Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 3 de março de 2011

O Julgamento de Jesus

Lição 10 Primários 5 de março de 2011

VERSO PARA DECORAR
“Mas Ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, [...] e
pelas Suas feridas fomos curados!” Isaías 53:5.

Resumo da Lição
Depois de Jesus ser manietado no Getsêmani, foi levado a Anás, sogro de Caifás, sumo sacerdote naquele ano. Anás ordenou que Jesus fosse levado a Caifás. Jesus foi interrogado, insultado, zombado e torturado diante do Sinédrio. Durante esse tempo, Pedro negou Jesus três vezes e Jesus foi sentenciado à morte. Jesus foi, então, enviado a Pilatos para que a sentença fosse confi rmada e exe cutada. Quando Pilatos não encontrou razão nenhuma para executar a sentença de morte, ele enviou Jesus para Herodes. Mas depois de maltratá-Lo, Herodes enviou Jesus novamente a Pilatos para que ele sancionasse a sentença de morte.
Esta lição fala sobre adoração. Nossa profunda gratidão por tudo o que Jesus tem feito por nós é um ato de adoração.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Personagens: Âncora de noticiário/jornal (líder); primeiro, segundo e terceiro repórteres; João; Pedro; soldado romano; (opcional: atores para representar cada cena).
Montagem do cenário: O líder atua como âncora de noticiário/jornal, sentado à escrivaninha ou mesa narrando os acontecimentos da história de hoje e intercalando com repórteres localizados em diferentes pontos ou cenários. Os repórteres descrevem a cena e entrevistam uma testemunha no local. Fornecer aos repórteres e testemunhas uma cópia do script com a parte de cada um realçada. Ensaiar antes de “ir ao ar”. Se sua classe for grande, algumas crianças com roupas dos tempos bíblicos podem silenciosamente encenar o acontecimento (fazer gestos) enquanto o repórter entrevista a testemunha.
As cenas e testemunhas são as seguintes:
1. João junto à montanha observando a multidão maldosa; 2. Pedro no pátio; 3. soldado romano no tribunal de Pilatos.
Ao utilizar o script, inserir o nome real das pessoas que estão apresentando cada parte.
Âncora: Boa-noite, telespectadores. Interrompemos nossa programação regular para apresentar-lhes um boletim especial sobre os mais recentes acontecimentos que tiveram início no Jardim do Getsêmani esta noite. Um de nossos repórteres [nome do primeiro repórter] se encontra perto do local e entrevista uma testemunha. Por favor, =[nome do primeiro repórter], com você.
Primeiro repórter: Muito obrigado, [nome do âncora]. Por volta da meia-noite, uma pessoa bem conhecida do público, Jesus de Nazaré, foi algemado por uma multidão maldosa próximo a este local. Ele foi conduzido apressadamente montanha abaixo até o palácio de Anás, ex-sumo sacerdote, que ainda atua com muita autoridade. João, um dos discípulos de Jesus, está aqui observando a multidão lá embaixo. João, o que você sabe acerca do que aconteceu aqui esta noite?
João: Eu estava com Jesus e Seus demais discípulos no Jardim do Getsêmani. Havíamos ido ali para orar. Sem qualquer aviso prévio, uma multidão liderada por Judas, ex-componente do nosso grupo, se aproximou e algemou Jesus, levando-O em seguida. Não sei o que planejam fazer com Ele. Sei que muitos dos líderes importantes da comunidade O odeiam e querem condená-Lo à morte.
Primeiro repórter: João, como você se sente, e o que pretende fazer agora?
João: Eu estou assustado. Talvez eles também queiram prender os discípulos de Jesus. Mas eu pretendo seguir a Jesus e descobrir o que Lhe acontecerá. Estou me dirigindo para lá, neste instante.
Primeiro repórter: Muito obrigado, Sr. João. Agora, [nome do âncora] com você a palavra.
Âncora: Muito obrigado, [nome do primeiro repórter]. As informações que recebemos indicam que a multidão e Jesus estão agora no Palácio de Caifás, o sumo sacerdote. O líder judeu deixou claro que não aprova esse mestre galileu, Jesus. Vamos, agora, acompanhar os acontecimentos no Palácio de Caifás com nosso repórter [nome do segundo repórter].
Segundo repórter: Muito obrigado, [nome do âncora]. Há muito barulho e confusão aqui no palácio de Caifás. Caifás está interrogando Jesus a respeito de Seus discípulos e de Seus ensinos. Um dos oficiais acaba de esbofetear o rosto de Jesus. Ele está sendo tratado com crueldade.
Eu não consigo me aproximar o suficiente para ver melhor. Novamente com você, [nome do âncora].
Âncora: Muito obrigado, [nome do segundo repórter]. Vamos, então, ouvir nosso repórter [nome do terceiro repórter] diretamente do pátio do Palácio de Caifás, com algumas informações mais recentes. [nome do terceiro repórter], por favor, nos diga o que está acontecendo aí no pátio?
Terceiro repórter: Bem, [nome do âncora], aqui parece haver um certo tumulto em torno de um homem chamado Simão Pedro, que está se aquecendo junto à fogueira. Ele está amaldiçoando e jurando. Foi-nos dito que esta é a terceira vez que alguém lhe pergunta se ele é um dos discípulos de Jesus. Obviamente, ele não quer ter nada a ver com o prisioneiro. Mas, espere um momento, vejo Pedro vindo em minha direção. [Terceiro repórter se aproxima de Pedro.]
Sr. Pedro, o que está acontecendo aqui? Por que o senhor está tão aborrecido?
Pedro: Eu temia que eles me tratassem como estão tratando a Jesus se eu admitisse que era um dos discípulos dEle. Mas, agora, estou muito envergonhado. Já neguei Jesus três vezes! Ele me advertiu que eu faria isso antes que o galo cantasse esta madrugada. Você ouviu neste instante =– o galo? Acabei de rejeitar meu melhor amigo! [Pedro sai com o rosto entre as mãos.]
Terceiro repórter: Como vocês puderam ver, o Sr. Pedro está muito aflito. A palavra novamente com você, [nome do âncora].
Âncora: Muito obrigado, [nome do terceiro repórter]. Agora, vamos voltar ao nosso repórter [nome do segundo repórter] diretamente da sala do trono para as últimas notícias.
Segundo repórter: [nome do âncora], o sumo sacerdote Caifás acabou de saltar de seu trono e vociferar, rasgando suas belas vestes de alto a baixo. Como se sabe, isso é contra a lei. Mas ninguém está prestando atenção em Caifás. Todos estão observando a multidão. O povo está gritando: “Jesus merece a morte! Levem-nO a Pilatos! Ele merece morrer!” [nome do âncora], agora com você.
Âncora: Muito obrigado, [nome do segundo repórter]. Acabamos de receber novo boletim informando que os soldados romanos e líderes judeus estão conduzindo Jesus ao governador romano, Pilatos, para aprovação da sentença de morte contra Jesus. Vamos acompanhar essa história bem de perto e manter nossos telespectadores a par dos acontecimentos. Este é o jornal da RTJ – Rede de Televisão Jerusalém. Retornaremos, agora, à nossa programação regular.
[Intervalo de poucos segundos] Âncora: Voltamos ao ar neste momento com as mais recentes notícias sobre o caso Jesus de Nazaré. Depois de interrogá-Lo, Pilatos decidiu que Jesus não é culpado de nenhuma das acusações feitas contra Ele. Pilatos enviou Jesus ao rei Herodes e Herodes acaba de enviar Jesus de volta a Pilatos. Vamos, então, ouvir diretamente do tribunal de Pilatos com [nome do quarto repórter].
Quarto repórter: [nome do âncora], aqui no tribunal estamos percebendo que Pilatos não ficou satisfeito com o fato de Herodes mandar Jesus de volta a ele. Aqui está Júlio, um soldado da guarda romana que ajudou a controlar a multidão. Soldado Júlio, como você considera os acontecimentos desta manhã?
Soldado romano Júlio: Esta multidão é pior do que animais selvagens. Pilatos não quer sancionar a morte de Jesus. Ninguém pode provar que Jesus é culpado.
As acusações feitas contra Ele não se harmonizam. Agora, a sorte de Jesus está nas mãos de Pilatos. Teremos que esperar para ver o que ele decide fazer.
Quarto repórter: Muito obrigado, soldado Júlio. Agora de volta a você, [nome do âncora].
Âncora: Obrigado, [nome do quarto repórter]. Que será de Jesus, agora? Fiquem conosco na RTJ, pois continuaremos a mantê-los a par das últimas notícias sobre este caso.

Nenhum comentário: