Lição 11 dos Primários 11 de setembro de 2010
VERSO PARA DECORAR
“Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, Eu o porei
sobre o muito.” Mateus 25:23, NVI.
Resumo da Lição
José foi fiel a Deus na prisão. O carcereiro o encarregou de todas as coisas na prisão. Dois prisioneiros tiveram sonhos estranhos e Deus ajudou José a interpretá-los. Os sonhos se cumpriram, provando que José servia a um Deus poderoso. Dois anos mais tarde, Faraó teve um sonho que causou preocupação. O copeiro de Faraó lembrou-se de José e ele foi trazido da prisão para apresentar a interpretação dada por Deus. Faraó nomeou José como governador de todo o Egito.
Esta lição fala sobre comunidade. José levou consigo o Deus de seus pais à prisão e ao palácio. Se nós sempre levarmos conosco aquele relacionamento com Deus que desenvolvemos em nosso lar cristão e com nossa família da igreja, Deus nos abençoará, não importa onde nos encontremos.
Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Montagem do cenário: Com antecedência, pendurar bem alto um lençol grande, de modo que apenas toque o piso. Atrás do lençol, pendurar recortes de vacas gordas e vacas magras e de espigas de trigo cheias e espigas mirradas. Colocar um holofote ou lâmpada forte atrás do lençol e dos recortes. No momento certo durante a história, pedir para um auxiliar acender o holofote/lâmpada para que apareçam as silhuetas dos objetos dos sonhos.
Potifar mandou prender José porque sua esposa o acusou de crime. Deus sabia que José era inocente. Mesmo assim permitiu que José fosse colocado na prisão. Às vezes, Deus permite que Seu povo seja colocado em lugares estranhos – com propósitos especiais. Deus abençoou José mesmo na prisão. O carcereiro percebeu que José fazia um bom trabalho. Logo o colocou como responsável pelos outros presos.
Dois homens que José ficou conhecendo na prisão foram o copeiro e o padeiro de Faraó. Um dia, José percebeu que esses homens estavam tristes. Ambos tiveram sonhos que não podiam entender.
José entendia a respeito de sonhos. Deus lhe dera alguns sonhos importantes quando ele era mais novo. Ele ouviu as histórias dos dois homens. Deus o ajudou a explicar o significado dos sonhos de cada um deles. Tudo o que ele disse que aconteceria, aconteceu.
Depois disso, José ainda ficou dois anos na prisão.
Certa noite, Faraó teve dois sonhos. [Auxiliar acende a luz focalizando as vacas gordas atrás do lençol.] No primeiro, ele viu sete vacas gordas pastando à beira do rio. [Auxiliar focaliza luz nas vacas magras.] Depois apareceram, não se sabe de onde, sete vacas magras e comeram aquelas vacas gordas!
[Auxiliar focaliza as espigas cheias.] No segundo sonho, Faraó viu sete espigas de trigo graúdas. [Auxiliar focaliza as espigas mirradas.] De repente, apareceram sete espigas mirradas e comeram as espigas graúdas! Esses sonhos perturbaram tanto Faraó que ele não conseguiu mais dormir. O que significariam os sonhos?
Ninguém no palácio podia compreender os sonhos. Então, o copeiro do rei se lembrou de José. Ele foi trazido da prisão.
José contou a Faraó que Deus às vezes dá sonhos às pessoas. Ele dera esses sonhos a Faraó e explicara o significado dos sonhos a José.
– Os dois sonhos predizem o mesmo acontecimento – disse José. – Nos próximos sete anos as colheitas no Egito serão muito fartas e haverá mais alimento do que se poderá consumir. As vacas e os grãos serão gordos, cheios. Depois, os outros sete anos que se seguirem serão muito maus. Não haverá boa colheita e muitas pessoas poderão passar fome. O senhor deve construir armazéns maiores e estocar todo o cereal produzido em excesso nos anos de fartura – José sugeriu.
– Se fizer isso, o Egito terá alimento suficiente para os anos de fome.
Faraó concordou com José, e achou que ele era um homem inteligente. Por isso, encarregou José de construir os armazéns. Faraó deu a José seu anel oficial. Deu-lhe vestes novas – mais bonitas do que as que seus irmãos ou a esposa de Potifar tomaram dele. Faraó colocou José como governador de todo o país do Egito!
Realmente “o Senhor estava com José”. (Gênesis 39:2.) Ele deixara José na prisão com um propósito. Quando coisas ruins nos acontecem, podemos ser fiéis como José. Deus pode nos ajudar a ser fiéis a Ele – esse Deus sobre o qual aprendemos em casa e na igreja.
Encerramento
Cantar “Sempre Bem Fiel” (ver p. 108, CD faixa 24). Orar para que as crianças permaneçam sempre fiéis a Jesus, fazendo o seu melhor naquilo que estiver sob sua responsabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário