Lição 1 Primários 2 de outubro de 2010
VERSO PARA DECORAR
“Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.” Romanos 12:13, NVI.
Resumo da Lição
Priscila e Áquila eram fabricantes de tendas. Eles partiram de Roma quando o imperador ordenou que todos os judeus fossem embora. Mudaram-se para Corinto onde abriram seu lar a Paulo e estudaram o evangelho com ele. Paulo fi cou ali e trabalhou com eles fabricando tendas durante um ano e meio enquanto ensinava aos coríntios sobre Cristo. Priscila e Áquila algumas vezes viajaram para outros lugares para partilhar o evangelho enquanto fabricavam tendas. Durante o tempo em que moraram em Éfeso, eles abriram seu lar a Apolo, outra pessoa que estava ensinando sobre Jesus.
Esta lição fala sobre serviço. Abrir nosso lar a outros é serviço da mais alta espécie. Isto claramente demonstra amor e cuidado cristãos àqueles que são acolhidos – e certamente quebra barreiras ao evangelho
Decoração da Sala
Fazer um mural com o título “NÓS TAMBÉM SERVIMOS.” Abaixo colocar gravuras ou ilustrações em feltro de Onésimo e Paulo; Priscila, Áquila e Paulo; Timóteo e Paulo; e Tito e Paulo. Colocar legenda em cada cena.
Se possível, armar uma tenda em algum lugar da sala para chamar a atenção para o fato de que Paulo, Áquila e Priscila eram fabricantes de tendas.
Lição Bíblica
Vivenciando a História
Tenho o prazer de apresentar a vocês, dois visitantes especiais, Áquila e Priscila.
Ele têm uma mensagem especial para vocês. Com eles a palavra.
Áquila: Olá! Eu sou Áquila e esta é minha esposa Priscila. Alguém de vocês tem o mesmo nome nosso? (Dar tempo para respostas.)
Priscila: Ouvimos que vocês conhecem Paulo, um bom amigo nosso.
Áquila: A primeira vez que o encontramos foi justamente depois de nos mudarmos para Corinto. Ele veio partilhar Jesus com o povo dali.
Priscila: Percebi que Paulo precisava de um lugar para ficar, assim o convidamos para nossa casa.
Áquila: Como eu disse, nós tínhamos acabado de nos mudar para Corinto porque o imperador romano havia expulsado todos os judeus de Roma – e eu sou judeu. Nossa casa não era luxuosa. Mas assim mesmo convidamos Paulo para ir à nossa casa.
Priscila: Logo descobrimos que Áquila, Paulo e eu tínhamos muito mais coisas em comum do que apenas estar em Corinto. Paulo era fabricante de tendas justamente como Áquila e eu.
Áquila: Nós gostamos de convidar pessoas para irem à nossa casa. Ficamos contentes em conversar com as visitas. Ter Paulo conosco era algo muito especial. Ele nos ajudava a fazer tendas
e também nos ajudava a aprender mais sobre Jesus. Vocês têm alguma pergunta a fazer?
(Dizer: Se “Priscila” e “Áquila” desejarem, poderão nos falar alguma coisa sobre seu lar e negócios.)
Priscila: Nós aprendemos muito com Paulo, mas também temos ficado muito o cupados partilhando as boas-novas sobre Jesus com outras pessoas, justamente como Paulo partilhou conosco.
Áquila: Chegou o dia de mudarmos novamente a fim de contar a outras pessoas de outros lugares sobre Jesus. Priscila, Paulo e eu viajamos para Éfeso. Paulo continuou suas viagens, mas Priscila e eu montamos nosso lar ali.
Priscila: Quando fomos à sinagoga (outro nome para igreja) dos judeus em Éfeso ouvimos um ótimo pregador chamado Apolo. Ele era um homem culto e conhecia bem as Escrituras. Ele tinha aprendido um pouquinho sobre Jesus e estava partilhando o pouquinho que sabia na sinagoga e com todos a quem encontrava.
Áquila: Convidamos Apolo para ir à nossa casa, oferecemos alimento para ele e o fizemos sentir-se bem. Partilhamos com ele o que tínhamos aprendido de Paulo sobre Jesus.
Priscila: Estamos contentes de poder partilhar Jesus com todos a quem encontramos. A única razão de fazermos tendas é ganhar dinheiro para comprar nosso alimento e suprir outras necessidades.
Deus sempre nos dirige às pessoas que estão dispostas a aprender sobre Jesus.
Neste ponto dizer: Priscila e Àquila: Estamos muito contentes com a visita de vocês a nossa Escola Sabatina hoje. Agradecemos por terem vindo.
Como vocês podem ver, meninos e meninas, Priscila e Áquila foram bem-sucedidos em seu trabalho. Mas o melhor de tudo, é que eles são lembrados por sua hospitalidade. Eles serviam a Jesus e as pessoas a seu redor, convidando-as a irem à sua casa e lhes mostrando diariamente o amor de Deus de maneira muito real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário