua infidelidade, Eu de Mim mesmo os amarei, porque a Minha ira se apartou deles” (Oseias 14:4). As lições de Oseias são promessas ao povo de Deus hoje.
Esta lição fala sobre graça. O amor de Oseias por sua esposa errante é um tipo do amor de Deus por nós. Assim como Oseias amou e aceitou Gômer com todas as suas imperfeições, Deus também nos ama e nos aceita. Há uma palavra que descreve um amor como o de Oseias: graça.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Já debatemos alguns pontos da história de Oseias e Gômer. Agora vamos estudar um pouco mais a fundo a vida desse casal.

Vivenciando a História
Pedir que os alunos abram suas Bíblias no livro de Oseias. Parte da história será contada, e parte lida pelos alunos. Cada aluno deverá ler apenas um verso. Dizer o verso que será lido, e por quem.

1. Oseias 1:1 e 2.
2. Aqui está a nossa história: Deus diz ao jovem Oseias para encontrar uma mulher que esteja acostumada a ter muitos amantes, e que não é fiel a nenhum deles – que é o que significa a palavra “adultério”. Bem, essa não parece uma receita para um bom casamento, parece? Mas Oseias obedecea ordem de Deus. Ele encontra uma mulher de reputação duvidosa, que acaba ganhando seu coração. Achando que seu puro amor poderá mudá-la, ele a pede em casamento.
3. Versos 3 e 4.
4. Então o primeiro filho é chamado Jezreel, que significa “Deus espalha”.
5. Verso 5.
6. O nome da filha é Lo-Ruhamah, ou Desfavorecida, pois em hebraico esse nome quer dizer “que não recebeu amor ou compaixão”. Muitos teólogos acreditam que a forma como Oseias
menciona que a filha é uma menina demonstra que provavelmente outro homem era o pai de Lo-Ruhamah. Portanto, apesar de Gômer estar vivendo sob o mesmo teto com o marido, estava sendo infiel a ele.
7. Versos 8 e 9.
8. Novamente Oseias não diz que ele é o pai. Ele deu-lhe o nome de Lo-Ammi, ou, “Não-Meu-Povo”. Por que uma história assim veio parar na Bíblia? Porque Deus está tentando dizer algo a Israel. E também está dizendo algo a nós. Quando fazemos as coisas do nosso modo, dando as costas ao nosso Fiel Amigo e dando ouvidos ao outro (Satanás), nos separamos de Deus. A culpa ergue um muro entre nós, e antes que possamos perceber, já somos “Não-Meu-Povo”. Quando nos sentimos perdidos, sozinhos e confusos, aí chega o verso 10.
9. Verso 10.
10. Bem, aqui está o outro lado da história. De Não-Meu-Povo passamos a nos chamar Meu-Povo, “filhos do Deus vivo”. O que está acontecendo aqui? É a graça de Deus que está pronta a restaurar o infiel à Sua família. Esta é uma história sobre a graça. Deus não desistiu de Gômer e seus filhos. Nem de Israel. Também não desiste de nós. Ele continua nos chamando até que respondamos à Sua graça.
11. Oseias 2:2.
12. Mas este não é o fim da história.
13. Oseias 3:1.
14. Bolo de passas era uma sobremesa fina, feita com uvas secas. Eles representam uma ligação com a adoração de ídolos – um flerte com o “outro”.
15. Versos 2-4.
16. Quinze peças de prata era praticamente metade do preço de um servo. Apesar de sua infidelidade, Gômer foi trazida de volta à casa de Oseias. Ele cuidou dela não como serva, mas como uma pessoa livre. A graça restaurou seu respeito. E notem a ligação desta história conosco, no verso 5: “E, nos últimos dias, tremendo, se aproximarão do Senhor e da Sua bondade.”

Nenhum comentário: