Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 28 de janeiro de 2012

Confissões de um Sábio Insensato

Lição 5 dos Adolescentes 4 de fevereiro de 2012

História Bíblica: Provérbios e Eclesiastes. Comentário: Profetas e Reis, capítulo 5.

I. SINOPSE

Esta é a última parte da história de Salomão. Esse rei nos oferece um estudo de caso vívido ao buscar, inutilmente, durante a sua vida satisfazer a fome mais intensa do ser humano com “algodão- doce” – ou seja, objetos, inteligência, sexo e assim por diante. Entretanto, no fi m de sua vida, Salomão aprendeu que somente Deus pode satisfazer os desejos mais profundos da alma. O comentário inspirado de Ellen White a respeito desse homem intrigante nos proporciona uma boa base para discussões que podem transformar vidas. Primeiramente, esta lição nos dá a oportunidade de falar dos benefícios da confi ssão dos pecados. Através do arrependimento de Salomão, podemos ver a graça inesgotável de Deus. Entretanto, “o dano que o exemplo de suas más práticas produzira não podia ser desfeito”. – Profetas e Reis, p. 84. As consequências brutais das escolhas erradas de Salomão demonstram a importância de se fazer escolhas sábias na juventude. Esta lição proporciona uma oportunidade ideal para falar francamente com os jovens a respeito de suas escolhas (sexo prematuro, bebidas, busca por riquezas, fama, etc.) e o preço elevado que se pode pagar por tais escolhas. Ellen White acrescenta: “Entre as muitas lições ensinadas pela vida de Salomão, nenhuma é mais fortemente salientada que o poder da infl uência para o bem ou para o mal.” – Profetas e Reis, p. 85. Há muitos outros pontos que podem ser enfatizados nesta lição. Por exemplo, você pode explorar o orgulho de Salomão e associar sua destruição com o espírito arrogante que ele demonstrou ao tentar encontrar um signifi cado para sua vida em todos os lugares, menos na única fonte de real satisfação – Deus. Sendo que o nosso mundo é obcecado pelo sucesso, pode ser que você sinta a necessidade de enfatizar a busca desenfreada de Salomão pelo sucesso através de posses, poder, prazer, etc. Mesmo assim, no fi nal, ele afirmou: “É ilusão, é ilusão... Tudo é ilusão.” Eclesiastes 1:2. Que grande exemplo Salomão nos deu ao mostrar que os nossos mais profundos anseios só podem ser alcançados ao buscarmos nos relacionar com Deus.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Faça as seguintes perguntas para relacionar a ilustração e a lição desta semana: Você se identificou com a resistência de John de confessar o que fez? Quais são as “manchas” mais comuns que os jovens de hoje tentam esconder? Por que a confissão é um elemento importante da vida espiritual? De que maneira colocamos em risco a qualidade de nosso relacionamento com Deus e com o nosso próximo, se somos desonestos em relação aos nossos pecados?

Aplicando a História (Para Professores)

Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles. • Ao refletir sobre sua vida em seu diário final, Salomão teve muito do que se arrepender. Identifique alguns desses arrependimentos. De quais coisas você espera jamais ter de se arrepender? De que maneira você precisa viver cada dia a fim de ter certeza de que precisará ter esse tipo de arrependimento? • O que você acha que Salomão quis dizer ao escrever as seguintes observações? De que forma as observações feitas por ele podem nos ajudar a viver sabiamente se lhes dermos a devida atenção? (Textos da NTLH.) “Eu tenho visto neste mundo uma injustiça que é cometida pelos que governam: eles colocam pessoas tolas em altos cargos e deixam de lado pessoas de valor.” Eclesiastes 10:6. “A sabedoria vale mais do que armas de guerra, mas uma decisão errada pode estragar os melhores planos.” Eclesiastes 9:18. “Os olhos não se cansam de ver, nem os nossos ouvidos de ouvir.” Eclesiastes 1:8. “Ninguém pode endireitar o que é torto, nem fazer contas quando faltam os números.” Eclesiastes 1:15. “É melhor ter pouco numa das mãos, com paz de espírito, do estar sempre com as duas mãos cheias de trabalho, tentando pegar o vento.” Eclesiastes 4:6. • Eclesiastes 12:13 resume tudo o que o homem mais sábio que já viveu disse no fim de sua história de vida. O resultado de toda a sua sabedoria foi resumida nesse verso. Encontre todas as versões bíblicas desse verso que puder. Peça que cada aluno leia uma versão diferente dessa passagem bíblica em voz alta. Em seguida, peça que um voluntário leia os seguintes versos e depois analise de que maneira cada um deles se relaciona com Eclesiastes 12:13. Filipenses 2:12 e 13 1 Coríntios 15:58 1 João 3:16 Marcos 12:28-31 1 Pedro 2:21 Apresentando o Contexto e o Cenário Os temas a seguir parecem surgir naturalmente na história de Salomão. Dependendo do(s) tema(s) que você escolher, use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.

1. Confissão Se escolher abordar a questão da confissão nesta lição, é importante salientar o que é confissão e o que ela não é. Leia o apelo feito por Tiago: “Aproximem-se de Deus, e Ele Se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem- se e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza.” Tiago 4:8 e 9. Que a verdade seja dita, todos nós temos muito a confessar. O apelo feito por Tiago aos pecadores para limpar o coração é a chave para apreciar a vida com Deus. Com isso, nos achegamos a Deus e Ele Se aproxima de nós. Nós nos opomos ao conflito e favorecemos a comunidade. Funciona como um creme de aloe vera em uma alma ressecada. A confissão não se trata de revelar os nossos pecados em público e fazer com que todos fiquem chocados. Trata-se de um processo de purificação em que Deus permite que experimentemos Sua graça. Dietrich Bonhoeffer disse: “O homem que confessa seus pecados na presença de um irmão sabe que não estará mais sozinho, experimentará a presença de Deus na pessoa de seu próximo.”

2. Sucesso A Bíblia está repleta de histórias de sucesso de jovens que modelaram os princípios morais eternos. Por exemplo, Isaque recusou-se rebelar contra o pai – mesmo tendo que subir no altar para ser sacrificado. José recusou trair a confiança que Potifar depositara nele – mesmo que sua escolha o tenha levado à prisão. Davi recusou ignorar os insultos de Golias contra Deus – mesmo tendo que enfrentar um gigante com apenas uma funda nas mãos. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego recusaram se curvar diante da estátua do rei – mesmo sendo lançados na fornalha ardente. Por toda a Bíblia, encontramos histórias de jovens que se recusaram a quebrar seus princípios – não importando o preço a ser pago. Incentive os alunos a lembrar de outros personagens bíblicos que ilustram como é o verdadeiro sucesso.

3. Orgulho Revise a origem do pecado. Reflita nas pretensões arrogantes de Satanás: “Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo.” Isaías 14:13 e 14. As Escrituras revelam que Deus não tolera o orgulho. “Ele [o Senhor] preserva os que são sinceros, mas os orgulhosos Ele castiga como merecem.” Salmo 31:23. “Não suportarei os orgulhosos e os arrogantes.” Salmo 101:5. “O Senhor detesta todos os orgulhosos; eles não escaparão do castigo, de jeito nenhum.” Provérbios 16:5. “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.” Tiago 4:6, NTLH. Por que o orgulho é tão abominável a Deus? Como podemos cultivar um espírito de humildade?

Resumo A história infantil a seguir é ideal para encerrar a lição desta semana. Era uma vez uma aranha que lançou um fio numa das vigas do velho celeiro e começou a tecer uma teia. Dia após dia, a aranha esticava sua teia até que ela tomou conta de uma vasta zona de voo. Diariamente, a teia capturava um prato cheio de insetos, fazendo com que aquela aranha fosse motivo de inveja das outras. Um dia, ao passear por sua teia cuidadosamente tecida, a aranha notou que aquele único fio desaparecia entre as vigas. Hummm, a aranha pensou, de que vale aquele fio? Não vai capturar um jantar sequer para mim. Com esse pensamento, a aranha subiu... e cortou aquele único fio. Claro! A aranha foi “engolida” pela teia e seguiu para o seu fim. – Adaptado do conto de Max Lucado, Turn # Toward God´s Glory. Assim como a aranha, Salomão aprendeu da maneira mais difícil o que acontece quando se corta o fio que nos conecta ao Deus acima do sol. Ele buscou o significado da vida vivida debaixo do sol. Na verdade, a frase “debaixo do sol” ocorre 29 vezes no livro de Eclesiastes. Ela descreve a busca de Salomão pelo significado da vida, procurando-o na sabedoria, no prazer e no sucesso debaixo do sol. No entanto, no fim, ele reconhece que a vida é insignificante longe de Deus.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Andaime Educativo

A Wikipedia.com define esse método de ensino como um “meio de fornecer a ajuda necessária para promover o aprendizado no momento em que o conceito e as habilidades são apresentadas pela primeira vez aos alunos. Entre os materiais de ajuda, encontram-se: • Recursos • Uma tarefa atrativa • Modelos e roteiros • Orientação para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais.” O termo “andaime” foi criado como uma metáfora para descrever o tipo de assistência oferecida pelo professor ou colega a fim de promover o aprendizado. Em outras palavras, o professor tentará ajudar os alunos a dominar um conceito fornecendolhe a assistência necessária. Ao ensinar um novo conceito nesta lição, mantenha em mente os tipos de “andaimes” que você deseja utilizar para enfatizar a(s) ideia(s) principal(is) e reforçar o aprendizado. Esses “andaimes” podem ser resumos, leituras adicionais, esboços da história, perguntas-chave, recursos mnemônicos (facilidade de decorar) e/ou treinamento de outros alunos.

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