Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Unidos para sempre

12ª Lição dos Adolescentes 19/12
Texto Bíblico: Lucas 24:33-48; João 20:19-29; 21:1-22.

SINOPSE
Após a morte e a ressurreição de Cristo, os discípulos estavam emocionalmente desgastados e precisavam de uma boa dose de ânimo e coragem. Apesar da alegria de saber que Jesus havia ressuscitado, os discípulos ainda se sentiam exauridos. O estresse e a pressão afetaram cada um de forma diferente. Tomé não acreditou na palavra dos amigos de que realmente haviam visto Jesus vivo. Mesmo dianie de todas as testemunhas da ressurreição do Salvador, simplesmente fechou questão. Decidiu não crer a menos que, com os próprios olhos, visse Jesus. Isolou-se da força e do consolo oferecidos pelos companheiros.
Pedro, por outro lado, desejava ansiosamente voltar a fazer parte do grupo como no passado, mas desde que negou a Jesus na hora em que mais precisou de seu apoio, perdeu o respeito e a confiança dos outros discípulos. Costumava falar em voz alta aquilo que vinha à mente, sem pensar. Proclamava em alto e bom tom que amava a Jesus mais do que os outros. Mas, ao falhar no teste de
lealdade, fora publicamente humilhado e afastado do grupo.
Jesus não apenas desejava comissionar os discípulos a pregar o evangelho no mundo inteiro, mas também queria uni-los novamente, fortalecê-los e animá-los. Era preciso conceder a prova que Tomé exigia a fim de trazê-lo de volta ao grupo de crentes. Precisava dar uma oportunidade a Pedro para demonstrar sua lealdade depois de tê-Lo negado. Precisava mostrar aos outros discípulos que havia perdoado Pedro e que ainda desejava que ele realizasse, juntamente com os outros, a grande missão de anunciar o evangelho a todas as pessoas (Marcos 16:15).

OBJETIVOS  PARA OS ALUNOS ALCANÇAREM:
• Entender a necessidade do convívio e do bom relacionamento com outros seres humanos. (Saber)
• Sentir a necessidade da intervenção de Deus para restaurar a confiança e o valor próprio danificado por experiências passadas. (Sentir)
• Pedir a Deus que restaure o coração e ajude a construir e a manter relaciona-

Unidos Para mentos saudáveis com o próximo. (Responder)

PARA SEREM EXPLORADOS PELOS PROFESSORES:
• Amar é...
• Unidade do corpo de Cristo (Nisto Cremos, n° 14)
• Perdoar-se

INICIANDO
Revelar as táticas de defesa que utilizam quando se sentem desconfortáveis, constrangidos ou pressionados. Como reagem? Separam-se do grupo? Procuram o consolo de outras pessoas? Agem com sarcasmo? Começam a tagarelar ou ficam em silêncio?
Faça uma lista de todas as táticas de defesas mencionadas pelos alunos e coloque-a num local em que todos possam ver. Analise cada uma delas e pergunte qual seria a primeira reação se vissem uma pessoa agindo daquela forma. Concluiriam que a pessoa é mal-educada? Evitariam a pessoa? Reconheceriam que a pessoa se encontra em necessidade de ajuda?


Ilustração
Conte esta ilustração em suas próprias palavras:
Era uma vez um rato que morava numa fazenda. Certa noite, sentiu o cheiro delicioso de queijo. Ao espiar pelo buraco na parede, viu que se tratava de uma ratoeira.
— Tem uma ratoeira na casa! — gritou horrorizado e correu para contar para os outros animais.


— Tem uma ratoeira na casa, uma RA-TOEl-RA! — gritou histérico.
— Isso não me afeta em nada — replicou a vaca. — Pare de me importunar.
— As ratoeiras são pequenas demais para me pegar — respondeu o porco.
— O que eu tenho a ver com isso? — falou a galinha. — Acalme-se e pare de se preocupar.
Deprimido e morrendo de medo da ratoeira, o rato voltou para a toca na parede da casa da fazenda.
Certa noite, o rato ouviu um estalo assustador e correu espiar pelo buraco na parede para ver o que estava acontecendo. A ratoeira tinha pegado uma cobra! A mulher do fazendeiro agachou-se perto da ratoeira para ver o que tinha acontecido e a cobra, sem perder tempo, picou o braço dela. Não demorou muito e a mulher ficou muito doente.
O fazendeiro não era um homem rico, por isso, ao chamar o médico para examinar a mulher, teve que arranjar um jeito de pagar a conta. O jeito foi abater o porco e dar a carne como pagamento. A mulher do fazendeiro piorava cada vez mais e todo mundo sabe que canja de galinha faz bem para quem está doente. Assim, o fazendeiro matou a galinha para fazer a canja. Infelizmente, a mulher do fazendeiro faleceu e muitos parentes e amigos foram à fazenda para consolá-lo. O fazendeiro não tinha nada em casa para oferecer para todas aquelas pessoas comerem. A única opção foi abater a vaca e fazer um churrasco. Às vezes, uma ratoeira pode afetar uma fazenda inteira!

Uma Ponte Para a História
Assim como na história da ratoeira, às vezes não achamos que os problemas das outras pessoas possam nos afetar. Queremos que nos deixem em paz e não nos incomodem. Porém, não somos tão independentes como imaginamos. Fomos criados para servir e apoiar uns aos outros. Somos verdadeiramente felizes quando nos preocupamos com o nosso próximo. Até mesmo os discípulos tiveram que aprender essa lição e Jesus esforçou-Se ao máximo para mostrar-lhes a grande importância de estarem sempre unidos.


Aplicando a História (Para Professores)
Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles.
• De que maneira Jesus demonstrou o Seu amor pelos discípulos?
• Em que momento Jesus poderia ter repreendido os discípulos ou feito com que caíssem na real?
• O que Jesus estava tentando fazer ao questionar Pedro?
• De que maneira o jeito escolhido por Jesus para atingir o Seu objetivo foi o mais bondoso e gentil possível?


Utilize aspassagens a seguir como fontes alternativas:

Jó 42:7-17

1 Coríntios 12:12-30 e 13


Apresentando o Contexto e o Cenário
Na ocasião em que Jesus morreu, os discípulos tiveram de enfrentar o momento mais difícil de sua vida até aquele dia. Além de perderem a esperança de que Jesus fosse o verdadeiro Messias, também perderam um grande Amigo da maneira mais cruel e vergonhosa que havia no império romano. Ficaram arrasados com aquela perda irreparável aos olhos humanos. Começaram a questionar e duvidar de tudo aquilo que achavam que sabiam. Será

que Jesus realmente era o Messias? Será que tudo o que criam não passava de uma farsa? Se Ele não pôs fim ao jugo romano e não Se assentou no trono de Davi, será que mentiu a respeito de Sua verdadeira identidade? Temiam pela própria vida. Se os líderes judeus e romanos foram capazes de assassinar Jesus, o que seria deles, fiéis seguidores do Mestre?
A alegria foi imensa quando Jesus ressuscitou e revelou-Se aos discípulos! Mas estavam enfrentando um período de emoções intensas. O choque de ver Jesus após a Sua morte, a lembrança de Suas palavras que apontavam para a Sua ressurreição e o impacto emocional que sentiam toda vez que Jesus aparecia os afetou profundamente. Por isso, reuniam-se a fim de animar-se mutuamente e relembrar as promessas de Cristo. Mas nem todos reagiram à pressão e ao estresse do momento da mesma forma.
Os discípulos eram simples pescadores até o dia em que receberam o convite de Jesus para se tomarem Seus seguidores. Alguns teólogos concluem que os discípulos foram impedidos de frequentar a escola dos rabinos e forçados a aprender o ofício dos pais. Na ocasião em que Jesus os chamou para segui-Lo, mostrou que aos Seus olhos tinham valor. Deu-lhes uma nova oportunidade de aprender e de serem mais do que simples pescadores. Após a crucifixão de Cristo, e até mesmo depois de Sua ressurreição, sentiram-se totalmente perdidos. O que fariam agora? Como viveriam dali em diante? Como se sustentariam? O sonho havia acabado. Decidiram voltar a fazer o que sabiam — pescar.
Mesmo no barco de pesca, falavam sobre Jesus. Viviam um período de transição. Sabiam que as coisas nunca voltariam a ser como antes. Pedro havia perdido o respeito dos amigos e dos outros discípulos. Não era o seguidor fiel e leal do Mestre como achavam que era. Os outros se sentiam traídos também. Mesmo com a alegria da ressurreição de Cristo, sentiam-se perdidos e desiludidos. Precisavam de algo... Alguém para uni-los novamente.

ENCERRAMENTO
Atividade
Peça para os alunos pensarem em uma maneira em que gostariam de, como classe da bíblica, participar mais ativamente na igreja. Talvez queiram cantar uma música durante o culto, dar boas-vindas aos visitantes ou realizar trabalhos missionários na comunidade. Pode ser que a princípio não tenham ideias concretas, mas incentive-os a pensarem nesse assunto durante a semana e a trazerem sugestões no sábado seguinte.
O que faz com que se sintam parte da igreja? O que faz com que sintam que são importantes? O que gostariam de fazer para tornar isso uma realidade?


Resumo
A união era muito importante para Jesus, mas também era muito importante para os discípulos. Queriam ser unidos. Pedro ansiava fazer parte novamente do grupo e voltar a ser mais uma vez respeitado. Deus deseja que

sejamos unidos, pois somente assim seremos mais felizes, mais úteis e mais fortes. Pertencer a um grupo é importante em muitos níveis da experiência humana.
Pertencer a uma família espiritual é uma parte importante do nosso crescimento espiritual. Precisamos do convívio com os irmãos em Cristo para animarmos uns aos outros, aprendermos nossas responsabilidades para com o próximo e para demonstrarmos nossa amizade. Ao nos unirmos com nossos irmãos de fé — não simplesmente sentar no banco da igreja durante o culto e depois ir embora —, mas realmente conviver, vivemos a união que Deus planejou que desfrutássemos.
Pode ser que, assim como Pedro, precisemos nos desculpar dos erros do passado. Ou talvez, assim como Tomé, precisemos escolher acreditar em vez de desconfiar. O resultado final será o mesmo. Não estaremos mais sozinhos.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Síntese de um Minuto
Ao final de cada aula, conceda um minuto para os alunos realizarem a seguinte atividade: Numa folha de papel, os alunos deverão escrever resumidamente (a) o tema principal da lição e (b) as perguntas e as dúvidas que ainda têm em relação ao assunto. Não é necessário identificar-se. Recolha e leia as atividades. Selecione algumas perguntas e dúvidas para iniciar a aula seguinte.
Essa técnica mantém os alunos atentos durante a aula e ajuda o professor a avaliar o nível de aprendizado da classe. Como os alunos estão espiritualmente? Quais assuntos deverão receber maior ênfase no próximo sábado a fim de ajudá-los em seu relacionamento pessoal com Deus?

Um comentário:

Adolescentes - Jd. Brasilândia disse...

Que bom que te achei! Comentei várias vezes na igreja o quanto sinto falta de material da internet para incrementar nossas atividades.
Lamento dizer que os adolescentes daqui estão desanimados e eu também estou, porque as tenativas foram frustradas.
Obrigada por criar esse blog!
Feliz sábado!