Lição 10 dos Adolescentes 5 de março de 2011
I. SINOPSE
Nos derradeiros anos de sua vida, Abraão se perguntava como Deus cumpriria Sua promessa para torná-lo uma grande nação. Afi
nal de contas, Isaque ainda era solteiro, Sara havia morrido e ele tinha 145 anos de idade.
Chamando seu fiel servo Eliézer, Abraão lhe disse: “Jure pelo Senhor, o Deus do céus e o Deus da terra, que não buscará mulher para meu filho entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou vivendo, mas irá à minha terra e buscará entre os parentes uma mulher para meu filho Isaque.” Gênesis 24:3 e 4.
O futuro do povo de Deus pendia na balança. Assim, Eliézer reuniu uma caravana de dez camelos carregados de presentes e viajou para a cidade de Naor*, onde encontrou uma encantadora mulher (veja Gênesis 24:16-18).
Rebeca era muito cativante. Também era bela e hospitaleira. Ela ofereceu água a Eliézer e, note, ela era cativante e muito mais. “Depois que lhe deu de beber, disse: ‘Tirarei água também para os seus camelos até saciá-los.’” Gênesis 24:19.
Rebeca fez tudo o que se esperava dela e muito mais. Foi esse “muito mais” que fez toda a diferença. Mudou sua vida – sem
mencionar a história do mundo. Ela se tornou a matriarca do povo de Deus. Desfrutou uma grande aventura com Deus. E nenhuma geração desde então esqueceu seu nome.
Por quê? Porque ela fez o que era esperado e muito mais.
Esta lição tem muito a nos ensinar sobre andar a segunda milha. Também é uma história útil quando se pensa nas virtudes desejáveis em uma futura esposa. E, finalmente, nos incentiva a lembrar-nos de que Deus Se preocupa com o aspecto social da nossa vida.
* Naor era o avô de Abraão.
II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Apresente o texto a seguir em suas próprias palavras:
Quando Deus arranja um casamento, Ele sempre acerta! Para ser matriarca de Sua nação escolhida, Deus selecionou uma mulher com um caráter exemplar. Ela não apenas serviu água para Eliézer – o que já se esperava dela – mas se ofereceu também para saciar a sede de sua caravana de camelos.
Ao andar a segunda milha, ela foi abençoada por Deus. Agora imagine o que poderia acontecer se você vivesse com a mesma paixão por superar as expectativas.
O que isso significaria para seus relacionamentos?
Como isso afetaria sua espiritualidade?
E os estudos e o trabalho, como seriam afetados?
Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
No caso desta história, será fácil fazer um bate-papo sobre como seria se, hoje em dia, os pais tivessem a função de arranjar o casamento dos filhos, como Abraão fez com Isaque. Peça que os alunos pensem nas qualidades de caráter que seus pais considerariam importantes para um futuro genro ou nora. A
partir desse gancho, conduza a discussão para as seguintes áreas:
1. Note o que era importante para Abraão ao selecionar uma esposa para Isaque. Ela não deveria descender dos cananeus. Além do mais, Eliézer queria alguém que não apenas preenchesse o requisito básico de hospitalidade, mas, segundo o sinal que Deus
havia lhe dado, a mulher deveria ir além da conduta básica e oferecer-se para cuidar também dos camelos.
2. Discuta o método usado por Eliézer para saber a vontade de Deus. Evidentemente, ele sabia que estavam em jogo grandes interesses e teve cuidado para não ir contra a vontade de Deus. Assim, ele orou fervorosamente (Gênesis 24:12-21) e traçou um plano detalhado para saber como reconhecer a mulher certa.
A resposta direta de Deus veio imediatamente.
Esse tipo de método ainda é válido hoje?
Podemos saber a vontade de Deus ditando as circunstâncias que queremos que Ele use para revelar Sua vontade?
3. Labão logo aceitou o anel e os braceletes em troca de sua irmã Rebeca. O costume de dar presentes para os familiares da noiva remonta à época de Hamurábi (1728-1686 a.C.).
Provavelmente vem de uma época em que os homens compravam uma noiva. O que o perfil de Labão, apresentado em Gênesis 24:29-33, nos fala sobre o tipo de homem que ele era?
Compare o que ele revela sobre seu caráter com o caráter de Rebeca.
4. Considere o perfil de Rebeca apresentado em Gênesis 24:49-61. Na cultura antiga, era costume da família reter a noiva antes do casamento. Em alguns casos, a mulher podia permanecer em casa por um mês. Mas, nesta história, a família solicitou um período de dez dias (verso 55). Rebeca, porém, se manifestou e expôs sua preferência – começar a jornada imediatamente. Assim como Abraão havia feito vários anos antes, ela estava disposta a partir pela fé.
5. Vale a pena observar duas palavras na cena final da história. No último verso do capítulo 24, é dito que “Isaque amou Rebeca
e assim foi consolado”. Que tocante cena da bondade de Deus ao trazer essa mulher de tão longe para um casamento onde ela pudesse experimentar o amor. Além disso, ela trouxe consolo à união. A palavra hebraica para consolo (naham) significa dar “força ou poder para aguentar” (cf. Jeremias 10:4, em que um
construtor “consola” ou “firma” seu ídolo com martelo e pregos). Discuta o antigo casamento estruturado por Deus, tendo em vista o que conserva a união dos casamentos modernos.
Resumo
Apresente os pensamentos a seguir em suas próprias palavras:
A história da escolha de Rebeca para ser a esposa de Isaque é uma ótima ilustração de como Deus orienta nossa vida social.
Além do mais, é um estudo sobre caráter.
Indo além das expectativas, Rebeca garantiu seu lugar na História. Ela fez o mínimo e muito mais.
Qual deve ser então seu parâmetro? O apóstolo Paulo disse: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”
Colossenses 3:23 e 24. Desafie os alunos a investir em cada aspecto da vida com todo o coração, “como se estivessem servindo o Senhor”. Como estudamos no caso de Rebeca, é um alvo que vale a pena almejar no que se refere à vida social. Mas também é um alvo ideal pelo qual se deve lutar na escola, em casa e na igreja.
Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Uma boa forma de ajudar os alunos a aprender é através de encenações. Depois que os alunos estiverem familiarizados com a história da união de Isaque e Rebeca, consiga voluntários para encenar os principais personagens da história. Talvez você queira fazer a encenação num cenário contemporâneo. Para ficar mais divertido, pode-se determinar um gênero específico para a encenação, como por exemplo ficção científica ou country.
Prepare a plateia, distribuindo perguntas para ser discutidas ao fim da encenação.
Eis alguns exemplos: Isso funciona na vida real? Por quê? Como você lidaria com essa situação? Em que aspectos uma encenação contemporânea da história difere da original?
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