Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 7 de julho de 2010

De Dois em Dois

Lição 2 dos Primários 10 de julho de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Vocês receberam de graça; deem também de graça.” Mateus 10:8, NVI.

Resumo da Lição
Jesus enviou Seus doze discípulos para proclamar que era chegado o reino dos Céus. Jesus confirmou que lhes concedeu poder para curar doentes, ressuscitar mortos e expulsar demônios. Ele lhes disse que não precisavam levar muito dinheiro ou mala cheia de roupa, nem deviam se preocupar com o que comer ou onde se hospedar. Jesus lhes disse que deviam saudar as pessoas em suas casas, procurando aquelas que desejavam ouvir sobre Ele. Jesus os relembrou de que nem todas as pessoas os aceitariam ou os tratariam com bondade.
Esta lição fala sobre serviço. Jesus prometeu aos discípulos que estaria com eles e supriria suas necessidades ao partilharem Sua mensagem. Ele também está conosco ao falarmos sobre Ele a outros.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Antes de começar, pedir para as crianças apontarem para cada uma das diferentes partes do corpo no momento apropriado para representar a maneira como Jesus nos equipa para fazer o que Ele nos convida a fazer. Praticar um pouco antes de começar a história, baseando-se no seguinte: Palavras:                                                                   Ações:
ouvir, ouvindo ou ouviram                              apontar para os ouvidos

ver, viram                                                                 apontar para os olhos
servindo-O de todo o coração                          apontar para o coração
seguir, segui-Lo, (O)seguissem,
seguiram(-nO ou a Jesus), enviar, enviaria)

                                                                                      apontar para os pés
fazer, façamos, fizessem, curar, curem,
ressuscitar ou ressuscitem os mortos          apontar para as mãos
contar, falar                                                             apontar para os lábios
Jesus pediria que fizéssemos alguma coisa que não pudéssemos fazer? Ele pediu que Pedro, Tiago e João deixassem seu trabalho de pescadores e O seguissem [pés]. Eles O seguiram [pés].
Deixaram tudo para trás e viajaram com Jesus como Seus ajudantes especiais.
Jesus pediu que outros discípulos também O seguissem [pés]: Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, o coletor de impostos, Tadeu, Simão, o zelote, e o outro Tiago, filho de Alfeu.
Esses homens seguiram a Jesus [pés] através de todo o Israel.
Que momentos maravilhosos devem eles ter passado juntos! Ouviram [ouvidos] Jesus falar sobre o Céu. Viram [olhos] Jesus curar os doentes. Algumas vezes uma pessoa corria em direção a Jesus, tremendo e olhando fixamente como se seus olhos fossem saltar para fora. “Saia dele!”, Jesus dizia ao demônio que controlava a pessoa. Instantaneamente, ela voltava de novo ao normal. Então, a pessoa agradecia a Jesus e voltava calmamente para casa.
Os doze discípulos tinham seguido a Jesus [pés] durante vários meses. Jesus decidiu que era tempo de eles ajudarem outras pessoas. Por isso, disse que os enviaria [pés] de dois em dois.
Então, lhes disse que fizessem [mãos] algumas coisas que nunca haviam sido capazes de fazer [mãos] antes.
– Digam [lábios] a todos os que encontrarem que há um lugar preparado no reino de Deus para aqueles que crerem em Mim – disse Ele. Depois acrescentou: – Curem [mãos] os doentes e os leprosos, e ressuscitem os mortos [mãos].
Ressuscitar os mortos? [mãos] Ninguém pode fazer isso. É impossível.
Mas, na verdade, isso não é impossível. Quando Jesus nos pede para fazer [mãos] alguma coisa, Ele não nos pede que façamos [mãos] isso sozinhos. Ele promete Seu apoio, mesmo quando parece impossível fazer [mãos] o que nos pede. “Para Deus todas as coisas são possíveis.” Mateus 19:26, NVI. Tudo que temos de
fazer [mão] é segui-Lo [pés].
Naquele dia, todos os discípulos seguiram [pés] as orientações de Jesus. Você está surpreso?
Depois de muitos meses seguindo a Jesus [pés], eles sabiam que Ele os ajudaria. Poderiam fazer [mãos] qualquer coisa que Ele lhes pedisse que fizessem [mãos].
Não levaram mala nenhuma em sua viagem. Não levaram sapatos a mais nem troca de roupa.
Jesus lhes disse que não se preocupassem com coisa alguma. Ele lhes daria o que necessitassem para servi-Lo. Quando ouvissem [ouvidos] os pardais, eles se lembrariam de que Ele supriria suas necessidades.
Você é um filho ou filha de Deus. Ele pede que você O sirva de todo o coração [coração].
Prometeu cuidar de você. Qualquer coisa que você não possa fazer [mãos], Ele transformará em algo que você possa fazer [mãos] para Ele. Você permitirá hoje que Jesus ajude você a servi-Lo de todo o coração [coração]?

Encerramento
Orar pelas pessoas com quem as crianças partilharão a mensagem especial durante a semana.

Nenhum comentário: