Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Perdão

Lição 5 Primários 30 outubro de 2010

worship_1

VERSO PARA DECORAR
“A sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado.”
Isaías 6:7, NVI.

Resumo da Lição
Isaías teve uma visão na casa de Deus. Ele viu o Senhor sentado em Seu trono, rodeado de anjos que cantavam: “Santo, santo, santo é o Senhor, todo-poderoso.” A glória de Deus encheu o templo e fez tremer os batentes das portas. Então, um serafim voou até Isaías e tocou seus lábios com uma brasa acesa tirada do altar, ato que simbolizava purificação e remoção do pecado. A essa dádiva da graça, Isaías reagiu com prontidão, quando o Senhor disse que precisava de um mensageiro: “Eis-me aqui! Envia-me!”
Esta lição fala sobre graça. Deus prometeu perdoar e purificar Isaías de todos os seus pecados.
Ele nos oferece a mesma promessa de perdão e purificação, uma dádiva da graça a todos os que a aceitarem.

Decoração da Sala
Decorar a sala com itens da visão de Isaías – nuvens, anjos, altar, tenaz (pegador de brasas). Acima desses itens colocar a seguinte frase: “SANTO, SANTO, SANTO É O SENHOR, TODO-PODEROSO.” Ou usar o contorno ou silhueta de um vaso. Permitir que todas as crianças assinem seu nome no vaso. Colocar acima e abaixo do vaso as seguintes palavras: “TU ÉS O OLEIRO” e “NÓS SOMOS O BARRO!” Colocar vários tipos de vasos de barro em volta da sala.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Personagem: Isaías
Montagem do cenário: Com antecedência, preparar as brasas acesas e o foco de luz (holofote). Pendurar um lençol grande ou tecido branco. Em papel-cartão preparar silhuetas de anjos com seis asas. Construir um altar com caixas vazias. Colocar papelcelofane vermelho em cima para representar as chamas de fogo. Usar um ventilador direcionado às chamas para fazê-las “tremular”. Colocar o altar e os anjos atrás do lençol.
Deixar música religiosa tocando e com o foco de luz aceso, pedir que um auxiliar faça os anjos voarem de um lado para outro atrás do lençol. À medida que descrever o altar, puxar o lençol para um lado a fim de mostrar o altar. Com uma tenaz ou pegador, tomar uma “brasa” (feita de papel preto embolado ou pedras pintadas de preto) do altar.
Permitir que as crianças vejam isso e sintam o calor proveniente das brasas quentes do altar (poderá envolver algumas brasas quentes em papel-alumínio e deixá-las escondidas por baixo no centro do altar ou em um local separado).
Certo dia Isaías foi visitar o templo. [“Isaías” vestido tipicamente aparece em cena olhando para o lençol.] De repente lhe pareceu estar no Céu em um compartimento deslumbrante, olhando para cima em direção ao trono de Deus! [“Isaías” se ajoelha com as mãos erguidas.] De um lado havia um altar sagrado na cor laranja brilhante, com brasas acesas, e dele subia uma nuvem de fumaça. [Puxar para um lado o lençol e apontar para as “chamas” e brasas quentes.] E quem eram aquelas brilhantes e notáveis criaturas que voavam acima da cabeça de Deus? [Acender o foco de luz e fazer os anjos “voarem” atrás do lençol.]
[“Isaías” olha com olhos arregalados.] Isaías examinou as criaturas. Eram anjos chamados serafins e tinham seis asas!
Os anjos estavam cantando. [Tocar suavemente a música religiosa.] Todo o recinto ressoava com a bela música dos anjos. A música era tão forte e majestosa que fazia os portais estremecerem. Logo, a fumaça encheu o recinto. Mas Isaías percebeu que aquilo não apresentava perigo; era algo santo. A presença de Deus parecia ser uma parte da fumaça que circundava Isaías com calor.
Mas o que os anjos cantavam? Isaías cuidadosamente prestou atenção. Eles cantavam uns para os outros, dizendo: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a Terra inteira está cheia da Sua glória” (Isaías 6:3, NVI).
Quando Isaías percebeu onde estava [“Isaías” demonstra-se surpreso e temeroso], ele começou a exclamar:
– Aqui perto de Deus não é o meu lugar. “Ai de mim! Estou perdido.” Às vezes faço coisas erradas.
Isaías viu um dos anjos de seis asas voar em direção do altar. [Abrir o lençol e pegar uma “brasa” de papel embolado com um pegador.] O anjo tomou uma tenaz (espécie de pegador) e apanhou uma brasa acesa e tocou com ela os lábios de Isaías. [Tocar os lábios de “Isaías” com a “brasa” de papel segura no pegador.] A brasa não feriu nem queimou seus lábios. O anjo lhe disse muito suavemente:
– “Veja, isto tocou os seus lábios; por isso, a sua culpa será removida.” Uma maravilhosa sensação de alívio sobreveio a Isaías. [“Isaías” aperta as mãos juntas e esboça um largo sorriso.] Deus lhe falou com bondade. Falou como um bondoso Pai, preocupado com Seus filhos porque eles não Lhe ouviam. Deus disse:
– A quem Eu enviarei para levar Minhas mensagens ao povo?
– “Eis-me aqui. Envia-me!” [“Isaías” diz em voz alta: “Eis-me aqui. Envia-me!”]
Isaías estava pronto para ser Seu mensageiro. Deus não forçou Isaías a ser um profeta. Ele primeiramente mostrou Seu amor a Isaías; então permitiu que Isaías se apresentasse como voluntário.
Deus amava Isaías justamente como ele era. Nós chamamos a isso a “graça” do amor. E Deus ainda alcança cada um de nós com Seu amor. É como quando seus pais carregavam você ao colo quando bebezinho. Deus nos oferece a mesma promessa de perdão que deu a Isaías. Se você crer nEle e confessar seus pecados como Isaías fez, o presente do perdão será seu. Deus é um Pai que cumpre Suas promessas. Ele sempre amará você.

Nenhum comentário: