Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A Batalha é de Deus

Lição 3 dos Juvenis 17 de julho de 2010

DESENHO 20: NEEMIAS EXAMINA A CIDADE EM RUÍNAS

Verso Para Memorizar
“Quando os nossos inimigos descobriram que sabíamos de tudo e que Deus tinha frustrado a sua trama, todos nós voltamos para o muro, cada um para o seu trabalho.” Neemias 4:15.

Resumo da Lição
Às vezes, como no caso de Neemias, enfrentamos desafios quando estamos servindo.
Neemias enfrentou a raiva, a zombaria, o desânimo e outros sérios problemas, mas Deus frustrou a oposição e o trabalho continuou. Os desafios e conflitos que enfrentamos são reais, mas o serviço realizado através da força de Deus traz glória e honra ao Seu nome, em vez de ao nosso próprio nome.
Esta lição fala sobre serviço. Embora possamos enfrentar desafios e dificuldades quando servimos a Deus, podemos confiar em Sua força. Assim como Deus venceu a oposição aos planos de Neemias, Ele promete atender nossas necessidades quando O servimos.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Você já saiu para brincar com os amigos e de repente teve uma ideia de uma atividade que seria interessante para fazer em grupo, e que seria divertida para todo mundo, mas alguém zombou da ideia e ninguém mais quis tentar?
Se isto já aconteceu, você pode entender melhor o que Neemias passou.

Vivenciando a História
Com antecedência, convidar um adulto caracterizado como Neemias para contar (não ler) a história para a classe.
Apresentar “Neemias” à classe, e pedir que os alunos prestem atenção na história que ele vai contar sobre sua confiança na força de Deus para solucionar os problemas do povo de Jerusalém.

Aplicação da Lição
Cenário de uma Discussão
Ler para os alunos a situação a seguir: Alguém lhe pede para cuidar das gêmeas Jéssica e Sara, garotinhas de 6 anos, que são “umas gracinhas”. Você imagina que vai ter um dia muito agradável. Você se senta numa poltrona para ler um livro, enquanto as meninas estão na cozinha, tirando da mesa as últimas
coisas que ficaram do café da manhã. Não demora muito, e Sara vem reclamar que Jéssica está jogando água no chão. Você dá um conselho para Jéssica em voz alta, e continua lendo seu livro. Mas Sara volta: Jéssica está batendo nela. Você levanta, fala bem firme com Jéssica, e volta para sua poltrona. Porém, agora as meninas estão discutindo: “Não fiz!” “Fez sim!” “Não fiz!” Em seguida, as duas garotinhas chamam você para ajudá-las. Elas são educadinhas e você gosta muito delas. Mas, o que está acontecendo? (Aceitar respostas.) Basicamente você trata aquilo como um pequeno desentendimento, e não como uma guerra mundial. Para tentar minimizar o problema, você não fica do lado de ninguém. E como é que você faz isso? (Pode oferecer um doce se tudo estiver arrumado em três minutos; acompanhá-las enquanto terminam o trabalho na cozinha; fazê-las trabalhar separadamente durante algum tempo; tirar a atenção delas daquela tarefa.)

Encerramento
Orar para que Deus continue fazendo com que os alunos sejam o sal do mundo, servindo tanto em tempos tranquilos como em tempos difíceis. Orar para que permitam que Deus os oriente de forma que possam superar os desafios e estejam mais bem preparados para servir o próximo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Malu...eu amei ter encontrado seu blog pois me ajuda muito quando a Lição não está por perto...hihihi
Mas eu queria te pedir umas dicas de sobre como lidar com os juvenis e como fazer com que eles interajam com a lição, tipo, prestar atenção (além das atividades). (Sou nova na área, sair do departamento de jovens e pra ministério da criança é difícil...:))
Obrigada! Meu e-mail é gabrielasousa@hotmail.com.br