Lição 11 Jardim da Infância 11 de setembro de 2010
VERSO PARA DECORAR
“Compartilhavam tudo o que tinham.” Atos 4:32, NVI.
Resumo da Lição
Eliseu visitou uma escola de profetas em Gilgal para dar conselhos e levar encorajamento.
Eles estavam passando por um período de fome, e Eliseu percebeu que esses estudantes precisavam de alimento. Ele orientou seu servo a preparar algum alimento para os estudantes.
O servo saiu ao campo, achou uma trepadeira com frutos e preparou um ensopado. Quando os estudantes provaram o ensopado, eles exclamaram que estava envenenado. Eliseu pediu um pouco de farinha e a espalhou na panela, e milagrosamente o alimento se tornou bom para comer.
Esta lição fala sobre comunidade. “A lição é para os filhos de Deus em todas as eras. Quando o Senhor dá um trabalho para ser feito, não se detenham os homens a inquirir da plausibilidade da ordem ou o provável resultado de seus esforços antes de obedecer. O suprimento em suas mãos pode parecer muito aquém das necessidades a serem supridas; mas nas mãos do Senhor ele se provará mais que sufi ciente.” – Profetas e Reis, p. 243.
Decoração da Sala
Usar os cenários da seca e do lar palestino. Ver Lição 6.
Lição Bíblia
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Personagens: Eliseu, servo.
Montagem do cenário: Pedir que uma criança voluntária seja Eliseu e outra, o servo. Vestidas com roupas dos tempos bíblicos. As outras crianças podem representar a parte dos estudantes da Bíblia e se sentarem no chão (se houver roupas suficientes, vestir todas as crianças). Colocar os vegetais no canto da sala. Pedir às crianças que ouçam cuidadosamente para representar suas partes no momento apropriado da história. Os alunos da escola dos profetas em Gilgal estavam agitados. Eliseu visitaria a escola!
Será que Eliseu responderia às perguntas deles? Será que ele os encorajaria a estudar fielmente as Escrituras? Será que Eliseu escutaria o estômago deles roncando? O quê? Estômago roncando? Sim. Mais uma temporada sem chuva no país significava colheitas menores e pouco alimento. Por isso, o estômago deles estava roncando de fome.
Finalmente, chegou o dia em que Eliseu chegou à escola. Todos cumprimentaram Eliseu com entusiasmo. Eliseu começou a responder às perguntas e conversar com eles. Todos ouviam atentamente.
Enquanto Eliseu falava, ele percebeu alguma coisa. Os alunos pareciam magros e um pouco pálidos. “Pobres alunos!” pensou Eliseu. “Eles não têm tido comida suficiente.” Eliseu sabia que precisavam de alimento para que pudessem pensar com clareza.
Eliseu chamou seu servo e pediu que ele trouxesse uma grande panela e fizesse um ensopado para os alunos. O servo primeiramente procurou algum alimento na despensa.
Não havia alimento. Bem, ele teria que achar alguma coisa. Então, saiu ao campo perto da escola e começou a procurar. Ele procurava por alguma coisa até que viu algo que pareceu bom para comer. Crescia em uma trepadeira. Os frutos se pareciam com cabaça, pepino ou abobrinha. Ele não tinha muita certeza, mas achou que eram bons para comer. Ele colocou uma porção deles em sua capa, pegou-a pelas pontas e voltou para a escola. [O “servo” pega os vegetais e os leva para a escola.]
O servo de Eliseu ferveu água numa panela grande. Então, picou os frutos da trepadeira que encontrara [O servo corta os frutos e os coloca na panela que fervia] e, com alguns legumes, colocou na água para cozinhar. O cheiro do ensopado entusiasmou os alunos. Agora sim, o estômago deles estava roncando de verdade! Eliseu disse aos alunos que chegara a hora de comer. Os alunos ficaram mais do que felizes ao obedecer. Eles pegaram suas tigelas [as crianças pegam suas “tigelas”] e esperaram ansiosos até serem servidos. Eliseu orou, e eles começaram a comer. Colocaram a primeira colherada na boca; eles estavam com muita fome! Mas logo perceberam que alguma coisa estava errada com o ensopado. O ensopado realmente não tinha gosto bom, de jeito nenhum! [Crianças fazem caretas.] O servo fizera um alimento de gosto ruim? Não, não era o caso deles não gostarem da comida. O ensopado tinha gosto de veneno!
– Parem! – gritaram todos. – O ensopado está envenenado! Podemos morrer se o comermos!
Eliseu ficou preocupado. O servo ficou assustado! Ele não planejara fazer um ensopado envenenado.
Ele não sabia que aquela planta era venenosa. Mas Deus estava observando e cuidando.
Ele mostrou a Eliseu o que fazer.
– Tragam um pouco de farinha – Eliseu disse. Ele colocou um pouco de farinha na panela e misturou o ensopado. [“Eliseu” faz de conta que coloca farinha na panela.] Ele provou o ensopado, e depois mandou o servo servir novamente aos alunos.
O servo deve ter hesitado, mas fez o que lhe fora pedido. Os alunos devem ter olhado cuidadosamente para o ensopado. Será que farinha normalmente elimina veneno? Não. Mas Deus estava usando Eliseu para ajudá-los. Eles confiavam em Deus e também em Eliseu, servo de Deus.
Assim, pela segunda vez, eles começaram ansiosamente a comer. Dessa vez, o ensopado estava delicioso! Os alunos comeram até se sentirem satisfeitos.
Eliseu percebeu a necessidade que os alunos tinham de alimento. Ele procurou fazer tudo o que podia para alimentá-los, pedindo ao servo que fizesse o ensopado. Quando Eliseu viu que o ensopado estava envenenado, novamente sentiu que precisava de ajuda. Ele orou e, com a ajuda de Deus, cuidou dos alunos.
Encerramento
Querido Jesus, por favor, ajuda-nos a descobrir outras pessoas que necessitam de auxílio, e ajuda-nos a auxiliá-las. Nós Te agradecemos. Amém.
Lembrar aos alunos que uma das maneiras de ajudar é trazendo os itens pedidos para seu projeto de serviço comunitário.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).
Um comentário:
Malu, todo semana visito seu blogger...muito lindo!! sempre pego algum material por aqui, pois estou trabalhando com as crinças do Jardim! Tem algo especial pra o mes das crianças?
Parabéns, que Deus continue te abençoando. bjos
Dinalania
Redenção/PA
Postar um comentário