Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Leis Naturais

Lição 2 dos Adolescentes 10 de julho de 2010

Texto Bíblico: Daniel 7:25; 2 Tessalonicenses 2:3-7;
Apocalipse 12:6.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 3 e 4.
Verso Bíblico: 2 Tessalonicenses 2:7.

ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: O valor da Bíblia é semelhante ao do diamante. O livro em si não tem muito valor.
Apenas o custo do papel, da tinta e da encadernação. Na verdade, hoje é possível conseguir várias versões bíblicas gratuitamente pela internet. O verdadeiro valor da Bíblia e da lei de Deus está relacionado ao quanto valem para você. Na ocasião em que a Bíblia foi negada ao povo durante a Idade Média, o povo remanescente atribuía-lhe imenso valor. Para eles, ela valia mais do que a própria vida. Agora que a Bíblia é algo comum entre nós, quanto vale para você?

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. É muito importante ressaltar neste estudo que, embora a Igreja Católica tenha se corrompido e foi usada por Satanás para perseguir os fiéis seguidores de Deus, os católicos não são pessoas más. O poder corrompe e quando um pequeno grupo de pessoas obtém uma grande medida de poder, é muito difícil para elas se manterem incontaminadas, se  não se submeterem à vontade de Deus.
Muitos governos foram capazes de atrocidades em escala mundial. Isso não significa que as pessoas sob o domínio desses governos fossem pessoas más. Além disso, pode ser que os agentes do governo não tivessem a menor ideia das verdadeiras intenções dos governantes! Por exemplo, houve períodos na história em que protestantes assumiram o poder político e, infelizmente, não viveram à altura de sua fé. No que diz respeito ao tratamento justo e humano aos católicos, agiram da mesma forma que o poder católico romano agiu no passado. Parece que o poder se aproveita da fraqueza humana e nos deixa vulneráveis à tentação se não submetermos nossa vontade a Deus. A verdadeira questão aqui não é protestantismo versus catolicismo, ou uma denominação em posição superior a outra. A Bíblia é o foco desta lição. Devemos ser guiados pela lei de Deus. No momento em que a Bíblia é removida de nossa vida, entramos na Idade Média pessoal. Falta-nos a orientação, a sabedoria, a esperança e a direção que Deus deseja nos conceder. Na Idade Média, a Bíblia foi proibida para a população. Aqueles que tentaram permanecer fiéis aos princípios ensinados na Palavra de Deus sofreram terríveis perseguições. Em Apocalipse 12:6, lemos: “A mulher fugiu para o deserto, para um lugar que lhe havia sido preparado por Deus, para que ali a sustentassem durante mil duzentos e sessenta dias.” Ao aplicarmos a fórmula bíblica de um dia equivalente a um ano, podemos notar que 1.260
anos correspondem exatamente ao período de duração da Idade Média. Em Daniel 7:25, lemos a respeito de um poder que falará contra o Altíssimo, oprimirá os santos e tentará mudar os “tempos e as leis”. A razão pela qual muitos teólogos creem, assim com Ellen White também creu, que esse texto aponta para o papa católico é porque o papa se declara o próprio Jesus Cristo na Terra. A Igreja Católica perseguiu ativamente os fiéis na Idade Média e declarou que tem o poder de mudar o sábado, ou o sétimo dia (uma das leis de Deus), para o primeiro dia da semana. Devemos nos lembrar, porém, de que o poder em ação por trás dessas manobras políticas é Satanás, não seres humanos. A Igreja Católica foi usada pelo diabo para fazer seu trabalho. Não devemos nos esquecer de que ele também usa muitos outros meios para atingir seus objetivos. O mais importante a fazer é buscar a Deus e pedir que Ele nos cubra com Seu poder e Sua graça para que o diabo não nos use também.

Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Na Idade Média, as pessoas não tinham acesso à Bíblia; tinham, no entanto, consciência de seu valor. Quando tentavam ter acesso a ela, eram perseguidos e geralmente mortos. Esse foi um período aterrorizador para os fiéis seguidores de Deus. Nessa época, porém, Deus não permitiu que Sua Palavra desaparecesse totalmente. Ele sempre manteve um povo remanescente que protegeu Sua Santa Palavra.
A Bíblia dá poder aos fiéis. Nela encontramos promessas, esperança, orientações e instruções. Hoje, a maioria de nós possui livre acesso à Bíblia em qualquer idioma ou versão desejada, e com isso nos esquecemos do verdadeiro valor da Palavra de Deus. A familiaridade gerou desprezo. Mas, se olharmos para o passado e nos lembrarmos das experiências daqueles que viveram durante a Idade Média, vamos nos lembrar da razão de a Bíblia ser digna de darmos a vida por ela.

Nenhum comentário: