Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ídolos Ameaçadores

Lição 6 dos Adolescentes 11 de fevereiro de 2012

História Bíblica: 1 Reis 11:14-43; 12:1-24; 2 Crônicas 9:29-12:16. Comentário: Profetas e Reis, capítulo 6.

I. SINOPSE

Um dos programas de TV mais populares dos tempos modernos é conhecido por American Idol (na versão brasileira, é chamado de Ídolos). Esse programa tem atraído milhões de espectadores que sintonizam o televisor para acompanhar candidatos que desejam se tornar cantores famosos e chegar ao sucesso. A cada semana, os espectadores votam nos cantores que lhes agradaram mais. Aqueles que receberam menos votos são eliminados do programa. No fim da temporada, os vencedores tornam-se estrelas e vão embora com a garantia de assinar grandes contratos e obter fama instantânea. Mas, o que a palavra “ídolo” significa? Será que se trata de uma palavra que pode ser usada por programa de TV da forma que bem entender ou será que carrega um significado espiritual mais profundo? A história de Roboão é um lembrete importante de que a idolatria – em qualquer forma – não será tolerada por Deus. Claro que se curvar diante de uma estátua de ouro não representa mais uma grande tentação para a maioria das pessoas hoje. No entanto, um ídolo é tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus. Em outras palavras, um ídolo é tudo aquilo que é colocado em primeiro lugar em nossa vida. Jesus disse: “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” Mateus 6:21. Nesse verso, Jesus identificou a essência da idolatria – o coração das pessoas pertence àquilo a que elas valorizam mais. Esta lição desafia os alunos a refletirem a respeito de suas prioridades ao estudarem a maneira como Deus lidou com a idolatria de Roboão. Há muitas outras oportunidades de ensino nesta lição. Por exemplo, a história tem muito a nos ensinar quanto à liderança. Algumas vezes, Roboão demonstrou uma liderança nobre, mas parecia sempre ter períodos de tremendo fracasso. Ellen White afi rmou que o fracasso na liderança de Roboão apresentou resultados devastadores para a nação inteira. Outro tema que pode ser explorado nesta lição é a comunicação. Esta história apresenta muitos exemplos (Roboão dando ouvidos aos conselheiros jovens, o apedrejamento trágico de Adonirão, a mensagem de Semaías, etc.) que podem ser usados para ilustrar o valor de uma comunicação honesta.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Em suas próprias palavras, compartilhe o seguinte: Dentro de cada um de nós há uma grande ilusão: “Eu sou o máximo e hoje sou o que sou por minha causa.” Essa é a doença do “eu” que Lúcifer contraiu enquanto ainda estava no Céu. Essa obsessão pelo “eu” explica como o pecado começou. Preste atenção nas pretensões arrogantes de Satanás: “Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo.” Isaías 14:13 e 14. Essa foi a mesma atitude que o rei Roboão teve. Ao responder às súplicas do povo pela diminuição dos impostos que haviam sido exigidos por seu pai, o rei Salomão, Roboão declarou com insensatez: “O meu pai fez vocês carregarem cargas pesadas; eu vou aumentar o peso ainda mais. Ele castigou vocês com chicotes; eu vou surrá-los com correias.” 1 Reis 12:14, NTLH. Roboão recusou adorar o verdadeiro Deus e escolheu colocar seus próprios interesses acima de Deus. Por essa razão, Roboão foi humilhado e a nação de Israel foi dividida em dois reinos.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. 1. Herbert Lockyer apresentou o seguinte comentário inspirado a respeito da história de Roboão: “Que história diferente os judeus teriam se Roboão não tivesse seguido o conselho negligente de seus conselheiros. Ao ir a Siquém, a cidade em que as tribos do Norte se reuniam, para ser oficialmente coroado como o rei que sucederia Salomão, o povo estava disposto a aceitar Roboão sob uma condição, que ele diminuísse os encargos colocados sobre eles por Salomão. Essa justa solicitação poderia ter sido atendida sem nenhuma hesitação. [...] Mas Roboão perdeu a oportunidade de ouro de sarar as chagas do medo e preservar a unidade do povo de Deus. [...] “O primeiro ato de Roboão (2 Crônicas 12:1) foi cair em tamanha iniquidade que foi castigado, juntamente com as duas tribos que governava, por meio de um ataque dos egípcios. Houve um breve período de arrependimento, mas a iniquidade havia tomado conta (2 Crônicas 12:5 e 8). Assim nos despedimos de Roboão, que se desviou demasiadamente dos caminhos de Deus, levando à ruína a si mesmo e também o povo que governava. Ele perdeu a melhor parte de seu reino e reduziu Israel como um todo a uma posição subordinada entre as nações.” – All the Men of the Bible, p. 285. Diante de decisões importantes, para quem você pede conselhos? Como você decide entre conselhos conflitantes? Se Roboão soubesse das consequências de suas decisões, de que maneira você acha que o seu legado teria sido diferente? 2. Na ocasião em que Roboão foi a Siquém (2 Crônicas 10:1), aquela cidade, que estava localizada a quarenta e oito quilômetros de Jerusalém, era a sede principal das tribos do Norte. Como profetizado por Aías (1 Reis 11:31 e 32), Jeroboão já havia sido ungido rei das dez tribos do Norte (1 Reis 11:26-40). Somente as duas tribos de Judá e Benjamim permaneceram leais à dinastia de Davi (2 Crônicas 11:3, 12 e 1 Crônicas 4:24-43). Mais tarde, essas duas tribos ficaram conhecidas como nação de Judá. 3. De acordo com a Life Application Bible, o verso principal da história de Roboão é 2 Crônicas 12:1, que diz: “Logo que Roboão firmou o seu poder como rei de Judá, ele e todo o seu povo deixaram de obedecer à Lei de Deus, o Senhor.” Como consequência disso, ocorreu a invasão de Sisaque (versículo 2). A invasão de Sisaque, fundador ativo da vigésima segunda dinastia do Egito, foi confirmada pela lista esculpida nos muros do templo de Amon em Karnak, com o nome das cidades palestinas conquistadas por ele. A lista inclui a vitória sobre o reino de Israel do Norte (até o Mar da Galileia) e também Judá.

III. ENCERRAMENTO

Atividade

Encerre com uma atividade e explique em suas próprias palavras. Peça aos alunos que escrevam o horário detalhado de um dia típico de atividades. Peça Resumo Compartilhe os seguintes pensamentos usando suas próprias palavras: Roboão fez escolhas insensatas e dolorosas em sua vida. As consequências de suas decisões mancharam o seu legado e atingiram a nação de Israel, bem como todas as gerações que se seguiram. A essência do problema de Roboão foi o pecado da idolatria – a busca por prazeres em vez de seguir os planos de Deus. Adorar um ídolo é a última coisa que a maioria das pessoas jamais imaginariam estar fazendo. Porém, os ídolos têm muitas formas. Ídolos mais polidos, mais brilhantes e mais sofisticados têm substituído as estátuas primitivas. Porém, os resultados são os mesmos – submissão dividida entre o que é sagrado e o que é secular. Esta lição nos oferece uma oportunidade de discutir francamente com os jovens a res- Lembre os alunos sobre o plano de leitura, em que eles estudarão, na série O Grande Conflito, o comentário inspirado da Bíblia. A leitura correspondente a esta lição é Profetas e Reis, capítulo 6.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Mostre... e fale. Apresente para a classe símbolos concretos que possam ser usados como metáforas inesquecíveis aos alunos. Por exemplo, nesta lição você pode desenvolver o tema “perigos da idolatria” ou o ato de colocar qualquer coisa acima de Deus. Teorizar sobre esse tema é bom. Mas ilustrálo com símbolos concretos é melhor ainda. Para isso, você pode trazer “ídolos” do século 21 e expô-los à classe. Você pode trabalhar com uma infinidade de itens (como Ipod, TV, celular, foto de um atleta ou ator famoso, um prato de guloseimas, roupas da moda, etc.) enquanto os incentiva a debater de que maneira cada um desses itens pode ser “adorado” (colocado acima de Deus). Ao se depararem com esses itens durante a semana, os alunos se lembrarão do debate que tiveram na Escola Sabatina e estarão mais atentos quanto ao perigo de adorar um “ídolo”.

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