13ª Lição dos Primários 26/12
REFERÊNCIAS
Lucas 2:21-38; O Desejado de Todas as Nações, págs. 50-58.
VERSO PARA DECORAR
“Jesus Cristo... nos deu.., eterna consolação e boa esperança.”
2 Tessalonicenses 2:16, NV.L
Esta história bíblica hoje enfoca a Graça
A graça de Deus nos dá esperança. Sem a graça de Deus, os seres humanos seriam destinados à destruição eterna. Por causa de Jesus, podemos esperar a vida eterna. Que bendita esperança! Cada dia, esta esperança ajuda a nos erguermos acima de nossos problemas e concentrarmos em Seus planos eternos para nós.
Enriquecimento
Oito dias após o nascimento, Jesus foi circuncidado e Lhe dado o nome “Jesus” como orientara o anjo (Lucas 2:2 1). Quando Ele completou quarenta dias, Maria e José O levaram ao templo para o serviço de dedicação, que requeria um sacrifício. “José e Maria eram pobres; ... e a oferta que apresentaram era a das classes mais pobres.” — O Desejado de Todas as Nações, pág. 52. “Parecia que Simeão pertencia ao grupo de humildes e devotos pesquisadores das Escrituras, tais como Zacarias e Isabel, José e Maria, os pastores, Ana, os magos, José de Arimatéia, e uns alguns outros. Foi para estes que estavam esperando o Messias que o Céu tornou conhecida a chegada dEle.” — The SDA Commentary, vol. 5, pág. 702.
LIÇAO BIBLICA
Vivenciando a História
Convidar dois adultos da igreja para serem Simeão e Ana. Pedir-lhes que se vistam com roupas dos tempos bíblicos. Com antecedência, dar-lhes uma cópia das partes U duas pessoas abaixo sobre a Lição e pedir-lhes que se preparem lendo Lucas 2:21-38 e O Desejado adultas (um de Todas as Nações, págs. 50-58. Quando eles entrarem na sala da Escola Sabatina, homem e dar-lhes as boas-vindas.
uma mulher) As crianças aprenderão a história bíblica ao fazerem a Simeão e Ana a série de perguntas D roupas dos numeradas. Copiar as perguntas seguintes em cartões (certificar-se de incluir os números), e tempos dar para as crianças. Pedir-lhes que façam as perguntas em ordem numérica.
bíblicos Apresentar os visitantes à classe, dizendo: Temos dois visitantes especiais conosco U cartões hoje. Vamos descobrir de onde eles são. [Dizer à criança que tem a primeira pergunta que a faça.]
Perguntas:
1. Quem são vocês?
Simeão: Diz o seu nome e fala sobre sua esperança de ver o Messias.
Ana: Diz o seu nome e fala sobre si mesma — que ela é muito idosa, que seu marido morreu quando ela era bem jovem. Ela é urna profetisa.
2. Vocês vão sempre ao templo? Com quanta freqüência? Por quê?
Simeão: Diz que ele ia todos os dias ao templo porque esperava ver o Senhor. Deus lhe dissera que antes de morrer, ele veria Jesus. Ele não desejava perder aquela oportunidade.
Ana: Diz que adorava dia e noite, jejuando e orando. Deus é a coisa mais importante em sua vida. Ela também profetizava para as pessoas que iam ao templo.
3. O que vocês mais esperavam na vida?
Simeão: “Esperávamos ver Jesus com nossos próprios olhos.”
4. For que vocês esperavam isso? Vocês realmente acreditavam que veriam Jesus?
Simeão: “O Espírito Santo tinha me revelado que eu não morreria antes de ver a Consolação de Israel — o Messias.”
Ana: “Para nós dois, nossa esperança estava baseada nas promessas de Deus e nas Escrituras. Nós tínhamos estudado as profecias e sabíamos que havia chegado o tempo do aparecimentodo Messias.”
5. A esperança de vocês foi recompensada?
Ambos: (Balançando a cabeça afirmativamente e com entusiasmo.) “Sim, vimos o Messias com nossos próprios olhos.”
Simeão: “Fui impressionado pelo Espírito Santo para ir ao templo numa manhã, e vi um casal muito pobre levando o filho primogênito para ser dedicado ali no templo. Eles estavam muito felizes com o filho. De repente, eu soube que aquele bebê era o Messias.”
6. Como era a aparência de .Íesus?
Ana: “Ele era um bebezinho de apenas 40 dias de vida e como qualquer outro Bebê de sua idade. Jesus tinha um olhar sereno, e não havia auréola de luz em volta de Sua cabeça.”
7. Vocês estavam esperando por aquele Bebê?
Simeão: “Sim, mas achava que a vinda do Messias seria de modo diferente. Eu não esperava ver um bebê, nem que Ele seria tão pobre. Mas saber que Ele era o que traria salvação para nós foi o que realmente importou. E ser enviado na forma de um bebê foi uma grande idéia! Todas as pessoas gostam de bebês.”
8. Havia multidões em volta do Bebê?
Ana: “Não. Ninguém mais sabia sobre Ele. O sacerdote tomou Jesus nos braços para dar a bênção, mas não reconheceu a Criança especial.”
9. Simeão, o que você fez quando viu o Bebê?
Siineão: “Eu tomei o Bebê nos braços e O abençoei. Fiquei com Ele nos braços por um longo tempo, pois minha vontade era ficar com Ele para sempre.”
10. Como foi a bênção que você pronunciou?
Simeão: “Eu vou lê-la para você. Ela está em Lucas 2:29-35. (Ler o texto.)
11. Ana, onde você estava enquanto Simeão abençoava o Bebê?
Ana: “Eu estava no templo. Quando vi Simeão com o Bebê, eu também soube que ali estava o Messias.”
12. Como você se sentiu quando percebeu que havia recebido o que mais esperara durante toda a vida?
Ana: “Eu fiquei mais confiante em Deus; sabia que Deus havia respondido às minhas orações; eu desejava aclamar e cantar porque minha esperança havia sido recompensada.”
13. O que vocês podem nos dizer sobre esperança?
Simeão: “Jesus ainda é a esperança para todos nós. Sua graça nos dá esperança.”
Ana: “Ele cumpre Suas promessas. Ainda podemos confiarem Deus. Algumas vezes, temos que esperar muito tempo até que nossa esperança seja recompensada. Mas Jesus é a base de nossa vida e nos dá esperança quando escolhemos viver com Ele.”
Simeão: “Podemos crer na Bíblia. Deus cumpre Sua palavra. Jesus nos dá esperança.”
Dar oportunidade para as crianças fazerem as perguntas que desejarem. Não esquecer-se de pedir que elas agradeçam a participação dos visitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário