Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Jovem, Levante-se!

Lição 5 Jardim da Infância 30 de outubro de 2010

nasmaosdedeus

VERSO PARA DECORAR
“Deus veio salvar o Seu povo!” Lucas 7:16, NTLH.

image

Resumo da Lição
Ao aproximar-Se da cidade de Naim, Jesus viu muitas pessoas acompanhando um enterro.
O filho único de uma viúva, seu único mantenedor e provedor para o futuro, morrera.
O coração de Jesus se compadeceu da viúva e Ele a confortou. Foi até o caixão e disse:
“Jovem, Eu lhe digo, levante-se!” O jovem sentou-se e falou. Jesus o entregou à mãe. A multidão louvou a Deus, dizendo: “Deus interveio em favor de Seu povo.” Lucas 7:16, NVI.
Esta lição fala sobre serviço. Jesus teve compaixão da viúva cujo único meio financeiro havia sido levado pela morte. Ele deseja que Seus filhos mostrem compaixão e ofereçam ajuda às pessoas tristes e solitárias com quem entram em contato cada dia. Mostrar misericórdia e compaixão é um modo de servir a Deus, da mesma forma que ajudar os outros de maneira prática.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 106, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Personagens: Jesus, jovem, mãe do jovem, pranteadores.
Vestir as crianças com roupas dos tempos bíblicos. Pedir que um menino encene o papel de Jesus, e outro encene a parte do filho. Pedir que o filho se deite no “esquife”.
São necessários adultos para carregar o “esquife”. Uma menina pode encenar o papel da mãe. As crianças restantes podem ser os pranteadores que choram baixinho enquanto seguem o “esquife”. Pedir que as crianças encenem suas partes enquanto a lição é contada.

Jesus caminhava de cidade em cidade falando às pessoas acerca de Deus, e curando os doentes. Os discípulos de Jesus O seguiam por toda parte. Outras pessoas também desejavam ouvir Jesus e ver o que Ele fazia, assim uma grande multidão O seguia de um lugar a outro. Certo dia Jesus chegou à cidade chamada Naim. Naqueles dias as cidades tinham muros em volta para proteção, e portões para as pessoas entrarem e saírem. Enquanto Jesus caminhava em direção ao portão da cidade, viu pessoas carregando um caixão. Um moço havia morrido e devia ser enterrado no cemitério que ficava do lado de fora da cidade. A mãe do moço e uma grande multidão acompanhavam o enterro.
Jesus podia ouvir a mãe do moço chorando e as pessoas que a acompanhavam chorando também. A mãe era uma viúva – isso significa que seu marido havia morrido. E agora seu único filho também morrera. Ela não tinha outros filhos. Ela estava completamente sozinha e se sentia muito triste.
Quando Jesus a viu, imediatamente soube o que havia acontecido. Sabia que ela estava triste porque seu filho único, que ela tanto amava, morrera e agora ela estava sozinha.
Jesus teve dó daquela mãe, e desejou fazer alguma coisa para ajudá-la. Silenciosamente, foi ao encontro dela e disse gentilmente:
– Não chore.
Então, Ele tocou o caixão. Quando as pessoas O viram fazer isso, todas pararam. Que faria Jesus?
Então, Jesus disse:
– “Jovem, Eu lhe digo, levante-se!”
As pessoas devem ter ficado surpresas ao ouvir Jesus dizer aquilo! Todas elas sabiam que o moço estava morto, e as pessoas mortas não se levantam. Mas Jesus é Deus, e Ele pode fazer pessoas mortas reviverem.
Realmente, quando Jesus tocou sua mão, o jovem se assentou e começou a conversar! Jesus o tomou pela mão e o entregou a sua mãe. Ela ficou feliz? Claro que ficou! Ela parou de chorar e começou a regozijar-se porque seu filho estava vivo novamente!
As pessoas ficaram espantadas! Tinham presenciado um milagre! Ficaram de boca aberta de surpresa! Jesus fizera um morto retornar à vida! Quando a surpresa acabou, elas começaram a louvar a Deus. Agradeceram a Deus por enviar Jesus a eles. “Deus veio salvar o Seu povo”, exclamaram. Todos retornaram à cidade, alegres e felizes por causa do amor de Jesus.
Deus é tão maravilhoso! Ele cuida para que as pessoas tristes se alegrem novamente. Ele nos pede que também ajudemos as pessoas tristes. Quando virmos alguma pessoa doente, magoada ou solitária, Jesus deseja que a ajudemos. Podemos dizer palavras bondosas e dar-lhe um abraço.
Podemos ouvi-la e confortá-la. Podemos amar as pessoas como Jesus as ama. Quando fazemos isso para outras pessoas, estamos fazendo como se fizéssemos para Jesus. Lembrem-se:
SERVIMOS A DEUS QUANDO AJUDAMOS AS PESSOAS QUE ESTÃO TRISTES.

image

image

Nenhum comentário: