Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 3 de março de 2011

Sacerdotes Problemáticos

Lição 10 dos Juvenis 5 de março de 2011

Verso Para Memorizar
“São cães devoradores, insaciáveis. São pastores sem  entendimento; todos seguem seu próprio caminho, cada um procura vantagem própria.” Isaías 56:11.

Resumo da Lição
Os filhos de Eli usavam em benefício próprio as ofertas que o povo levava a Deus. Pegavam as melhores partes dos sacrifícios para si mesmos em vez de queimá-las para Deus.
Ameaçavam as pessoas que se recusavam a participar de seu esquema. Os filhos de Eli se importavam mais com as vantagens que conseguiam extrair do serviço religioso do que com a verdadeira lealdade e adoração a Deus.
Esta lição fala sobre adoração. Muitas pessoas se envolvem com religião apenas para ver se conseguem algo em proveito próprio. Deus deseja que nós O adoremos, que entreguemos a Ele o nosso coração, nossa mente, nossos talentos e nossos bens materiais. Os filhos de Eli estavam na igreja apenas para ver se conseguiam tirar dos adoradores algo para si mesmos.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Nas atividades que fizemos hoje, aprendemos que podemos adorar a Deus em tudo que fazemos, se nossos objetivos estiverem concentrados nEle em vez de em nós mesmos. Quando enfocamos a Deus, não ficamos vivendo numa constante tentativa de sermos os primeiros em tudo e de termos tudo para nós mesmos. Nossa história de hoje fala de dois jovens que, embora trabalhassem para a igreja, usavam sua posição para agradar a si mesmos e não para contribuir com a adoração a Deus.

Vivenciando a História
Pedir aos alunos que abram suas Bíblias em 1 Samuel 2:12-36 e que um voluntário leia os versos 12-17.
O que vocês acham que está acontecendo aqui? (Incentivar respostas.)
Esses sacrifícios mencionados eram ofertas pacíficas. Apenas a gordura dessas ofertas deveria ser queimada para o Senhor. O plano de Deus era que os sacerdotes pegassem uma parte da oferta
para sua subsistência – somente o suficiente para alimentar sua família. O restante da carne, Deus desejava que fosse devolvido ao adorador para que a pessoa comesse com os amigos em sinal de alegria pelo perdão (ver Patriarcas e Profetas, p. 576). O adorador deveria fazer uma festa sacrifical. Enquanto ele e seus amigos comiam, deveriam agradecer a Deus e fortalecer sua fé em
Jesus, que seria o grande sacrifício que traria a paz entre Deus e o homem.
O que os filhos de Eli estavam fazendo à adoração a Deus com suas atitudes egoístas e mesquinhas?
(Fazendo com que todo o povo odiasse o sistema sacrifical; impedindo-os de fazerem uma festa com seus amigos; impedindo-os de refletir no sacrifício de Cristo para trazer a paz entre Deus e o homem. Incentivar outras ideias e debater.)
Pedir a um voluntário que leia os versos 18-26.
Como vocês acham que era a vida de Samuel? Vocês acham que Eli foi melhor como tutor do que como pai? (Incentivar o debate. Lembrar a classe que os pais de Samuel o haviam dedicado a Deus de forma especial e estavam orando por ele.) Na opinião de vocês, qual era a diferença entre Samuel e os filhos de Eli? (Incentivar a classe a perceber que os filhos de Eli tinham se afastado de Deus e estavam se colocando em primeiro lugar; Samuel estava escolhendo manter o foco em Deus e na adoração a Ele.) O que vocês acham do verso 25? Explicar aos alunos (se achar necessário) a passagem a seguir. “Eles haviam rejeitado o controle de Deus, escolhido seus próprios caminhos egoístas e deliberadamente ignorado os conselhos do Céu. Afastando-se do
anjo do Senhor (Salmo 37:7), selaram sua própria ruína. Foram os filisteus que os mataram (1 Samuel 4:10 e 11). No entanto, Deus permitiu a morte deles por causa de sua recusa em segui-Lo.
‘Deus não fica em relação ao pecador como executor da sentença contra a transgressão; mas deixa entregues a si mesmos os que rejeitam Sua misericórdia, para colherem aquilo que semearam’
(O Grande Conflito, p. 36). Foi assim com Judas! E assim é com todos aqueles que rejeitam os rogos do Espírito Santo!” (The SDA Bible Commentary, v. 2, p. 463).
Pedir a um voluntário que leia os versos 27-36. No que Hofni e Fineias estavam se concentrando, ao invés de manter o foco em Deus?
(Em si mesmos; na gula; no dinheiro; em fazer o que tinham vontade.) O que Eli colocou em primeiro lugar, em vez de Deus? (Seus filhos; seu conforto – não queria disciplinar seus filhos e enfrentar o aborrecimento de deixá-los irritados.) Quais seriam as bênçãos que viriam a um sacerdote que honrasse a Deus e O colocasse em primeiro lugar? (Sua família seria estabelecida;
ele teria as bênçãos de Deus; sentiria a alegria da adoração e do serviço a Deus durante muito tempo.

Nenhum comentário: