Lição 12 dos Primários 19 de março de 2011
VERSO PARA DECORAR
“Ele não está aqui! Ressuscitou!” Lucas 24:6.
Resumo da Lição
Durante o sábado, Jesus descansou no sepulcro lacrado. No domingo de madrugada um terremoto sacudiu a terra e um anjo removeu a grande pedra que lacrava o sepulcro.
Jesus ressuscitou e os soldados ficaram apavorados. Fugiram e contaram a todos o que tinham visto.
As mulheres foram ao sepulcro e o encontraram vazio! O anjo lhes disse que Jesus havia ressuscitado. As mulheres foram rapidamente contar aos discípulos. Eles não acreditaram e Pedro
e João foram ver por si mesmos. Maria Madalena procurou e viu o Mestre. Jesus alcançou a vitória sobre o pecado e a morte!
Esta lição fala sobre adoração. Adoramos um Salvador ressuscitado. Porque Ele ressuscitou, temos a esperança de um futuro feliz com Ele agora e também na Nova Terra. Essa felicidade
pode começar hoje mesmo!
Lição Bíblica
Vivenciando a História
Antes de começar a contar a história, combinar e praticar com as crianças o seguinte:
Palavras: Ações:
terremoto bater os pés no chão
anjo cobrir os olhos
pedra rolar sua pedrinha de um lado para outro Depois do maior sofrimento, Jesus morreu na cruz na sexta-feira à tarde. Embora Ele estivesse morto, os sacerdotes ainda se preocupavam.
Assim, os sacerdotes designaram 100 soldados para guardar a sepultura onde Ele estava.
No domingo de manhãzinha, um terremoto [bater os pés] sacudiu
a terra. Um anjo [cobrir os olhos] poderoso, tão brilhante como a luz do Sol, apareceu e rolou a pedra [rolar a pedra] que fechava a entrada do túmulo. Os soldados arregalaram os olhos enquanto Jesus saía da sepultura.
Perceberam, então, que haviam crucificado o Filho de Deus! Rapidamente, correram para a cidade e contaram a todos o que tinham visto.
Alguns dos soldados contaram aos chefes dos sacerdotes. Eles descreveram o terremoto [bater os pés], o anjo [cobrir os olhos] que havia rolado a pesada pedra [rolar a pedra] e contaram que viram Jesus saindo da sepultura – vivo!
O rosto dos sacerdotes ficou pálido. Eles estavam muito amedrontados. As pessoas não devem saber que Jesus está vivo, pensaram.
Atordoado, Caifás, o sumo sacerdote, mal conseguia falar:
– Esperem! Esperem! – gritou ele enquanto os soldados se voltavam para ir embora. – Vocês não devem falar a ninguém sobre o que viram. Digam que os discípulos de Jesus vieram de noite e roubaram Seu corpo enquanto vocês dormiam.
Os soldados ficaram horrorizados! Se dissessem que haviam dormido em seu posto, poderiam ser mortos! A história que Caifás queria que eles contassem era mentira, e eles sabiam muito bem.
Os sacerdotes sabiam o que os soldados estavam pensando. Rapidamente, prometeram-lhes dinheiro. Então, pediram que Pilatos não punisse os soldados. Mas Pilatos interrogou os soldados.
Eles lhe contaram sobre o terremoto [bater os pés] e sobre o anjo [cobrir os olhos] que com facilidade removera a pedra [rolar a pedra] da entrada do sepulcro. Descreveram Jesus saindo da sepultura – vivo! Pilatos percebeu, então, que cometera um engano ao condenar Jesus.
Mas em vez de admiti-lo, concordou em proteger os soldados.
Pouco tempo depois de os soldados terem partido para a cidade, Maria Madalena chegou à sepultura. Ela encontrou o sepulcro vazio e correu para avisar os discípulos.
– Eles levaram embora nosso Senhor! – ela disse chorando – e não sei onde O puseram!
Outras mulheres também foram à sepultura naquela manhã. Mas Jesus não estava lá! Na sexta-feira elas não tiveram oportunidade de preparar o corpo de Jesus com as especiarias usadas para o sepultamento naqueles dias. As mulheres queriam fazer isso. Mas Jesus não estava lá.
O anjo [cobrir os olhos] que rolara a pedra [rolar a pedra] conversou gentilmente com as mulheres.
– Não fiquem com medo. Ele não está aqui. Ele ressuscitou como dissera que faria. Vão rapidamente e contem a Seus amigos. Jesus encontrará vocês na Galileia.
As mulheres se apressaram a ir ao encontro dos discípulos para dar-lhes a mensagem do anjo [cobrir os olhos].
Maria Madalena ainda não tinha ouvido as boas-novas. Depois de ter contado aos discípulos que Jesus havia sido levado embora, Pedro e João foram apressadamente à sepultura para ver por si mesmos. Maria os seguiu, mas quando eles retornaram para Jerusalém, ela ficou para trás.
Cheia de mágoa, ela chorava enquanto olhava a sepultura vazia. Então, ela viu dois anjos [cobrir os olhos].
– Mulher, por que você está chorando? – perguntou um deles.
– Porque levaram o meu Senhor – respondeu ela. Então, se voltou para ir embora.
De repente, outra voz lhe perguntou:
– Por que você está chorando?
– Diga-me onde Ele está – suplicou ela.
– Maria – a voz gentil falou novamente.
De repente, Maria compreendeu. Aquele não era um estranho. Era o próprio Jesus! Cheia de alegria, ela olhou para Seu rosto.
– Vá e conte a Meus discípulos – disse Ele.
Maria saiu ao encontro dos discípulos com a alegre mensagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário