Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O Fugitivo Retorna

Lição 3 Primários 16 de outubro de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Sirvam [...] de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos
homens.” Efésios 6:7, NVI.

Resumo da Lição
Onésimo, um escravo pagão, roubou a seu senhor Filemom, um cristão de Colossos, e fugiu para Roma. Ele conheceu Paulo, que partilhou com ele o evangelho. Onésimo ouviu, confessou seus pecados e se tornou cristão. Paulo viu que ele possuía dons especiais de Deus. Ele o convenceu a voltar para a casa de seu senhor, pedir perdão e fazer planos para um futuro de serviço. Em uma carta a Filemom, Paulo contou sobre a conversão de Onésimo, ofereceu-se para pagar qualquer dívida que Onésimo tivesse para com seu senhor. Com bondade e tato, Paulo rogou que Filemom perdoasse o escravo e o recebesse de volta a seu serviço como um irmão em Cristo.
Esta lição fala sobre serviço. Onésimo, outrora escravo, se tornou servo de Deus e de Paulo, Seu servo. Justamente como Paulo encorajou Onésimo a aceitar seu antigo escravo como irmão em Cristo, também Deus nos pede atualmente para servir e aceitar uns aos outros em nosso lar e família.

Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Dar a cada criança uma toalha pequena para ser colocada no braço.
Palavras: Ações:
Onésimo levantar com a toalha sobre o braço e se curvar Filemom levantar e se curvar Paulo levantar e fazer como se estivesse escrevendo Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo] estava muito ocupado quando um jovem com uma mochila às costas se aproximou dele. O jovem estava com roupa de viagem.
Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo] sorriu enquanto assinou a carta que estava escrevendo. Ele a enrolou e a entregou ao jovem.
– Aqui está, Onésimo [levantar com a toalha sobre o braço e se curvar] – disse ele. – Aqui está a carta que escrevi. Ela está endereçada a Filemom, [levantar e se curvar] seu senhor. Entregue a carta a ele assim que chegar em casa. – Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo] para e coloca a mão nos ombros do jovem.
– Eu disse a ele que você é como um filho para mim. Eu sei que no passado você não lhe foi tão útil como tem sido a mim nesses últimos meses. Mas agora você aceitou a Jesus, e O ama. Sei que você servirá a Filemom [levantar e se curvar] tão bem quanto tem servido a mim.
O jovem sorriu timidamente.
– Sabemos que Filemom [levantar e se curvar] está muito zangado por você ter fugido – continuou Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo]. – Mas eu disse a ele que você me
tem ajudado tanto quanto ele teria feito por mim se estivesse aqui. Espero que ele considere isso.
Eu também lhe disse que, embora ainda seja um escravo, você também é seu irmão em Cristo; você se tornou cristão.
Onésimo [levantar com a toalha sobre o braço e se curvar] colocou o braço sobre o ombro de Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo]. Depois, afastando-se um pouco, colocou
a carta na mochila. Enquanto a cabeça estava inclinada, enxugou uma lágrima dos olhos.
Esperava que ninguém tivesse percebido.
– Mais uma coisa – Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo] continuou, enquanto os dois caminhavam em direção à porta. – Eu pagarei tudo que você deve a Filemom [levantar e se curvar], seu senhor. Ele realmente me deve a vida, pois fui eu que lhe falei a respeito de Jesus.
– Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo] sorriu ao parar à saída da porta.
– Eu nunca poderei agradecer-lhe o suficiente! – exclamou Onésimo [levantar com a toalha sobre o braço e se curvar]. Ele lançou a mochila às costas, parando por um momento.
– Apenas volte para casa e sirva a Filemom [levantar e se curvar] tão bem quanto você me serviu. Isso é o que os cristãos devem fazer, filho. Os cristãos servem uns aos outros exatamente onde estão. Agora que você também é cristão, sei que vocês dois vão se entender melhor – disse Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo], dando um tapinha no ombro de Onésimo [levantar com a toalha sobre o braço e se curvar], enquanto ele se voltava para partir.
– Se pudesse, eu conservaria você aqui para me ajudar. Mas você precisa voltar para casa e estar disposto a servir Filemom [levantar e se curvar] primeiro. Quem sabe um dia ele deixe você voltar para me ajudar.
Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo] acenou para Onésimo [levantar com a toalha sobre o braço e se curvar] enquanto ele se voltava rumo à estrada.
– Pedi a Filemom [levantar e se curvar] que prepare um quarto para mim – Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo] acrescentou. – Estou certo de que Deus atenderá às orações dele, e logo poderei me encontrar com vocês dois.
Onésimo [levantar com a toalha sobre o braço e se curvar] acenou pela última vez; então não olhou mais para trás. Ele estava com um pouquinho de medo de voltar para seu senhor, pois ele havia fugido. Mas agora era cristão, e seu coração estava repleto de amor a Deus. Estava pronto para começar a servir de novo a Filemom [levantar e se curvar] como devia. Acima de tudo, Paulo [levantar e fazer como se estivesse escrevendo] lhe ensinara que ser prestativo no lar era uma parte importante do serviço cristão.

Paulo e Onésimo

Nenhum comentário: