Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

À Imagem de Deus

Lição 2 Primários 14 de janeiro de 2012

GRAÇA Deus sempre nos amou, mesmo antes de termos nascido.

VERSO PARA DECORAR “Criou Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27.

REFERÊNCIAS Gênesis 1:26-2:23; Patriarcas e Profetas, p. 45-47.

OBJETIVOS A criança deverá: SABER que ela foi criada à imagem de Deus. SENTIR-SE feliz por fazer parte da família de Deus. RESPONDER agradecendo a Deus porque lhe dá Seus presentes da graça cada dia.

MENSAGEM CENTRAL Deus me circunda com Seus presentes de amor.

Resumo da Lição

Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem para governar sobre terra, mar e ar. Ele derramou sobre eles lembranças de Seu amor e lhes deu domínio sobre tudo no mundo recém-criado. Deus criou Adão e Eva; juntos eles refl etiam completamente a imagem de seu Criador. Deus os cercou com beleza e presentes para mostrar-lhes quanto Ele os amava. Esta lição fala sobre graça. Quando Deus criou Adão e Eva, colocou-os em um belo larjardim e circundou-os com toques de Seu amor (graça). Hoje, Deus ainda Se deleita em circundar Seus fi lhos com toques de Seu amor e cuidado.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Dar a cada criança um pedaço de massa de modelar e deixá-las modelar Adão enquanto a história é contada. Deus havia criado o Sol e a Lua. Criara plantas, peixes, aves e animais. Ele olhou para todas as coisas e viu que tudo era bom. Mas Sua criação estava incompleta. Chegara o momento de criar pessoas. O modo de criar pessoas seria diferente do modo de criar outras criaturas e plantas. As pessoas seriam feitas à imagem de Deus, ou seja, semelhantes a Ele. Elas teriam domínio sobre os animais. Assim, Deus formou um homem do pó da terra. Modelou cuidadosamente o corpo do homem, seus dedos e artelhos, seus olhos, ouvidos e boca. Quando Deus terminou de modelar o homem, Ele Se curvou e soprou para dentro das narinas dele. E o homem começou a respirar! Abriu os olhos, sentou-se e olhou à sua volta. Deus sorriu para o primeiro homem e lhe deu o nome de Adão. Havia muito para fazer naquele dia. Deus disse a Adão que ele seria responsável por todos os animais. Seu primeiro trabalho seria dar nome a cada um dos animais. Com certeza, Adão riu ao ver os macacos pendurados nos galhos das árvores tagarelando uns com os outros. Ele deu um largo sorriso ao ver o elefante com sua longa tromba e suas enormes orelhas de abano. Parou para acariciar o acanhado gamo e brincar com o urso. Quando Adão terminou de dar nome aos animais, ficou pensativo. Todos os animais tinham uma companheira. Eles tinham criaturas semelhantes a eles que lhes faziam companhia. Eles podiam se comunicar e partilhar coisas. Mas não havia ninguém para fazer companhia a Adão. Deus disse: – Não é bom que o homem esteja só. Farei para ele uma companheira. Desta vez, Ele não modelou uma pessoa do pó da terra. Deus fez com que Adão dormisse profundamente. Então, tomou uma das costelas de Adão e criou uma mulher. Quando Adão acordou, Deus lhe apresentou a mulher. Adão ficou muito contente e disse: – Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada. E Adão chamou a primeira mulher, Eva. Deus andou com Adão e Eva pelo jardim, o lar que criara para eles. Ele sorriu quando Adão mostrou a Eva os animais e lhe disse seus nomes. No fim do dia, Deus contemplou tudo o que havia criado. Viu plantas, árvores, peixes, animais e Adão e Eva. Fora um bom dia! E Deus disse: “Eis que tudo é muito bom!”

Encerramento

Pedir às crianças que permaneçam em círculo e solicite que Deus as ajude durante a semana a refletir Seu amor àqueles que as rodeiam.

Nenhum comentário: