Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Mais Tempo no Relógio

Lição 6 dos Primários 6 de novembro de 2010

VERSO PARA DECORAR
“O Senhor fará o que prometeu.” Isaías 38:7, NVI.

Resumo da Lição
Enquanto Ezequias estava doente, Deus lhe enviou uma mensagem através de Seu profeta, Isaías, dizendo-lhe que ele logo morreria. Ezequias orou, lembrando a Deus que ele tinha sido fi el. Então chorou amargamente. Deus deu a Isaías outra mensagem para Ezequias:
Tinha ouvido sua oração, visto suas lágrimas e lhe acrescentaria quinze anos de vida. Como sinal, Deus disse que faria retornar dez graus a sombra no relógio de sol de Acaz. Deus cumpriu Sua promessa. Ezequias se restabeleceu e escreveu um salmo (ver Isaías 38:9-20) no qual expressou sua gratidão a Deus por responder sua oração.
Esta lição fala sobre graça. A promessa de Deus de prolongar a vida de Ezequias foi um presente de Sua graça – a Ezequias, a Isaías e a nós. Ele nos promete a vida eterna, que durará para sempre, não apenas quinze anos. Assim como Deus cumpriu Sua promessa a Ezequias tempos atrás, Ele cumprirá Sua promessa a nós hoje.

Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Personagens: Dois meninos ou dois homens com roupas dos tempos bíblicos para representar Ezequias e Isaías.
Montagem do cenário: Com antecedência, preparar uma cama para Ezequias.
Usando fita-crepe, desenhar degraus na parede da classe.
[Rei Ezequias deitado na cama.] O rei Ezequias se sentia desamparado. Ele não gostava de sentir-se assim. Estava acostumado a ter controle sobre sua vida. Mas estava muito doente, quase à morte. Em nosso mundo, muitas doenças levam à morte. Somente Deus pode mudar esta situação. Quando a pessoa sara, chamamos isso de milagre.
O rei Ezequias tossia e se debatia. [O rei Ezequias tosse e se mexe, segurando a cabeça.] Sua cabeça doía e suas feridas latejavam. Ele não merecia isso! Havia sido um bom rei. Obedecera a Deus e fora fiel. Fizera o que os profetas lhe disseram para fazer.
Que aconteceria com ele agora? Ficaria bom novamente?
Deus amava Ezequias e sabia que ele tinha algumas perguntas a fazer. De maneira que Deus enviou o profeta Isaías para conversar com ele. [Isaías chega junto à cama de Ezequias.] Isaías
tinha uma mensagem que o rei não gostaria de ouvir. [Isaías aponta o dedo para o céu e faz de conta que fala com Ezequias.] Ele disse ao rei tão gentilmente quanto pôde:
– “Assim diz o Senhor: ‘Ponha a [sua] casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará.’”
Depois que Isaías disse isso, ele foi embora. [Isaías sai.] Ser um mensageiro de Deus nem sempre é agradável.
O rei Ezequias voltou os olhos de seus servos e virou o rosto contra a parede. [Ezequias volta o rosto contra a parede e começa a “chorar”.] Ele começou a soluçar em voz alta. Todos os que estavam perto dele ouviam seus soluços. De fato, seu coração estava partido e ele estava com medo. Seus servos também estavam amedrontados. Eles queriam ajudar, mas não podiam. Todos se sentiam inúteis.
Mas em seu momento de desespero, o rei se voltou para Deus e recapitulou sua vida. [Ezequias parece estar orando.] Ele relembra sua vida de seguidor de Deus.
– Lembra-Te que Te segui fielmente e com inteira devoção – disse ele. – Tenho feito o que é agradável a Teus olhos. – Ele começou a chorar novamente. [Ezequias “chora” novamente.]
Deus teve dó de Ezequias. Ele enviou Isaías de volta com uma nova mensagem para o rei.
[Isaías volta para ver Ezequias.]
[Isaías aponta em direção ao céu e parece falar com Ezequias.] Isaías disse:
– Isto é o que o Senhor diz: “Ouvi a sua oração e vi suas lágrimas; acrescentarei quinze anos à sua vida.” Este é o sinal de que o Senhor fará o que prometeu: Ele fará a sombra retroceder dez graus no relógio de sol de Acaz.
A sombra no mostrador do relógio se moveria para traz! [Usando a lanterna e o grande círculo de cartolina, provocar a sombra do sol sobre os degraus. Depois revertê-la. Ou ilustrar com um relógio de sol.]
Então Isaías falou aos servos sobre um tratamento a aplicar em Ezequias. E eles fizeram como Isaías dissera (Isaías 38:21), e o rei se recuperou. [Ezequias se levanta da cama.] Ezequias viveu mais quinze anos e continuou a servir a Deus.
Ezequias escreveu acerca deste milagre. Ele disse que sua dádiva a Deus por ter sido curado seria contar a história a seus filhos e louvar a Deus por Sua fidelidade. [Ezequias sorri e aponta para o céu.] Ele disse com confiança: “O Senhor me salvou. Cantaremos com instrumentos de corda todos os dias de nossa vida no templo do Senhor” (Isaías 38:20, NVI.)
Ninguém mais experimentou um milagre como o rei Ezequias experimentou. Muitas pessoas ainda morrem por estar doentes. Mas há esperança. Deus prometeu enviar Jesus para nos levar ao Céu, onde viveremos para sempre com as pessoas que amamos. E ninguém mais ficará doente ou morrerá! Nós cremos que Deus cumpre todas as Suas promessas, justamente como Ele cumpriu a respeito de Ezequias.

Nenhum comentário: