Lição 13 dos Juvenis 26 de março de 2011
➥Verso Para Memorizar
“Vamos ao destacamento. [...] Talvez o Senhor aja em nosso favor, pois nada pode impedir o Senhor de salvar, seja com muitos ou com poucos.” 1 Samuel 14:6.
Resumo da Lição
Os exércitos de Israel e dos filisteus estavam se preparando para a batalha. Jônatas, filho de Saul, sentiu que Deus o estava chamando para fazer algo naquele momento. Colocando sua fé e confiança em Deus, ele e seu escudeiro avançaram contra o inimigo e alcançaram uma grande vitória para Deus.
Esta lição fala sobre graça em ação. Muitas vezes somos como Saul e ficamos presos em nossos próprios planos e nossa incapacidade. Jônatas estava atento à voz de Deus e deu um passo
pela fé, através da graça de Deus e de Seu poder.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Já estudamos uma lição sobre o dia em que Saul e Jônatas foram mortos. E já estudamos sobre o rei Davi, que reinou depois de Saul. Mas hoje, vamos voltar um pouco na história e estudar uma experiência de fé do príncipe Jônatas. Ele estava disposto a seguir as orientações de Deus e agir pela fé, mesmo que seu pai e os outros soldados estivessem sentados, sentindo-se deprimidos e derrotados.
Vivenciando a História
Com antecedência, cortar a cartolina e dar uma parte para cada aluno. Designar os papéis a seguir e pedir a cada um dos alunos que faça uma placa que declare qual é o seu papel na dramatização da história.
Os papéis são:
Narrador – vai ler 1 Samuel 14:1-23, fazendo pausas para que a história seja representada.
Jônatas (papel principal) – começa no acampamento dos israelitas.
Escudeiro
de Jônatas – está com Jônatas.
Aías (sacerdote) – está no acampamento dos israelitas.
Saul (o rei) – sentado (ou dormindo) sob uma romeira.
Penhasco íngreme ou Bozez, que significa branco, brilhante ou macio, tenro – no meio da classe, de frente para o outro penhasco.
Penhasco espinhoso, ou Sené; era coberto de plantas cheias de espinhos e mais fácil de escalar – no meio da classe, de frente para o outro penhasco.
Sentinela filisteu – que está patrulhando o acampamento filisteu enquanto os soldados dormem.
Filisteus – metade dos alunos que restarem; devem ficar num canto da classe (dormindo, no início).
Israelitas – o resto dos alunos; devem ficar no outro lado da classe (dormindo, no início).
À medida que o narrador lê a história, os personagens devem representar suas partes.
Partilhando a Lição
Com os Pés nos Caminhos de Deus Pedir aos alunos que enfeitem os cadarços com pontinhos, listras ou outros desenhos.
Pedir-lhes que escrevam um dos textos a seguir em seus cartões, antes de passar o cadarço pelos buracos.
1. 2 Samuel 22:34: “Ele deu a meus pés a ligeireza das corças e me firmou nas minhas alturas.”
2. Jó 23:11: “Os meus pés seguiram as Suas pisadas; guardei o Seu caminho e não me desviei dele.”
3. Salmo 17:5: “Os meus passos se afizeram às Tuas veredas, os meus pés não resvalaram.”
4. Salmo 119:105: “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para o meu caminho.”
5. Efésios 6:15: “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário