Lição 10 dos Juvenis 4 de setembro de 2010
Verso Para Memorizar
“Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.” 1 Pedro 3:8.
Resumo da Lição
Alguns membros da igreja de Corinto achavam que seu conhecimento das Escrituras superavam o conhecimento dos outros. Desenvolveu-se o culto à personalidade. Algumas pessoas se identificavam com os pregadores populares e os teólogos do povo. Isto tornou a igreja de Corinto exclusiva, e muitos membros começaram a ficar descontentes. A igreja perdeu o senso de missão.
Numa última tentativa para resolver os conflitos que estavam dividindo a igreja de Corinto, Paulo os aconselhou sobre como lidar com as diferenças.
Esta lição fala sobre comunidade. Todas as famílias enfrentam desavenças de tempos em tempos. A família de Deus não é diferente. Paulo dá algumas orientações para resolver tais conflitos e acabar com as discussões. Podemos confiar nesses princípios ainda hoje. As dissensões podem ser melhor resolvidas se agirmos de acordo com o padrão de comportamento estabelecido por Deus.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Em 1961, quase que da noite para o dia, foi construído um muro que separava a Berlim comunista (lado oriental), da Berlim não comunista (lado ocidental). Durante mais de 28 anos, as pessoas não podiam ir e vir com liberdade entre um lado e outro daquela cidade. Famílias foram divididas e parentes não podiam visitar uns aos outros. Mas, no dia 9 de novembro de 1989, o governo anunciou que as restrições ao direito de ir e vir dos alemães orientais tinham sido revogadas. Naquela noite, milhares de pessoas do lado oriental de Berlim encheram o lado ocidental da cidade e centenas de milhares saíram às ruas para celebrar. Muitos começaram a destruir o muro com as próprias mãos.
Toda comunidade tem muros que podem ameaçar a paz. É isto que vamos ver na lição de hoje.
Vivenciando a História
Com antecedência, fazer cópias do jogral para cada aluno. Antes de a Escola Sabatina começar, pedir a alguns alunos (de três a cinco) que apresentem uma versão dramatizada da história contada na Lição dos Juvenis. Dar tempo para apresentarem. Quando terminarem, pedir que distribuam as cópias do jogral. Esta leitura apresenta o modelo de relacionamento que deveria existir entre a igreja e Deus. Dividir a classe entre juvenis com vozes agudas (sopranos), vozes médias (contraltos e tenores) e vozes graves (baixos ou adultos) para lerem as diferentes partes do jogral.
Encerramento
Somos todos parte da família de Deus. Ele quer que vivamos em paz. Às vezes surgem divergências e desentendimentos. Antes que estes fiquem fora de controle, devemos pedir a ajuda de Deus para resolvê-los. Vamos inclinar a cabeça e orar silenciosamente, pedindo-Lhe que nos torne pacificadores.
Após alguns momentos de silêncio, fazer a oração final.
Jogral
Baseado em Efésios 4, versão A Bíblia Viva Vozes agudas: Eu lhes suplico – eu, um prisioneiro aqui na cadeia por estar servindo ao
Senhor – que vivam e comportem-se de maneira digna daqueles que foram escolhidos para receber bênçãos tão maravilhosas quanto estas.
Vozes médias: Sejam humildes e amáveis. Sejam pacientes uns com os outros, tendo tolerância pelas faltas uns dos outros por causa do amor entre vocês. Procurem sempre ser juntamente guiados pelo Espírito Santo, e assim vivam em paz uns com os outros.
Vozes graves: Nós somos todos membros de um só corpo, temos o mesmo Espírito, e todos fomos chamados para o mesmo futuro glorioso. Para nós há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, e todos nós temos o mesmo Deus e Pai, o qual está sobre todos nós e em todos nós, vivendo através de todos os nossos membros.
Uníssono: Entretanto, Cristo concedeu aptidões especiais a cada um de nós – qualquer coisa que Ele deseja que recebamos do seu rico depósito de dons. O salmista nos fala a este respeito, pois diz que quando Cristo voltou triunfalmente ao Céu, depois da Sua ressurreição e vitória sobre Satanás, concedeu generosos dons aos homens.
Vozes graves: Alguns de nós recebemos um talento especial como apóstolos; a outros Ele concedeu o dom de serem capazes de pregar bem; alguns têm a habilidade especial de ganhar pessoas para Cristo [...] outros, ainda, têm o dom de cuidar do povo de Deus, como um pastor faz com seu rebanho.
Vozes agudas: Por que é que Ele nos dá estes talentos especiais para fazermos melhor determinadas coisas? É que o povo de Deus estará mais bem aparelhado para fazer uma obra melhor para Ele, edificando a igreja [...] até que finalmente todos creiamos do mesmo modo quanto à nossa salvação e ao nosso Salvador, o Filho de Deus, e todos nos tornemos amadurecidos no Senhor.
Vozes médias: Então não seremos mais como crianças, sempre mudando nossa ideia a respeito daquilo que cremos porque alguém nos disse uma coisa diferente, ou habilmente nos mentiu, e fez que a mentira soasse como verdade.
Uníssono: Em vez disso, seguiremos com amor a verdade em todo tempo [...] e assim nos tornaremos cada vez mais, e de todas as maneiras, semelhantes a Cristo, que é o Cabeça de seu corpo, a igreja. Sob sua direção o corpo inteiro se ajusta perfeitamente, e cada um dos membros em sua maneira particular auxilia os outros membros, de tal modo que todo o corpo saudável, está em crescimento e cheio de amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário