Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mais do que um Deus de Tempestades

Lição 4 Juvenis 28 de janeiro de 2012

Verso Para MeMorizar

“Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que Tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para Ti.” 1 Reis 18:37.

Resumo da Lição

Elias havia transmitido a mensagem de Deus de que não choveria. Já fazia quase três anos que não chovia. Então, certo dia, Elias apareceu novamente e disse a Acabe que reunisse no Monte Carmelo todo o povo e os profetas de Baal. Elias os convidou a fazer uma escolha entre Deus e Baal. Ele e os sacerdotes fizeram um acordo de que somente o deus que respondesse por meio de fogo seria realmente Deus. Para ter certeza de que não haveria dúvidas, Elias encharcou seu sacrifício com água. Deus mandou fogo que consumiu não só o animal, mas o altar de pedras e a água que o circundava. Esta lição fala sobre graça. Deus usou essa experiência para fazer com que Seu povo voltasse a Ele. Deus está em nossa vida hoje, demonstrando de diferentes maneiras que Ele é Deus. Ele deseja conquistar toda a nossa afeição. Essa conquista do nosso coração é uma dádiva da Sua graça.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

“Juvenis Net” Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a encenação. Apresentar a encenação.

Analisando

Já procuraram evitar alguém, por terem feito algo errado? O que vocês temiam? O que vocês temiam chegou a acontecer? De que modo? Em que sentido, a maneira pela qual o pai de Ulla reagiu se assemelha ou difere de como Deus nos trata? (Dar tempo para os alunos responderem.) O poder e o perdão de Deus atraem vocês a Ele? Por quê?

Vivenciando a História

Pedir que um adulto se vista como Elias e vá à classe e conte ou encene a história como se ela tivesse ocorrido recentemente. Pedir-lhe que ele saliente o fato de que Deus usou Seu impressionante poder para demonstrar ao povo que Ele é maior do que Baal, o deus da chuva e da tormenta. Deus se dispôs a encenar essa demonstração para atrair novamente o coração das pessoas a Ele. Certificar-se de que a história seja tão real quanto possível. Pode ser preparado um altar com pedras, caixas vazias, ou outra coisa que a criatividade puder produzir. Pedir aos alunos que leiam, na Bíblia, 1 Reis 18:37 e 38. Relembrá-los de que a mensagem central desta semana é

DEUS JAMAIS DESISTE DE TENTAR GANHAR NOSSO CORAÇÃO.

image

Aplicação da Lição

Entrevista Sobre a Graça Dividir a classe em pequenos grupos. Convidar alguns adultos, para serem entrevistados pelos alunos (um adulto para cada grupo). Pedir a cada grupo que pergunte ao adulto como ele tem experimentado a graça de Deus. Dar um tempo específico para a entrevista, cerca de uns cinco minutos. Chamar voluntários de cada grupo para partilhar o que descobriram com a entrevista. Escrever as respostas no quadro. Analisando O que vocês aprenderam sobre Deus e Sua obra no sentido de atrair nosso coração a Ele? (Dar tempo para respostas.) Lembrem-se: DEUS JAMAIS DESISTE DE TENTAR GANHAR NOSSO CORAÇÃO.

4 PartiLhando a Lição

Propagandas

Se os alunos fizeram a Atividade Preparatória B, este exercício pode ser uma continuação daquela experiência. Se eles não fizeram a atividade, mostrar, agora, algumas propagandas atraentes e fazer as mesmas perguntas mencionadas na Atividade Preparatória B. Dividir a classe em pequenos grupos, fornecer o material de artesanato necessário (sendo tão criativo quanto possível), e pedir que cada grupo faça uma propaganda com o objetivo de atrair pessoas a Deus, ou à Escola Sabatina da próxima semana. Depois de prontas, fixar as propagandas na parede do lado de fora da sala, onde outras pessoas possam ver. 5 encerramento Orar, pedindo a Deus que ajude cada aluno a estar alerta durante a semana para perceber quantas vezes Deus procura atrair sua atenção, e que todos possam responder ao chamado divino com gratidão e alegria no coração.

Roteiro da encenação

“Juvenis Net”

Emiko: Oi, Ulla, como vai?

Ulla: Ah, estou triste hoje.

Emiko: Quer conversar um pouco sobre isso?

Ulla: Sim, me envie uma mensagem particular. * * *

Emiko: Qual é o problema?

Ulla: Quebrei o porta-retratos do meu pai com a melhor fotografia da minha mãe.

Emiko: Chi! Você já contou para ele?

Ulla: Não. Tentei remendá-lo, mas fiz uma confusão! Acabei escondendo-o debaixo da minha cama.

Emiko: Por quê?

Ulla: Por que ele vai ficar zangado comigo.

Emiko: Você não poderá esconder isso para sempre. Ele certamente lhe perdoará.

Ulla: Eu sei. ... Oh, não! Ele o encontrou! **POOF!** Mais tarde

Ulla: Emiko! Papai consertou o porta-retratos! E ele não ficou zangado comigo!

Emiko: Yokata, ne!* Eu sabia que ele perdoaria! ____ * Yokata, ne! Expressão japonesa que significa “Que bom, não é?”

Nenhum comentário: