Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Neemias – o Construtor de Deus

Lição 8 dos Primários 20 de novembro de 2010

VERSO PARA DECORAR
“A bondosa mão de Deus estava sobre mim.” Neemias 2:8, NVI.

Resumo da Lição
Neemias, um exilado hebreu servindo na corte persa, ouviu notícias sobre os sofrimentos dos exilados que retornaram a Jerusalém. Ele orou a Deus e o Senhor lhe ordenou que ele mesmo fosse ajudar a reconstruir os muros e portões de Jerusalém. O rei Artaxerxes percebeu a tristeza de Neemias e perguntou qual era o motivo. Deus ajudou Neemias a saber o que solicitar. Depois que Neemias chegou a Jerusalém, os inimigos conspiraram contra o trabalho. Mas Deus deu a Neemias a sabedoria e a coragem que ele precisava para ignorar os causadores de problemas e terminar o trabalho.
Esta lição fala sobre graça. A graça nos capacita a cumprir a vontade de Deus em todas as coisas. “Colaborando a vontade do homem com a de Deus, ela se torna onipotente. Tudo que deve ser feito a Seu mando pode ser cumprido por Seu poder. Todas as Suas ordens são promessas habilitadoras” (Parábolas de Jesus, p. 333).

Lição BíBLica
Vivenciando a História
Dizer às crianças que elas vão encenar a história bíblica de hoje enquanto você vai contando. Designar voluntários para representar os personagens ou categorias citadas abaixo, e vesti-los com roupas dos tempos bíblicos.
Personagens: Neemias, Hanani, rei, oficiais do exército e soldados, líderes da cidade, trabalhadores judeus, inimigos.
Montagem do cenário: Designar um canto da sala para ser Jerusalém. Em outra área ter o rei sentado sobre um “trono” (cadeira) circundado pelos oficiais do exército e soldados. Junto a Jerusalém, de um lado, colocar os líderes da cidade e os trabalhadores judeus. Do outro lado, colocar os “inimigos”.
– Estou contente por vê-lo novamente! – exclamou Neemias, abraçando seu irmão Hanani que o visitava. [Neemias abraça Hanani.] O irmão de Neemias e outras pessoas haviam chegado de Judá.
– Como vai você? Como estão os demais judeus sobreviventes que voltaram a Jerusalém?
Hanani parece triste. [Hanani olha triste e abana a cabeça.]
– Nada bem – respondeu ele. – O muro em volta de Jerusalém foi derrubado. Os portões foram queimados. A cidade está desprotegida. Inimigos podem entrar e atacar o povo de Deus.
Neemias se jogou em uma cadeira. Lágrimas escorriam-lhe pela face. [Neemias senta-se e pende a cabeça.] Era difícil pensar que sua querida cidade de Jerusalém estava destruída e em ruínas.
Nos dias seguintes, Neemias chorou. Ele jejuou e orou. [Neemias se ajoelha e parece estar orando.] “Ó Senhor”, rogou ele, “ouve a minha oração! Vou pedir ao rei um grande favor. Coloca em seu coração que ele seja bondoso para comigo.”
Um dia, à tardinha, Neemias foi trabalhar como de costume. [Neemias leva um lindo copo em uma bandeja ao rei.] O rei levanta o olhar.

– Por que você está triste, esta noite? – perguntou o rei. – Você está doente? [Neemias permanece em frente ao rei, com olhar triste.]
– Que o rei viva para sempre! – respondeu Neemias. – Estou triste porque recebi más notícias.
A cidade dos meus antepassados foi queimada e está em ruínas. Os muros estão derrubados. Os porões foram queimados.
– Como posso ajudar você? – perguntou o rei bondosamente. [O rei gesticula em resposta.]
Neemias fez uma rápida oração silenciosa. [Neemias olha brevemente para cima.] Então respondeu ao rei: [Neemias “fala”.]
– Por favor, deixe que eu vá a Jerusalém para reconstruir a cidade onde meus antepassados estão enterrados.
O rei não apenas disse que Neemias podia ir, mas atendeu um outro pedido seu.
Neemias tinha pedido que o rei escrevesse para o guarda de suas florestas.
– Diga-lhe que me forneça madeira para eu poder construir. Terei que reconstruir os portões da cidade, os muros e fazer uma casa para mim – pediu Neemias.
O rei escreveu a carta para Neemias. [O rei “escreve” uma carta.] E ordenou que oficiais e soldados do exército em cavalos fossem com Neemias. Eles o protegeriam ao longo da viagem para Jerusalém. [Neemias, os oficiais do exército e soldados caminham juntos em direção à prédesignada “Jerusalém”.]
Neemias finalmente chegou a Jerusalém. Três dias depois de ali chegar, à noite rodeou a cidade montado num jumento para verificar o estrago que havia. [Apagar as luzes enquanto Neemias caminha olhando os muros em volta de “Jerusalém”.] Descobriu que seu animal não podia passar por alguns dos portões da cidade. Eles estavam bloqueados por grandes pedras que tinham sido usadas como parte do muro.
Então Neemias conversou com os líderes da cidade. [Neemias permanece diante dos líderes e “fala”.] Contou-lhes a respeito do rei. Como Deus o tinha ajudado até ali.
– Vamos reconstruir o muro de Jerusalém! – exclamou ele.
Então o povo se pôs a trabalhar. [Neemias, líderes da cidade e trabalhadores judeus “trabalham” no muro.] E trabalhavam arduamente. Mas os inimigos ficaram tristes de verem o que estava acontecendo. [Voltar em direção aos “inimigos”. Inimigos carrancudos.] Eles não queriam que o povo de Deus reconstruísse o muro de proteção. Eles riam e apontavam para o muro.
[Inimigos riem e apontam.]
– Que estas pessoas pensam que estão fazendo? O muro que estão construindo cairia se uma raposa andasse em cima dele.
Os judeus continuaram trabalhando. [Os trabalhadores continuam trabalhando.] Os inimigos do povo de Deus estavam furiosos e fizeram planos para atacar e matar os judeus. Mas os judeus ouviram sobre os planos. Eles oraram e pediram a Deus que os protegesse. Então Neemias lhes disse que pegassem suas espadas, suas lanças, seus arcos e suas flechas. Eles protegeriam o
muro com uma das mãos e com a outra trabalhariam. [Trabalhadores seguram “espadas, lanças, arcos e flechas em uma das mãos e com a outra “trabalham”.]
– Não tenham medo do inimigo! Lembrem-se do Senhor! – dizia Neemias para encorajar o povo.
Muitas vezes o inimigo tentou parar o trabalho de reconstrução. Mas Neemias orava constantemente.
Deus lhe deu coragem e sabedoria para continuar o trabalho. E o muro que ajudaria novamente a proteger Jerusalém foi terminado em apenas 52 dias! [Neemias, líderes da cidade e trabalha-dores judeus “celebram”.]

image

Nenhum comentário: