Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Beleza Falsa

Lição 5 dos Adolescentes 30 de outubro de 2010

 2494477841_1078c26f5a

Texto Bíblico: Gênesis 3:1-5; Salmo 146:4; Isaías 38:18,
29; Apocalipse 16:13, 14.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 33 e 34.
Verso Bíblico: Salmo 146:4.

I. SINOPSE
A morte tem sido uma das questões mais controversas no meio cristão. Muitas pessoas acreditam que a alma é imortal, outras não creem em nenhuma forma de vida após a morte, ainda outras creem na ressurreição final; e por fim há outras que nem mesmo têm certeza do que acreditam. A lição desta semana apresentará mais informações a respeito do que a Bíblia revela sobre a morte. Mostrará também de que maneira a crença na imortalidade da alma pode levar ao ocultismo, como o espiritualismo. A morte não é limbo, inferno, Céu ou purgatório, mas simplesmente “o deixar de existir”. Não existe uma alma que vive fora do corpo e que tem uma personalidade ou a capacidade de pensar. Ao morrer, o ser humano simplesmente deixa de existir. Seu corpo se desintegra. O corpo não possui uma alma, o corpo é a alma. Ao longo da Bíblia encontramos exemplos dessa verdade.
Muitos acreditam que o conceito da imortalidade da alma foi criado pelos antigos filósofos gregos. Platão definitivamente creu nesse conceito. Ele se referiu ao corpo como uma casca, uma concha abandonada pela alma no momento da morte. A Bíblia, porém, claramente contradiz essa ideia. “Quem está entre os vivos tem esperança; até um cachorro vivo é melhor do que um leão morto! Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles. Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.” Eclesiastes 9:4-6, itálico acrescentado.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
O conceito da imortalidade da alma é perigoso em vários aspectos. Muitas pessoas acreditam que seus queridos que já faleceram as estão observando do Céu e guiando a vida de seus amados aqui na Terra. Esse conceito está intimamente ligado ao pensamento das religiões ocultistas. Muitas pessoas alegam que os entes queridos falecidos as “visitam” em espírito. O fato de crer na imortalidade da alma abre a mente para receber outras crenças
tais como a existência de fantasmas ou de espíritos desencarnados de seres humanos mortos. Em 1 Timóteo 4:1 lemos: “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.” Muitos cristãos creem cegamente na doutrina da imortalidade da alma. Satanás tem enganado muitos a tal ponto que defendem crenças demoníacas associadas à Bíblia e a Jesus. Muitas pessoas alegam encontrar conforto nessa crença. No entanto, se refletirem seriamente sobre a questão, muitas perguntas começarão a surgir. Por exemplo, como um ente querido seria realmente feliz no Céu sabendo que os seus amados ainda permanecem num mundo de pecado? Será que seriam felizes observando o sofrimento de seus amados? Além disso, quem realmente gostaria que seu ente querido observasse cada um de seus movimentos? No início, essa crença parece confortadora; porém, quanto mais refletimos sobre ela, mais o pensamento começa a mudar. O conceito de ir para o Céu após a morte realmente não é tão confortador como parece. “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.” João 8:44.

Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras:
Satanás é astuto. Muito habilidoso na arte da beleza e mestre na arte do engano. A Bíblia revela que ele muitas vezes se apresenta como um anjo de luz. Ele é muito bom em fazer com que a sua pessoa e as suas mentiras apelem aos nossos sentidos e emoções. A única maneira de conhecer a verdade é por meio de Jesus Cristo. Devemos sempre dedicar tempo para estudar a Sua Palavra e orar. Do contrário, estaremos cada vez mais sujeitos a sermos enganados e iludidos. Devemos estar abertos para aprender a verdade e permitir que Deus a revele para nós – não o diabo. Podemos fazer isso pedindo a Deus que revele a Sua verdade para nós removendo quaisquer noções preconcebidas daquilo que pensamos ser o correto. Devemos permitir que Cristo revele Sua verdade através de Sua Palavra, a Bíblia, e não pelas tradições humanas e pelos nossos próprios desejos.
Se nos submetermos plenamente a Deus com o coração aberto para aprender Sua verdade, Ele não permitirá que permaneçamos na ignorância. Muitas pessoas, no entanto, acreditam que estão abertas à verdade, mas em realidade relutam para aceitar as claras verdades que lhes são apresentadas.
Gênesis 3:5 apresenta a primeira mentira da história humana. “Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus serão conhecedores do bem e do mal.”
Satanás sabia que a ideia de ser imortal como Deus atrairia a atenção de Eva, mas ela estava prestes a conhecer uma dura realidade.
Certamente esse verso resume a realidade dos enganos de Satanás. [Deus] “o Único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A Ele sejam honra e poder para sempre. Amém.” 1 Timóteo 6:16.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Desafiando os Alunos
Não tenha medo de desafiar os alunos e questionar o que dizem. Isso os ajudará a aprender como sustentar seus argumentos. Se um aluno fizer uma afirmação a respeito do estado do homem após a morte, mesmo que óbvia, pergunte-lhe a razão de crer dessa forma e qual passagem bíblica pode ser usada para apoiar sua crença. Fazendo assim, além de incentivá-los a conhecerem mais a respeito das crenças fundamentais de nossa fé, também os motivará a estudarem mais a Bíblia a fim de apoiar suas afirmações e conhecer o fundamento de sua fé.

Nenhum comentário: