Lição 11 dos Adolescentes 12/12/09
Texto Bíblico: Lucas 24:13-34.
Comentário: O Desejado de Todas as Nações, capítulo 83.
Verso Bíblico: Lucas 24:30-32
PREPARANDO-SE PARA ENSINAR
I. SINOPSE
Ao olharem para nós aqui na Terra, talvez os anjos celestiais se perguntem: “O que estão pensando? Será que não conseguem enxergar a verdade diante dos próprios olhos?”
Da mesma forma, ao estudarmos a história da crucifixão e da ressurreição de Cristo, muitas vezes ficamos abismados com a descrença, a falta de atenção e a memória curta dos discípulos. Porém, devemos nos lembrar de que hoje, talvez, a humanidade esteja mais cegada do que os dois viajantes a caminho de Emaús no dia da ressurreição de Cristo.
A história abordada na lição desta semana apresenta pontos de vista inspiradores e lições profundas. Dois seguidores do Mestre voltavam para casa ao final do dia. Não sabiam que Jesus tinha ressuscitado. Cabisbaixos e entristecidos, trilhavam o caminho, sem saber que a pessoa que os acompanhava era o próprio Jesus. A atitude dos dois viajantes estava totalmente relacionada aos eventos daquele terrível fim de semana. Jesus aproveitou a oportunidade para ensinar a Palavra de Deus ao longo do caminho. Os dois discípulos mais tarde declararam: “Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando Ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?” Lucas 24:32. Ao chegar a Emaús, os discípulos convidaram o Estranho para passar a noite ali e, como resultado, Cristo Se revelou a eles.
Os alunos poderão tirar várias lições ao estudarem essa história, mas a principal delas é saber que Cristo, o Salvador ressurreto, está sempre pronto a nos socorrer em nosso sofrimento e desilusão e, se O ouvirmos e nos ampararmos nEle, Ele Se revelará a nós.
II. OBJETIVOS
Os alunos deverão:
• Entender que o processo da revelação e do aprendizado requer tempo e esforço.
(Saber)
• Confiar que Cristo nos socorrerá nas horas de sofrimento e de aflição.
(Sentir)
• Decidir deixar a Palavra de Deus revelar quem Ele é para nós hoje.
(Responder)
III. PARA EXPLORAR
• Profecia
• Dúvida
• Como lidar com os sentimentos
ENSINANDO
I. INICIANDO
Atividade
Encaminhe os alunos à seção da lição intitulada O Que Você Acha? Depois que tiverem concluído a atividade, discuta suas
respostas.
Levar os alunos a discutir independência versus dependência é muito importante devido à fase da vida em que se encontram. O paradoxo apresentado na lição desta semana
revela que o caminho para a verdadeira maturidade é mais fácil de ser trilhado se adotarmos um espírito infantil em relação à fé.
Incentive os alunos a compartilharem com a classe a lista de qualidades que fizeram na seção O Que Você Acha? da lição do aluno.
Enquanto isso, observe as tendências e as semelhanças entre as respostas dadas.
Ilustração
Conte esta ilustração em suas próprias palavras:
Certamente, os discípulos a caminho de Emaús não entenderam corretamente a notícia levada pelas mulheres no domingo da ressurreição. Essa história assemelha-se à notícia do fim das guerras napoleônicas. O general Wellington e o exército sob seu comando venceram a batalha de Waterloo. Ao final da batalha, Wellington enviou a notícia
da vitória para a Inglaterra, seu país de origem. Várias estações de comunicação haviam sido instaladas a fim de transmitirem as mensagens codificadas para lá. A mensagem enviada por Wellington foi: “Wellington derrota Napoleão em Waterloo.” Mas, naquele momento, uma neblina espessa surgiu fazendo com que a mensagem chegasse apenas pela metade: “Wellington derrota.” A notícia deixou aquela nação muito entristecida até que a neblina passou e a mensagem foi claramente.
II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras:
É possível que os discípulos e muitos outros seguidores de Jesus tenham recebido apenas parte da notícia no domingo da ressurreição, o que causou ainda mais desilusão e sofrimento. Alguma vez em sua vida você se sentiu desiludido e confuso, como se estivesse envolto por uma neblina? Como conseguiu dissipar as nuvens espessas que o rodeavam?
O que fez para tentar enxergar a situação de maneira mais clara?
Aplicando a História
(Para Professores)
Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles.
Leia a história e sublinhe as frases que em sua opinião são as mais importantes para compreender a interação entre Jesus e os dois discípulos.
De que maneira a Bíblia descreve a atitude dos dois viajantes? O que fizeram ou disseram que revelou seu estado emocional?
Em sua opinião, por que será que não reconheceram Jesus imediatamente? Será porque Jesus velou Sua identidade ou porque estavam tão confusos que não perceberam quem Ele era? Os discípulos afirmaram: “A nossa esperança era que fosse Ele quem iria libertar o povo de Israel.” Será que havia outra maneira de Cristo trazer liberdade sem passar
pela morte? Em sua opinião, o que será que mudou em relação à compreensão que tinham de Cristo e da Sua morte depois que Jesus mostrou o que as Sagradas Escrituras diziam sobre esse assunto? O que você acha que fez com que o
coração deles queimasse por dentro? No momento em que Cristo partiu o pão, que imagens você acha que passaram pela mente dos dois discípulos? Que lição Deus quer lhe ensinar através dessa história?
III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
O objetivo desta atividade é demonstrar como o tempo e a discussão em grupo nos capacitam a “ver” e conhecer melhor a Cristo. Traga para a classe uma fotografia, uma figura ou uma cesta de frutas ou de flores.
Certifique-se de cobrir o item escolhido antes de levá-lo para a classe. No momento da atividade, descubra-o por alguns segundos e volte a cobri-lo rapidamente. Instrua os alunos a descreverem num pedaço de papel o que viram. Em seguida, permita que troquem ideias a respeito da primeira impressão que tiveram. Certamente, cada um notará algo diferente do outro, fazendo com que todos tenham uma visão melhor do que acabaram de ver. Descubra novamente o item escolhido, mas agora por um pouco mais de tempo para que notem os detalhes ignorados da primeira vez. Ao final, instrua-os a compararem a descrição que fizeram com a visão que agora têm. De que maneira a troca de ideias com os colegas ajudou a ampliar a visão do item apresentado? De que maneira essa atividade se relaciona com a experiência dos dois discípulos a caminho de Emaús? Que lição podemos aprender com essa história.
Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras:
A primeira impressão sempre causa grande impacto. Mas, se tirarmos conclusões a respeito do nosso próximo, e de Cristo, baseados na primeira impressão, corremos o grande risco de nos enganarmos. A história apresentada na lição desta semana não se trata de uma primeira impressão equivocada. Os discípulos a caminho de Emaús viajaram e conversaram com Jesus. Aquele não era o seu primeiro encontro com o Mestre. Já O conheciam. Mas a tristeza e o sofrimento de alguma forma agem como uma neblina espessa que nos cega e nos impede de perceber as coisas ao nosso redor. No livro de Hebreus, encontramos a seguinte passagem:
“Por um pouco de tempo Ele foi colocado em posição inferior à dos anjos, para que, pela graça de Deus, Ele morresse por todas as pessoas. Agora nós O vemos coroado de glória e de honra por causa da morte que Ele sofreu.” Hebreus 2:9. Se você pensa consigo mesmo: “Conheço a Cristo e sei quem Ele é, mas...”, significa que você ainda está envolto pela neblina. Se o caráter de Cristo e o que Ele fez por você não fazem com que sinta o desejo de seguiLo, quer dizer que você não O vê claramente. Os dois viajantes pensavam que já conheciam a Cristo completamente. Mas a discussão que tiveram ao longo do caminho mostrou que ainda havia mais para aprender. Eles se importaram em caminhar, conversar e continuar estudando a respeito do Salvador e, por isso, no momento certo, Cristo revelou-Se a eles. Mesmo em meio à escuridão e ao perigo da estrada “eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze apóstolos reunidos com outros seguidores de Jesus. E os apóstolos diziam: ‘De fato, o Senhor foi ressuscitado’”. Lucas 24:33 e 34
Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Tempo Para Discutir e Refletir
O aluno, seja ele falante ou introspectivo, precisa de tempo para formar as ideias e amadurecê-las. Podemos identificar com exatidão os alunos que falam à medida que as ideias surgem em sua mente e aqueles que simplesmente as guardam para si. A resposta para ambos os casos é a mesma: tempo. Ao ensinar, certifique-se de conceder tempo suficiente para os alunos refletirem e discutirem as questões mais importantes.
A lição desta semana serve como um caso de estudo a respeito da importância da discussão e da reflexão. Os viajantes “discutiam”, mas não foi o suficiente – precisavam de tempo para que o maior evento da história fizesse sentido. Quer conceda-lhes tempo para pensar em classe ou oportunidades de reflexão após a aula, o importante é ensiná-los a tirarem as próprias conclusões com cautela e paciência.
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