Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Prisioneiro de Deus

Lição 4 dos Juvenis 23 de outubro de 2010

Verso Para Memorizar
“Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer [...]: anunciar a boa notícia da graça de Deus.” Atos 20:24, NTLH.

Resumo da Lição
Paulo chegou a Jerusalém para a Páscoa. Alguns líderes da igreja o olharam com desconfiança e alguns dos judeus de cidades em que ele havia trabalhado o trataram com hostilidade.
Ao falar aos líderes sobre seu trabalho e lhes dar os presentes enviados por cristãos de outros lugares, eles ficaram convencidos de que Deus estava com ele e o estava abençoando.
Enquanto isso, os judeus incitavam a multidão contra Paulo, e os soldados romanos o levaram preso. Paulo usou esta situação para testemunhar sobre o que Deus tinha feito por ele.
Esta lição fala sobre serviço. Paulo servia ao próximo apresentando o evangelho e seu testemunho pessoal sobre Jesus aos gentios, e também fazendo uma ponte entre cristãos judeus e gentios. Não importavam as circunstâncias, Paulo servia testemunhando sobre o poder e a graça de Deus.

estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Combinar com um conhecido seu (não dos alunos), para que essa pessoa “apareça” na classe no momento em que lhe der um sinal. Escolher alguém que seja simpático e extrovertido e capaz de interromper as atividades fazendo perguntas de forma delicada e educada. Pedir que a pessoa use roupas que não sejam de igreja, para parecer um visitante não adventista. (Se preferir, convidar alguém de outra igreja. Se fizer isso, a atividade poderá ser uma bênção dupla.) Combinar com seu convidado (1) para falar aos alunos que estava “passando por ali” (talvez pensando que fosse um casamento e houvesse comes e bebes que ele pudesse aproveitar) e (2) para começar a fazer perguntas do tipo: O que vocês estão fazendo aqui? O que está acontecendo neste lugar? Um casamento, ou algo assim? Afinal, não é domingo!
Vocês têm algo de bom para comer aqui? Por que estão todos bem vestidos? Vocês não preferem estar brincando lá fora, ou assistindo TV? O que há de tão especial em Deus que vocês querem ficar presos aqui, aprendendo sobre Ele no dia de hoje?
Combinar com o convidado mais ou menos depois de quanto tempo deve pedir desculpas pela interrupção e sair da forma mais natural possível.

Aplicação da Lição
Situações da Vida Real
Ler para a classe as situações a seguir:
Bruna e Jane estudam na mesma escola; é uma escola particular. Elas fazem parte da orquestra da escola, estão na equipe de natação e no time de basquete, além de cantarem num coral só de garotas. Bruna é adventista e tenta participar de tudo que pode. Mas, Jane já notou que Bruna nunca vai aos bailes da escola, não vai aos eventos escolares que acontecem sexta à noite e nem participa de treinos ou competições aos sábados. Ela comenta isso com a amiga e questiona por que Bruna não vai a esses eventos, mas canta com o coral quando este se apresenta aos sábados em casamentos e atividades na comunidade. Como Bruna poderia testemunhar daquilo que Jesus significa para ela? (Bruna pode contar como é a celebração do sábado e explicar como cantar no coral é compatível com o que ela acredita que deveria ser feito no sábado. Ela pode convidar Jane para um culto de sábado, ou para passar uma noite de sexta e o dia de sábado para ver como Bruna e sua família celebram o sábado.)
Kunio é o único adventista numa família de sacerdotes budistas. Seus pais não estão satisfeitos, mas toleram sua nova religião porque ele é o filho do meio, portanto, não precisa seguir o pai no sacerdócio. Kunio acha que será mais fácil seguir a Cristo se for estudar num internato em vez de viver com sua família na casa anexa ao templo. Seu avô, tios e primos estão irados porque Kunio deixou a religião da família e vai sair de casa. O que Kunio pode fazer para melhorar o relacionamento com seus parentes? (Embora não participe nas cerimônias realizadas no templo ao lado de sua casa, pode assistir a eventos especiais como casamentos e funerais, ser respeitoso em relação às crenças da família, tentar não entrar em discussões sobre religião, falar sobre coisas que ambas as religiões têm em comum, convidá-los para eventos especiais da igreja ou apresentá-los a novos amigos da igreja.)

Nenhum comentário: