Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 18 de julho de 2010

O Trabalho de Samuel

Lição 4 do Jardim da Infância 24 de julho de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Samuel continuou como juiz […] durante todos os dias de sua vida.” 1 Samuel 7:15, NVI.

image

Resumo da Lição
Os israelitas se afastaram de Deus e adoraram os ídolos dos países vizinhos. Samuel pediu que voltassem para Deus e se livrassem de todos os seus ídolos. Eles o fizeram. Então, Samuel convidou o povo para se reunir em Mispa para adorar a Deus. Enquanto os israelitas estavam em Mispa, os filisteus decidiram atacá-los. Os israelitas foram avisados e pediram para Samuel orar. Samuel ofereceu sacrifícios e orou pela proteção divina. Deus, falou através de trovões e relâmpagos e isso amedrontou os filisteus, que largaram suas armas e fugiram. Samuel levantou uma pedra em Mispa como memorial para que os israelitas se lembrassem daquele dia e contassem os acontecimentos aos seus filhos. Esta lição fala sobre serviço. O menino Samuel servia Eli no tabernáculo. Agora, o jovem Samuel servia toda a nação de Israel. Durante o resto de sua vida, Samuel serviu a Deus como profeta, líder, guia e juiz. As crianças também podem crescer servindo a Deus durante toda a vida.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Convidar as crianças para se reunirem perto do “memorial de pedra” que foi construído anteriormente ou na Atividade Preparatória B. Elas também podem participar da história nos momentos apropriados. O povo de Deus, os israelitas, tinha feito uma coisa terrível. Tinham parado de adorar o verdadeiro Deus. Tinham parado de ensinar seus filhos sobre o verdadeiro Deus. Eles não iam mais ao tabernáculo para as festas especiais. Os israelitas tinham começado a adorar ídolos! Isso era a pior coisa que poderiam ter feito. Deus estava muito triste com eles.
Um dia, Samuel disse ao povo:
– Voltem para Deus de todo o coração! Joguem fora seus ídolos. Sirvam apenas ao Senhor.
Será que vocês podem pegar estes ídolos e jogar no lixo? [Permitir que as crianças coloquem os “ídolos” no recipiente de lixo.] O povo de Israel ouviu e aceitou as palavras de Samuel. Eles fizeram a mesma coisa que vocês acabaram de fazer: jogaram fora os ídolos que estavam em suas casas e novamente começaram a adorar a Deus.
– Venham a uma reunião em Mispa – disse Samuel ao povo. – Ali, eu orarei ao Senhor por vocês.
Quando os israelitas chegaram ali, ouviram a notícia de que seriam atacados por um exército inimigo. Samuel continuou orando, e Deus respondeu de maneira estrondosa, com um barulho parecido com trovão. [Imitar o som do trovão.] Os filisteus ficaram com muito medo! Eles largaram as espadas, arcos e flechas que levavam. Eles taparam os ouvidos com as mãos. Deram meia-volta e correram o mais rápido que puderam. Samuel pegou uma grande pedra e a usou para servir de memorial ou monumento no caminho para Mispa. Ele queria que as pessoas sempre se lembrassem da maneira como o verdadeiro Deus salvara Seu povo. O memorial se parecia com este nosso [apontar para o memorial]. As crianças das famílias que um dia viajassem por aquele caminho poderiam perguntar: “O que significa aquela grande pedra ali?” E os pais poderiam contar aos seus filhos a maravilhosa história de livramento.
Samuel foi juiz em Israel e serviu ao Senhor durante toda a sua vida. A mãe de Samuel, Ana, havia dedicado Samuel ao Senhor antes mesmo dele haver nascido. E Samuel serviu ao Senhor durante toda a sua vida.

Encerramento
Orar: Querido Jesus, por favor, ajuda-nos a Te servir durante a próxima semana. Em Teu nome, Amém. Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).

Um comentário:

Liliane Santos Monteiro disse...

Oi amiga, passando para te oferecer um selinho em comemoração ao dia do amigo pela nossa amizade virtual e muito especial.Te espero. Bjs.