Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mais Forte que um Gigante

Lição 2 Juvenis 14 de janeiro de 2012

GRAÇA: Deus Se oferece por nós.

➥ Verso Para Memorizar “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.” Salmo 18:2.

➥ referências: 1 Samuel 17; Patriarcas e Profetas, p. 643-648.

➥ objetivos: O aluno deverá: Saber que Deus é vencedor. Ele conquista a vitória por nós. Sentir-se vitorioso porque Deus vence o combate contra o pecado. Responder alegrando-se porque Deus lhe dá vitória.

➥ Mensagem central Deus é o Vencedor. Ele conquista a vitória por nós.

Resumo da Lição

Os filisteus tinham um vencedor chamado Golias, um gigante, que continuamente zombava do acampamento israelita. Davi, um menino-pastor que tinha ido ao acampamento para levar provisões aos seus irmãos mais velhos, ficou surpreso ao ver que ninguém respondia aos insultos de Golias contra Deus. Ele se ofereceu para lutar com o gigante. O rei e outros protestaram, mas Davi relatou como Deus lhe ensinou que a batalha pertencia a Ele. Recusando a armadura do rei, Davi enfrentou o gigante em nome do Senhor. Golias foi derrotado e todo o exército de Israel se alegrou. Esta lição fala sobre graça. Deus Se ofereceu por nós através de Jesus, nosso vencedor. Ele lutou contra o inimigo e venceu a batalha da salvação em nosso favor. Quando compreendemos que a batalha já foi vencida, nos alegramos com a vitória assim como fizeram os soldados do exército de Saul.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica “Juvenis Net” Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a encenação. Apresentar a encenação. Analisando Vocês conhecem alguém que tenha sido socorrido por um improvável herói? O herói socorreu Ivan. Como Deus nos socorre? Vivenciando a História Pedir que os alunos abram a Bíblia 1 Samuel 17. Hoje vamos recapitular uma história conhecida de todos. Ela se encontra nos versos 1-50 desse capítulo. Para fazer isso precisaremos de um narrador e vários outros personagens para ler as partes de cada uma das pessoas envolvidas. Escolher pessoas para as seguintes partes: Narrador – ler todas as partes narrativas que não sejam palavras específicas de uma pessoa (talvez você mesmo queira fazer isso). Jessé – pai de Davi, Eliabe e outros irmãos. Quatro israelitas – cada um deve ler uma frase do verso 25. Outro israelita – para ler o verso 27. Eliabe – irmão mais velho de Davi. Rei Saul – comandante do exército israelita. Concluir a leitura no fim do verso 50. Quem venceu esta luta? Dar tempo para debate. Cuidadosamente levar os alunos a compreender que Deus conduziu Davi e lhe deu a vitória sobre Golias. O que mais queremos nos lembrar é de que

DEUS É O VENCEDOR. ELE CONQUISTA A VITÓRIA POR NÓS.

Explorando o Texto Bíblico

Distribuir entre os alunos os seguintes versos: Salmo 18:1-19 e 46-50. Pedir que cada aluno leia um verso em voz alta, como louvor a Deus. Dividir a classe em pequenos grupos. Dar a cada grupo, uma folha grande de papel e lápis. Pedir-lhes que desenhem uma representação do seu libertador ou vencedor – Deus – conforme Ele é descrito no Salmo 18, dando grandes vitórias. Analisando Quando os alunos estiverem prontos, pedir-lhes que partilhem com a classe o desenho que fizeram e expliquem que versos especificamente foram usados como inspiração. Deus foi um libertador e uma fortaleza para Davi e, através dele, para todo o exército israelita. Nosso Verso Para Memorizar, Salmo 18:2, diz que Deus é uma rocha e uma fortaleza (varia de uma versão da Bíblia para outra). E isso nos faz lembrar da mensagem central de hoje:

DEUS É O VENCEDOR. ELE CONQUISTA A VITÓRIA POR NÓS

aPLicação da Lição

Situação

Apresentar aos alunos a seguinte situação: Jonas tem sido membro da Escola Sabatina durante toda sua vida. Mas, ultimamente, ele tem tido dificuldade em acreditar que Deus o ama. No início do ano, a família de Jonas precisou mudar-se para outra cidade. Jonas orou pedindo que não precisasse se mudar e deixar seus amigos. Como ele acha que Deus não respondeu à sua oração, desistiu de orar. Jonas está confuso. Quais vocês diriam, são os “gigantes” de Jonas? (Solidão, dúvida, sentimento de separação de amigos e de Deus.) Como Jonas se sentiria se agisse como o exército israelita? (Derrotado, deprimido.) Como se sentiria se agisse como Davi? (Acreditaria que Deus pode superar os problemas.) O que Jonas deve fazer? (Contar a Deus exatamente o que sente, pedir que Deus derrote os “gigantes” que se defrontam com ele – a solidão e a incerteza.) Vocês acham que Deus pode conquistar a vitória nessa situação? Alguma vez vocês já enfrentaram um problema semelhante? Como fizeram ou poderiam fazer para entregar o problema nas mãos de Deus?

DEUS É O VENCEDOR. ELE CONQUISTA A VITÓRIA POR NÓS.

Nenhum comentário: