Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 17 de março de 2011

Escolhas

Lição 12 dos Juvenis 19 de março de 2011

Verso Para Memorizar
“Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. [...]
Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” 1 Coríntios 6:18, 20, ARA

Resumo da Lição
Davi adorou a Deus no templo, mas esqueceu de adorar a Deus quando estava longe do mesmo. Ele foi dominado por seus desejos egoístas e sua atração sexual por Bate-Seba.
Ele planejou livrar-se do marido dela para que pudesse casar-se depois de já ter tido relações sexuais com ela. Ele não só abandonou sua adoração a Deus, mas entregou-se à natureza carnal, porque não confiou em Deus para obter forças. O resultado foi sofrimento e perda para muitas pessoas. Deus, entretanto, o perdoou quando ele se arrependeu de verdade. Davi ainda continuou sendo um homem segundo o coração de Deus.
Esta lição fala sobre adoração. Deus nos dá orientações claras mostrando como nos relacionarmos com o sexo oposto. Ele sabe que se seguirmos essas orientações poderemos nos relacionar melhor uns com os outros e com Ele. Nós O adoramos quando seguimos Suas orientações

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Mostrar um limão (ou outra fruta azeda) aos alunos. Pedir-lhes que analisem o fruto com atenção. Em seguida pegar uma faca e cortar o limão pela metade, mostrando aos alunos o interior da fruta. Levá-lo para perto dos alunos, permitindo que eles o cheirem.
Alguma coisa aconteceu na sua boca quando você viu este limão ser cortado? (Geralmente a boca começa a salivar.) Muitas tentações funcionam assim. Nós olhamos, o nosso corpo ou nossas emoções reagem (muitas vezes involuntariamente) e aí nós escolhemos fugir da tentação ou ficar e eventualmente cedermos a ela. Hoje, vamos estudar a história de um homem que fez uma série de más escolhas porque não confiou nas orientações e nem no poder de Deus.

Vivenciando a História
Dividir a classe em três grupos. Pedir que cada grupo leia uma passagem bíblica e se responsabilize por uma parte da lição. Eles devem planejar uma apresentação criativa para apresentar aos demais alunos da classe.
O grupo um deverá relatar o que Davi fez. Sua passagem será 2 Samuel 11. Eles poderão preparar um quadro comparativo dos eventos ocorridos, ou da relação de causa e efeito nos relacionamentos de Davi que fizeram com que ele se afundasse cada vez mais em seu erro.
O grupo dois ficará responsável por relatar os conselhos de Deus que Davi estava ignorando.
Os textos bíblicos para este grupo são 1 Coríntios 6:16-20 e Hebreus 13:4. Eles podem criar algum tipo de quadro demonstrativo ou lista.
O grupo três vai relatar como Deus confrontou Davi com seu pecado, e como Davi reagiu.
A passagem desse grupo será 2 Samuel 12:1-24. O grupo poderá apresentar sua parte com uma dramatização ou mímica com narração.
Quando os três grupos tiverem terminado suas apresentações, passar para a parte Explorando o Texto Bíblico.

Nenhum comentário: