Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O Machado que Flutuou

Lição 12 do Jardim da Infância 18 de setembro de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Até os cabelos da cabeça […] estão […] contados.” Mateus 10:30, NVI.

image

Resumo da Lição
Eliseu estava visitando outra escola dos profetas. A escola estava superlotada. Por isso, os estudantes sugeriram que precisavam de um edifício maior. Eliseu concordou. Eles pediram que Eliseu os acompanhassem ao rio Jordão para cortar árvores, e ele novamente concordou.
Ao chegarem ao rio, eles começaram a derrubar as árvores. Enquanto estavam cortando, o ferro de um machado saiu fora do cabo e caiu no rio. O moço ficou desolado porque o machado era emprestado. Eliseu lhe perguntou onde o machado havia caído. Eliseu pegou um pedaço de pau e o atirou na água. O machado flutuou, e o aluno o apanhou.
Esta lição fala sobre comunidade. Embora parecesse uma coisa sem importância, o machado emprestado é algo que preocupou o estudante. Eliseu viu a necessidade e, com a ajuda de Deus, fez outro milagre para ajudar o estudante. Do mesmo modo que Deus Se preocupa com nossas atividades diárias, assim também deveríamos estar atentos para percebermos maneiras de ajudarmos os outros.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Personagens: crianças com roupas dos tempos bíblicos, adulto (homem) para ser Eliseu.
Montagem do cenário: Estender o lençol ou tecido azul para representar o rio Jordão. As crianças podem sentar-se em círculo junto ao rio. Instruí-las a se afastarem para a direita e dizer:
“Por favor, afastem-se um pouco”, quando ouvirem na história as palavras escola dos profetas; e para imitarem o gesto de cortar lenha com machado, quando ouvirem a palavra machado.
– Bem-vindo à Escola dos Profetas [Afastar para a direita. “Por favor, afastem-se um pouco.”]
Estamos contentes de ter vocês conosco.
Há um aluno novo começando as aulas hoje. Nossa classe está superlotada. Josias e Ezequiel estão espremidos junto à parede. Quase não há espaço para os novos alunos se sentarem. Eu me sinto muito desconfortável. Esta escola de profetas [Afastar para a direita. “Por favor, afastem-se um pouco.”] realmente precisa de mais espaço, mas que faremos? Bem, temos que tentar fazer o melhor que pudermos. Por isso, devemos nos apertar mais um pouco.
Ei, vejam! O profeta Eliseu está chegando para nos visitar. [Eliseu se senta com as crianças.] Eu sempre gosto muito da visita do profeta. Ele conversa conosco e nos conta histórias. Ele responde às nossas perguntas e nos dá conselhos. Esperem! É isso mesmo! Precisamos falar com ele sobre o problema de espaço que temos aqui na escola dos profetas. [Afastar para a direita. “Por favor, afastem-se um pouco.”] Vou levantar a mão e falar com ele:
– Profeta Eliseu, nós temos um grande problema aqui na escola dos profetas [Afastar para a direita. “Por favor, afastem-se um pouco.”] Precisamos de mais espaço. Estamos amontoados aqui dentro. Será que podemos ir à margem do rio Jordão cortar algumas árvores para aumentar a escola? [Eliseu balança a cabeça
afirmativamente.]
Sim? Que maravilha? Será que o senhor poderia ir conosco? [Eliseu balança a cabeça afirmativamente.] O senhor pode? Muito obrigado, profeta Eliseu.

image

Estou tão feliz! Vou correndo pegar o machado [imitar gesto de cortar lenha com machado].
Nós nos encontraremos junto ao rio Jordão e, então, começaremos o trabalho. Precisamos cortar várias árvores para que possamos construir uma grande escola. Vamos trabalhar muito, cortar muitas árvores com nossos machados [imitar gesto de cortar lenha com machado].
De repente, um colega de classe gritou:
– Oh, não! Meu machado [imitar gesto de cortar lenha com machado]! Ele era emprestado!
Assim que acabou de falar, eu ouço o barulho de algo caindo no rio Jordão. Eu olho em direção ao garoto e vejo apenas o cabo do machado [imitar gesto de cortar lenha com machado] em sua mão. Era o machado [imitar gesto de cortar lenha com machado] do rapaz. Coitado! O rapaz está muito triste.
Eliseu se aproxima e lhe pergunta onde o machado [imitar gesto de cortar lenha com machado] caíra.
O rapaz aponta para o lugar exato. Eliseu, então, faz uma coisa muito estranha. Eu o vejo pegar um galhinho de árvore e o jogar na água, bem no lugar onde o rapaz mostrou que havia caído o machado [imitar gesto de cortar lenha com machado].
Vejam! Eu não consigo acreditar! Lá está o machado [imitar gesto de cortar lenha com machado] flutuando na água! Todos nós sabemos que um machado [imitar gesto de cortar lenha com machado] é feito de ferro e não flutua. Por que o machado [imitar gesto de cortar lenha com machado] flutuou? Um milagre! Isso só pode ser um milagre!
Sim, Deus vê as pequenas coisas que acontecem conosco em nossa vida, tal como a perda de uma ferramenta emprestada. E Deus Se preocupa. Ele Se preocupou tanto que usou Eliseu para fazer um milagre a fim de ajudar o rapaz de minha classe. Ele também Se preocupa com as pequenas coisas da vida de vocês.

Encerramento
Orar, pedindo a Jesus para mostrar às crianças maneiras simples pelas quais elas podem ajudar outras pessoas.
Além disso, lembrar às crianças de que o próximo sábado é a última oportunidade para trazerem os itens para o projeto de serviço à comunidade.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).

3 comentários:

Cassiane Galas disse...

Oi! Já seguia seu outro blog, agora sigo este e tenho um selinho pra vc no meu, passe por lá para pegar!
http://educareaprendersempre.blogspot.com
Beijos e ótima semana!

Ministério da Criança IASD Bandeirantes disse...

Oi, tem selinho para você lá nomeu blog, se quiseres pode pegar. Beijinhos!

Cida Kuntze disse...

Oi querida Malú!
Faz tempinho que eu não deixo um comentário pra você né? Mas saibas que sempre confiro as novidades.
Você é muito especial e sempre está servindo com as belas postagens das lições e outras dicas.
Que o Senhor continue te usando cada dia mais minha linda.
Um beijo grande pra você.