Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A Pesca

Lição 1 Primários 3 de julho de 2010.

VERSO PARA DECORAR
“Disse Jesus: ‘Sigam-Me, e Eu os farei pescadores de homens.’”
Mateus 4:19, NVI.
REFERÊNCIAS
Mateus 4:18-22; Marcos 1:16-20; Lucas 5:1-11; O Desejado de Todas as Nações, p. 244-251.

Resumo da Lição
Jesus estava pregando junto ao Lago de Genesaré (Mar da Galileia). A multidão se aglomerava em volta dEle na praia. Então, Ele entrou no barco de pesca de Pedro e continuou a ensinar a multidão. Quando terminou de falar, Ele mandou Pedro jogar sua rede para pescar.
Pedro questionou, mas fez o que Jesus mandou. A rede ficou tão cheia de peixes que Pedro e seu irmão precisaram pedir ajuda a Tiago e João. Espantados, os irmãos deixaram tudo para trás e seguiram Jesus para se tornarem pescadores de homens.
Esta lição fala sobre serviço. Embora Jesus nem sempre peça que o façamos, Seus verdadeiros servos estão dispostos a deixar tudo para trás e segui-Lo aonde Ele guiar e servi-Lo como Ele pedir.

Decoração da Sala
Em um canto da sala, perto do flanelógrafo ou mural, colocar uma rede com peixes feitos de papel. Dividir o flanelógrafo em duas partes. Na primeira parte, prender um cartaz com a frase “Os Doze Discípulos” e colocar doze homens de feltro, identificando cada um pelo nome. Na outra parte prender um cartaz com as palavras “Pescadores de Homens” ou “Nós Também Somos Discípulos” e colocar o nome de todas as crianças da classe.
Decorar a sala com gravuras de feltro que ilustram a lição de cada semana. Montar em madeira ou isopor a gravura de um menino em tamanho natural com pães e peixes em um cestinho.
Improvisar a lateral de um barco ou canoa (papelão, madeirite, etc.) com uma rede pendendo da borda, de tamanho suficiente para a professora sentar-se do lado de dentro para contar a história.

Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Antes de contar a história, dar a cada criança uma folha de papel e pedir que façam um barco em dobradura. Ao contar a história, sentado(a) “dentro” do barco grande da decoração da sala, permitir que as crianças encenem a história usando seus barcos, redes e recortes de peixes. No momento apropriado, sugerir que encham suas redes de recortes de peixes e despejem no barco. O sol estava nascendo sobre as montanhas ao oriente do Lago de Genesaré. Pedro e seu irmão, André, haviam passado a noite inteira pescando sem conseguir apanhar nenhum peixe.
[Mostrar as redes vazias.]
– Vamos embora – disse Pedro. Eles puxaram suas redes e se dirigiram para a praia.
[Puxar a rede para dentro do barco onde você está sentado(a).]
Ao chegarem à praia, viram um grande grupo de pessoas em torno de Jesus. Quando as pessoas se aglomeravam cada vez mais perto, Jesus entrou no barco de Pedro e pediu-lhe que o empurrassem para a água. [Crianças mostram seus barcos de papel.]
Jesus Se sentou no barco e continuou a falar à multidão que estava na praia. Disse às pessoas que elas poderiam estar no reino de Deus se cressem nEle. Quando terminou de falar, Jesus Se voltou para Pedro e disse:
– Lancem as redes para pescar.
André ficou surpreso. O Sol já ia alto no céu. Ninguém pescava no calor do dia. Por quê? Porque os peixes permaneciam longe da superfície, em águas mais profundas e frias.
– Trabalhamos a noite inteira sem pescar nada – disse Pedro. – Mas, se o Senhor quer que pesquemos, então pescaremos.
Pedro e André atiraram a grande rede para longe do barco. [Crianças jogam as redinhas para fora do barco.] Ela mal tinha tocado a água quando, de repente, se encheu de peixes!
A rede estava tão pesada por causa dos peixes que o barco começou a se inclinar. [Adultos enchem as redes das crianças de recortes de peixes.]
– Ajudem-nos! – gritou Pedro a Tiago e João, que estavam em seu barco, próximo dali. – Estamos afundando!
Tiago e João apressaram-se para ajudá-los. Puxar a pesada rede era um trabalho difícil! Tiago e João puseram a metade dos peixes em seu próprio barco. [Crianças despejam os “peixes” no barco.] Ambos os barcos ficaram tão cheios que eles quase não conseguiram voltar para a praia.
Os homens pensaram sobre o dinheiro que poderiam ganhar ao vender todos aqueles peixes.
Essa era a maior pesca já vista.
– Se vocês Me seguirem – disse Jesus –, Eu os farei pescadores de homens. – Jesus queria dizer que eles falariam às pessoas acerca dEle.
Pedro se lembrou das pessoas que tinham seguido a Jesus à praia do lago. Pensou em suas redes, e então no barco cheio que quase afundou. Ele sabia que poderiam ganhar muito dinheiro.
Mas decidiu seguir a Jesus. Assim fizeram também André, Tiago e João. Eles deixaram a maior pesca que já tinham visto. Deixaram tudo para trás e colocaram Jesus em primeiro lugar na vida. E, enquanto viveram, falaram sobre Ele a muitas pessoas. Eles se tornaram “pescadores de homens”.

Encerramento
Pedir que Deus conceda a cada criança o desejo e a coragem de seguir a Jesus e de falar a outros a respeito dEle durante a semana.

Essa é uma ideia que pode ser construida com os alun0s de sua classe. Um barquinho e o mar de dobradura. E os dicípulos podem ser impressos para colorir

a pesca maravilhosa por laylisboa.

Material
1 Folha de papel-cartão azul, 1 folha de papel ofício, tinta guache ou lápis de cera, lápis de cor, cola e pincel.
. Com o papel-cartão você construirá o mar. Corte um pedaço no tamanho de uma folha de papel ofício e vá dobrando, fazendo assim as ondas do mar, deixe um espaço sem dobrar para por o barco.

a pesca :barco. por laylisboa.

Com a folha de papel ofício você construirá o barco, pinte a folha com guache ou lápis de cera e construa o barco, cole no barco a figura (pintada pelas crianças) que representa os pescadores e pronto.
Faça este artesanato com sua turma, deixe eles mesmo produzir cada um a sua arte, claro, com você auxiliando.

A pesca  por laylisboa.

Fonte: http://www.flickr.com/photos/tialaydesenhos/3658283425/

Nenhum comentário: