Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Um presente para mim?

Lição dos primários 11ª semana 12/12/09

GRAÇA
Deus é nosso melhor amigo.
VERSO PARA DECORAR
“Toda boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai.” Tiago 1:17, NVI.
REFERÊNCIAS
Lucas 2:1-7; O Desejado de Todas as Nações, p. 43-49.

Boas-vindas

Cumprimentar as crianças à porta. Perguntar como foi a semana delas – com o que estão felizes ou tristes. Recapitular o Verso Para Decorar da última semana e encorajar as crianças a partilhar qualquer experiência do estudo da lição da semana anterior. Iniciar a atividade preparatória
escolhida.

1 Atividades Preparatórias
Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe.

A. Presente Perfeito
À medida que as crianças forem chegando, direcioná-las a uma mesa onde estejam expostos vários itens da natureza. Por exemplo: conchas, flores, besouros, sapos/tartarugas
(se possível), peixes em um aquário, peles de animal, pedrinhas lisas, cristais de rocha. (Opcional: pequenas lupas, microscópio simples, réguas.) Pedir que um adulto que se interesse em ciências ou natureza se prepare para ajudar as crianças a observarem os detalhes e a beleza dos itens da natureza.

Analisando
Qual foi a coisa mais surpreendente que vocês observaram? (Dar tempo para respostas.) Que item vocês acharam mais bonito? (Dar tempo para respostas.) Como vocês se sentiram ao observar
o trabalho perfeito, belo e surpreendente de Deus? (Emocionados, gratos, etc.) De onde estas coisas vieram? (Dar tempo para respostas.) Antes de encontrarmos estes itens da natureza, de onde eles vieram? (Continuar perguntando “antes de” para que as crianças reconheçam que Deus fez todos eles.) Quanto Deus cobrou de nós por esses presentes? (Nada, eles são um presente
a nós.) Ler em voz alta Tiago 1:7. Qual é o melhor presente que Deus nos deu? (Jesus.) A mensagem de hoje é: DEUS NOS DÁ PRESENTES PERFEITOS, E SEU MELHOR PRESENTE É JESUS.

B. Lista de Presentes
Dar às crianças os catálogos/revistas e pedir-lhes que recortem gravuras de duas coisas de que elas gostariam de ganhar no Natal. (Ou pedir que cada criança escreva em um pedaço de papel o que quer ganhar.) Colocar todas as gravuras (ou papéis) dentro de uma caixa na qual já foi colocada a gravura de Jesus.
Pedir que as crianças retirem da caixa as gravuras, uma de cada vez. Então, os alunos arrumam os presentes em ordem do melhor presente para o menor e os prenda no quadro ou na parede. Encorajar comentários sobre quais presentes são melhores. Se necessário, pedir que a classe decida em que ordem Jesus deve ser colocado na listagem de presentes.

Analisando
Vocês costumam pensar em Jesus como um presente? Algumas vezes é fácil nos esquecermos de que Jesus é um presente de Deus a nós – o melhor presente que Deus poderia ter nos dado. Qual é o único presente que dura para sempre? (Jesus.) Com o tempo, o que acontece com cada um dos outros presentes que ganhamos? (Estraga; nos cansemos dele; envelhece; etc.) Mesmo aquele que vocês decidiram que era o melhor presente da lista não durará para sempre. Mas o presente oferecido por Deus, Jesus, durará para sempre. De fato, esta foi a razão de Deus nos enviar Jesus – para que pudéssemos viver para sempre. O que vocês acham acerca de Jesus – o melhor de todos os presentes? (Não pode ser descrito, Ele é maravilhoso! Não há melhor presente do que Ele.)

Oração e Louvor
Confraternização
Quando conveniente, contar aos alunos sobre as alegrias e tristezas relatadas no momento da chegada das crianças. Dar tempo para que partilhem experiências do estudo da lição da semana e recapitulem o Verso Para Decorar. Dar calorosas boas-vindas a todas as visitas e entregar-lhes um cartãozinho, adesivo ou lembrancinha. Comemorar aniversários (orar pelos aniversariantes), eventos especiais ou conquistas dignas de menção.

Cânticos Sugestivos
“Vamos Anunciar” (ver p. 111, CD faixa 46).
“Graça” (ver p. 109, CD faixa 7).
Missões
Partilhar a história do Informativo das Missões ou outra história missionária disponível.
Ofertas
Nossas ofertas são presentes que trazemos a Jesus. Elas ajudam outras pessoas a aprender sobre Jesus – o melhor presente de Deus a nós.
Oração
Perguntar se há pedidos de oração ou testemunhos de respostas a orações respondidas. Lembrar às crianças de registrá-los no “Calendário de oração”. Formar grupos de oração de três ou quatro pessoas. Incentivar as crianças a agradecer a Deus por ter enviado Jesus, Seu melhor presente.
Terminar, pedindo a Deus que ajude as crianças a se lembrarem de que Jesus, o presente perfeito, é a razão de haver Natal.

2 Lição Bíblica
Vivenciando a História
Personagens: Maria, José, mensageiro, dono da hospedaria.
[Trazer Maria para a frente da classe.] Maria ria sozinha. Simplesmente não podia se conter. Um anjo lhe dissera que ela teria um Bebê muito especial, Cristo o Senhor. Maria pensara muito sobre isso.

Primeiro, ficou pensando por que Deus a escolhera. Ela e José [trazer José para ficar ao lado de Maria] eram descendentes da família de Davi, justamente como a Bíblia diz. Mas eram muito pobres, e moravam na cidade errada. O profeta Miqueias havia predito que o Messias nasceria em Belém, não em Nazaré onde José e Maria moravam.
Mas, então, um mensageiro do rei caminhou ao longo das ruas de Nazaré. [Entra o mensageiro, gritando ao megafone:]
– Ouçam todos, ouçam todos! O Imperador Augusto decreta: “Todos os homens devem ir à cidade de seus pais para se alistarem. [Sai o mensageiro.]
O governo estava decretando um recenseamento – contagem das pessoas. Isso significava que José teria que tomar Maria e ir a Belém. Deus cuidara de tudo. No tempo certo, o governo estava exigindo que fossem a Belém.
A viagem foi vagarosa e cansativa. [Maria e José caminham em volta da sala.] As estradas estavam cheias de viajantes. A poeira às vezes fazia a garganta de Maria arranhar, e seus olhos arderem.
Quando finalmente chegaram a Belém, José não conseguia achar lugar para se hospedarem, embora perguntasse em cada casa. [José toca o ombro de uma criança assentada.] Até mesmo as varandas das hospedarias estavam cheias de visitantes cansados.
José estava desanimado. Maria se sentia muito, muito cansada.
Finalmente, José parou em uma hospedaria.
– Você tem um quarto para nós? – perguntou.
– Sinto muito – disse o dono da hospedaria – todos os quartos estão ocupados. Bem, eu não sei. – Então, apontou para o estábulo. – Ele está limpo, e há poucos animais ali dentro... se vocês quiserem, podem ficar ali.
– Muito obrigado, muito obrigado! – disse José. E levou Maria para o estábulo. [Eles ficam junto à caixa de palha.] Com certeza, não era um lugar muito especial. Alguns animais se mexiam inquietos em seus lugares. Mastigavam e remoíam seu alimento, outros farejavam ou bufavam. [Acrescentar efeitos.]
Mas, pelo menos, havia muita palha seca ao redor. Daria para preparar um lugar limpo para eles. [Eles espalham a palha.]
Naquela noite, Jesus nasceu. [Dar a boneca para Maria.] Sua mãe O envolveu em panos macios que trouxera de casa. [Maria embrulha a boneca com as faixas de pano.] Acariciou suavemente
o Bebê e O colocou na manjedoura que José preparara com palhas limpas e fofinhas.
Maria, finalmente, afundou em sua macia cama de palhas preparada por José. [Ela se senta junto à manjedoura.] Estava muito cansada, mas também muito feliz. Deus enviara muitos presentes: um jeito de irem a Belém. Um lugar sequinho para estar. E o melhor de tudo – Deus enviara o Bebê Jesus. Embora estivesse cansada, Maria sorria consigo mesma na escuridão da noite. Sabia interiormente que DEUS NOS DÁ PRESENTES PERFEITOS, E SEU MELHOR PRESENTE É JESUS.

Analisando
Como vocês acham que Maria e José se sentiram quando ouviram o decreto que os enviou a Belém? (Certos de que Deus estava orientando tudo.) Como vocês se sentiriam se não encontrassem lugar para ficar em Belém? (Com medo, preocupados, frustrados.) Como vocês acham que Maria e José se sentiram ao ficarem no estábulo? (Agradecidos, alegres por encontrar um lugar para ficar.) Onde o Bebê Jesus dormiu? (Em uma manjedoura.) Vamos recordar a mensagem de hoje:
DEUS NOS DÁ PRESENTES PERFEITOS, E SEU MELHOR PRESENTE É JESUS.

Ler juntos Tiago 1:17. Pedir que as crianças formem um círculo. Dizer a primeira palavra do Verso Para Decorar e gentilmente jogar a bola de papel a uma criança. Essa criança segura a bola de papel, diz a palavra seguinte do verso e joga a bola para uma outra criança. Se a bola de papel cair ou alguém esquecer a palavra, começar de novo a dizer o Verso Para Decorar. Continuar até que o verso seja falado diversas vezes e todos terem participado.

Estudo da Bíblia
Com antecedência, escrever as perguntas seguintes em tiras de papel (sem as respostas)
– uma para cada verso de Lucas 2:1-7. Colocar os papéis na cesta. Pedir que sete crianças peguem um papelzinho do recipiente. Então, pedir que outras crianças se revezem lendo Lucas 2:1-7, um verso por vez.
Depois da leitura de cada verso, pedir que a criança que tem a pergunta para aquele verso, leia e responda ou peça que algum outro responda.
1. Lucas 2:1: Quem fez um decreto para que houvesse um recenseamento em todo o Império Romano? (César Augusto)
2. Lucas 2:2: Quem era Quirino? (Governador da Síria.)
3. Lucas 2:3: Onde todos deviam se alistar? (Em sua própria cidade.)
4. Lucas 2:4: Onde José devia ir para se alistar? (Belém, a cidade de Davi) Por quê? (Ele pertencia à casa e linhagem de Davi.)
5. Lucas 2:5: Quem foi com José a Belém? (Maria que estava grávida.)
6. Lucas 2:6: Enquanto José e Maria estavam em Belém, que fato importante aconteceu? (O nascimento de Jesus.)
7. Lucas 2:7: Descreva a manta do Bebê Jesus e Seu berço. (Sua manta eram as faixas com que foi envolvido e Seu berço, a manjedoura.)

Analisando
Costumamos ouvir essa história uma vez por ano durante a época do Natal. Qual é a parte da história de que vocês mais gostam? (Aceitar respostas.) O povo de Belém não tinha lugar para o Bebê Jesus ficar. Não deram a Jesus nenhum presente. Mas o que Deus deu ao povo de Belém e a nós? Vamos responder dizendo nossa mensagem:
DEUS NOS DÁ PRESENTES PERFEITOS, E SEU MELHOR PRESENTE É JESUS.

Aplicação da Lição
Presentes Invisíveis
Com antecedência, usar suco de limão e pincel para escrever diferentes presentes de Deus em tiras de papel (amor, perdão, animaizinhos de estimação, etc.) Dar a cada criança um papel.
Ajudar cada criança a aquecer seu papel. (Mover o papel pertinho da lâmpada acesa,
ou passar o ferro na parte de trás do papel.) A escrita aparecerá na cor marrom.
Ajudar as crianças a ler seus papéis. Assegurar-se de que os participantes entendam que o que foi lido é um presente de Deus. Por exemplo: Se o perdão é um presente, lembrar às crianças sobre como uma pessoa se sente ao saber que agiu mal e deixou alguém com raiva. Então, descrever a alegria que sente ao saber que é perdoada e que o erro foi esquecido.

Analisando
Como vocês se sentiram acerca do presente escrito em seu papel? (Aceitar respostas.) O presente
de vocês é um presente perfeito? (Se o presente foi dado por Deus, ele é perfeito.) Ler Tiago 1:17. De onde vêm todos os presentes? (Do alto, de Deus.)
Lemos sobre alguns dos presentes divinos na Bíblia. Alguns dos melhores presentes de Deus são coisas que não podemos ver, tais como amor, alegria, paz, etc. Ler em voz alta Gálatas 5:22 e 23. Como podemos receber esses dons ou presentes? (Ao aceitar Jesus, o melhor presente de Deus.)

Partilhando a Lição
Presente Perfeito de Natal
Com antecedência, fazer cópias da caixa e de Jesus para cada criança. Pedir que recortem e montem a caixa. As crianças poderão enfeitar a caixa com o material disponível.
Colocar a gravura de Jesus dentro da caixa.

Analisando
Para quem vocês desejam dar seu “Presente perfeito”? (Aceitar respostas.) Como vocês se sentiriam se alguém lhes desse um presente desses? (Aceitar respostas.) A boa-nova é que alguém tem lhes dado esse presente. Esse alguém é Deus. Deus nos dá muitos presentes, mas há um presente que é melhor do que todos os outros. Qual é esse presente? (Jesus.) Sim, Jesus é o melhor presente que Deus nos deu.

Encerramento
Pedir que as crianças permaneçam em círculo com os presentes na mão. Agradecer a Deus por nos dar Jesus, Seu presente perfeito. Pedir que Deus abençoe as crianças ao darem o presente que prepararam para alguém.