Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Noite em que os Anjos Cantaram

12ª Lição dos Primários 19/12

 

GRAÇA
Deus é nosso melhor amigo.

VERSO PARA DECORAR
“Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas-novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Lucas 2:10 e 11, NVI.
[Nota: As crianças aprenderam a primeira parte desta passagem bíblica duas semanas atrás.]

REFERÊNCIAS
Lucas 2:8-20; O Desejado de Todas as Nações, p. 47-49.

 

Resumo da Lição
Alguns pastores estavam cuidando de suas ovelhas à noite em uma colina, fora de Belém. De repente, um brilhante anjo apareceu e lhes disse que não tivessem medo, mas se alegrassem! Ele trouxe notícias alegres sobre o nascimento do Salvador em Belém, a cidade de Davi. Repentinamente, então, apareceu uma legião de anjos e se juntou ao primeiro anjo e o firmamento resplandeceu com anjos louvando a Deus em alegre cântico. Depois que os alegres anjos partiram de volta para o Céu, os emocionados pastores saíram à procura do Bebê Jesus.
Esta lição fala sobre graça. Alegria e celebração são o resultado natural da aceitação da maravilhosa graça de Deus e da experiência pessoal com ela. Quando realmente compreendemos a magnitude do amor e graça de Deus em entregar Jesus para nos salvar, pura e exuberante alegria transborda de nosso coração. Não podemos contê-la por sermos surpreendentemente amados com tão grande amor. Todos ao nosso redor também conhecerão nossa alegria, especialmente as crianças.

 

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Personagens: anjo Gabriel, outros anjos (metade da classe), pastores (a outra metade da classe).
Montagem do cenário: Vestir as crianças com roupas dos tempos bíblicos e envolvê-las na história. Pedir-lhes que encenem suas partes ao serem indicadas. Dizer aos anjos que cantem o coro do hino “Nasce Jesus”, [HA, no 45], no tempo apropriado, quando lhes for indicado.
[Pedir que os pastores venham à frente e se assentem no piso.]
Era uma noite silenciosa nos arredores de Belém. Como em qualquer outra noite, os pastores estavam sentados juntos na grama, enquanto suas ovelhas descansavam silenciosamente perto.
Os pastores conversavam em voz baixa. Estavam discutindo seu assunto favorito – a vinda do Messias. Pensar, falar e orar acerca do Messias enchiam o coração de esperança.
No profundo silêncio noturno, os pastores estavam calmamente sentados. Um balido de uma ovelha quebrou o silêncio.
Subitamente uma estrela brilhante cintilou no céu. [Pedir que um ajudante acenda o holofote e aponte para os pastores.] Ela oscilou em direção a eles. Enquanto a luz se tornava mais e mais brilhante, toda a colina se iluminou como com a luz do Sol ao meio-dia. Os pastores fecharam os olhos, tremendo de medo. [Alertar os pastores.] Alguns [alertar alguns pastores] se levantaram com um salto. Outros [alertar os outros pastores] protegeram o rosto com os braços.
Diante deles apareceu um deslumbrante ser. Seria um anjo? [Alertar Gabriel para que fique em frente aos pastores.]
– Não tenham medo! – disse a voz em tom amigável. [Alertar Gabriel para que repita a frase.]
– Estou trazendo boas-novas de grande alegria, que são para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o Bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura.
O anjo mensageiro imediatamente se juntou a um grande coro de anjos felizes. [Alertar os outros anjos.] Eles enchiam o firmamento! E todos estavam cantando. Ninguém jamais ouvira música magnífica e alegre como aquela! “Glória a Deus nas alturas” [os outros anjos cantam o coro do hino “Nasce Jesus”, HA, no 45] – cantavam – “e paz na Terra, aos homens a quem Ele quer bem”.

O emocionante cântico provocou calafrios nas costas dos pastores. Maravilhados, observavam os anjos. A música se avolumava e enchia a noite. Belas cores esvoaçavam através do firmamento.
A alegria contagiou o coração dos pastores.
Finalmente, a música desapareceu aos poucos. Os anjos voaram mais e mais alto, retornando para o Céu. [Desligar a luz e pedir aos anjos que se assentem.] Os pastores se esforçaram para ouvir as últimas notas da música enquanto a luz desvanecia. Depois, tudo silenciou. Os batimentos
do coração se acalmaram.
– Vocês viram isso? – suspirou um dos pastores. [Alertar um pastor.]
– Os anjos eram reais, não eram? – perguntou outro. [Alertar outro pastor.]
– Nunca ouvi nem vi algo semelhante! [Alertar um pastor.]
– Vamos! [Alertar um pastor.]
Um alegre pastor agarrou seu cajado e começou apressadamente a descer a montanha em direção à cidade. Todos os outros pastores o acompanharam. [Todos os outros pastores andam apressadamente em volta da sala.] Assim acontece com o dom gratuito da graça divina. Ela nos dá alegria.

image

anjinho_montar desenhosparacolorir 246

 

desenhosparacolorir 247

anjonosuportee

Nenhum comentário: