Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 10 de novembro de 2009

O Vinho Acabou!

LIÇÃO DOS PRIMÁRIOS 7ª SEMANA 14/11

Jesus transforma água em vinho num casamento

Podemos servir a Deus onde quer que estejamos


REFERÊNCIAS
João 2;1-11; O Desejado de Todas as Nações, págs. 144-153.


VERSO PARA MEMORIZAR (pr 4t 07 09)
Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros. 1 Pedro 4:10, NVI


OBJETIVOS
SABER que ao servir outras pessoas, ela faz amigos para Deus.
SENTIR desejo de fazer amigos para Deus.
RESPONDER ao perceber a necessidade das pessoas e procurar ajudá-las.
MENSAGEM:Quando servimos outras pessoas, nós fazemos amigos para Deus

A Lição Bíblica de Relance

Jesus, Seus discípulos e a mãe dEle estão em uma festa de casamento. A mãe de Jesus percebe que o vinho acabou. Ela fala com Jesus sobre o problema. Então, diz para os servos que
façam tudo o que Jesus disser. Jesus instrui os servos a encher de água alguns potes grandes e, então, levar um pouco para o mestre-de-cerimônias. Os servos obedecem, e a água se transforma no mais delicioso c melhor vinho. Esse foi o primeiro milagre de Jesus. Assim, Ele revela a Sua glória, e a fé dos discípulos nEle aumenta.

Enriquecimento:


“Havendo ajudado nos preparativos da festa, Maria se sentiu responsável em suprir a falta, e procurou evitar a situação embaraçosa que de outro modo se seguiria. ... É evidente que os servos procuraram Maria como responsável para providenciar mais vinho, pois até mesmo o ‘mestre-de-cerimônias’ não sabia que faltava vinho.

“Ao que parece, os potes de pedra eram preferidos aos de pedra para servirem de recipientes para água da purificação. Sem dúvida, a água conservada nestes recipientes era para ser usada pelos convidados do casamento. Alguns acham que os seis potes de pedra era indicação de riqueza... Um grande número de convidados deve ter estado presente nessa festa de casamento.” — The SDA Bible Commentary, vol. 5, págs. 921 e 922.

Esta história bíblica hoje enfoca o Serviço

Como Jesus, deveríamos nos misturar às pessoas e procurar notar suas necessidades pessoais.
Se em seguida as ajudamos da melhor maneira que podemos, elas se tornam nossas amigas.
Então, podemos introduzi-las a Jesus para que Ele possa também ser o melhor Amigo delas.
Crianças podem aprender a ajudar outras pessoas, e devem ser dadas oportunidades para que façam isso.

Estudo da Bíblia

Você precisa de: Itens domésticos embrulhados (ver atividade), Bíblias, bloco de anotação, caneta/lápis

Com antecedência, reunir vários itens de uso domésticos e embrulhá-los como se fossem presentes de casamento. (Sugestão: velas e candelabro, saleiro, copo de medida, travesseiro, copo, lençol, jarra, moeda.)
Planejar um chá de cozinha...

Usar itens para presente que tenham aplicações ou referências escriturísticas. (Seguem-se algumas sugestões.) Prender uma notinha com a referência bíblica em cada “presente”. Encontrare o texto e tente adivinhar o que há dentro do pacote de presente antes de atividade) desembrulhá-lo, baseando-se no que diz o texto.

* velas e candelabro: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos Céus.” Mateus 5:15, NVI


* saleiro: “Vocês são o sal da Terra.” Mateus 5:13, NVI.


* copo medidor: “Dêem, e lhes será dado: boa medida, calcada, sacudida e transbordante.” Lucas 6:38, NVI.


* travesseiro: “Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e deitou-se.” Gênesis 28:11, NVI


* copo: “Erguerei o cálice da salvação.” Salmo 116:13.


* lençol: “O linho fino são os atos justos dos santos.” Apocalipse 19:8.


* jarra: “Derramarei Meti Espírito sobre sua prole.” Isaías 44:3.


* moeda: “Qual a mulher que, possuindo dez dracmas [moedas e, perdendo uma delas Lucas 15:8.

Analisando
Que presente especial Jesus deu aos convidados do casamento? (Transformou água em vinho.)

Como aquele vinho era diferente do vinho que as pessoas costumam beber hoje? (Era vinho não fermentado; era o puro suco de uva.)

Jesus ajudava onde quer que Se encontrasse. Ajudar onde é necessário é como dar um presente a alguém. Leia 1 Pedro 4:10. Como você se sente quando ajuda alguém que necessita de você? (Feliz de poder ajudar, etc .)

Como você pode saber quando alguém precisa de ajuda? (Quando despende tempo com outras pessoas; procurando oportunidades de ajudar.)

Como você pode fazer amigos para Jesus? (Ajudando quando outros precisam de ajuda.) Vamos recordar a mensagem de hoje: QUANDO SERVIMOS OUTRAS PESSOAS, NÓS FAZEMOS AMIGOS PARA DEUS.

Uma_festa_de_casamento_-_atividade

LIÇÃO BÍBLICA
Vivenciando a História
Personagens: noiva, noivo, Jesus, Maria, servo, mordomo, mestre de cerimônias, convidados.
Montagem do cenário: Antes de iniciar a Escola Sabatina, colocar o pó para refresco dentro da jarra opaca e acrescentar um pouquinho de água para dissolvê-lo. Quanto mais escura for a jarra, melhor será o efeito.) Colocar a jarra em local onde as crianças não vejam o que há dentro dela. Vestir as crianças com roupas dos tempos bíblicos e envolvê-las em uma história bíblica interativa. Pedir que as crianças encenem a história ao serem instruídas a fazê-lo.
Vocês já foram convidados para um casamento? Quem já assistiu a um casamento? Já viram uma noiva e um noivo? [Pedir que a “noiva” e o “noivo” venham para a frente e se assentem em uma cadeira. Dar a cada um deles um copo de suco de uva.] Alguém é responsável pela festa. [Trazer um convidado àfrente.] Quem são estes? Convidados. [Apontar para a classe para que sejam os convidados.] Em nossa história bíblica de hoje, Jesus era um convidado para o casamento. [Trazer Jesus para a frente e dar-Lhe um copo de suco de uva.]

Jesus e alguns de Seus discípulos foram convidados para um casamento em uma Você Precisa cidade chamada Caná. Maria, mãe de Jesus, também estava lá. Ela ajudara a preparar
o alimento para a festa de casamento. [Maria vai para a frente.]
• roupas dos Tudo corria bem durante a festa, quando um dos servos [o servo vai para a frente] tempos se aproximou de Maria e sussurrou:
bíblicos — O vinho acabou.
• copos O sorriso de Maria desapareceu, e sua testa se enrugou de preocupação. “Oh! não! plásticos Como o suco de uva acabou tão depressa?”, pensou Maria com preocupação. “As pes suco de uva soas acharão que a festa acabou e voltarão para casa.” Todos os servos esperavam que
• jarra opaca ela soubesse o que fazer.
• mistura para Maria pensou em Jesus. Correu rapidamente em direção a Ele. [Jesus Se aproxima.] suco (sabor — Não tem mais vinho! — sussurrou.
uva) — Querida mulher, por que está tentando fazer com que Eu Me envolva nisto? — per jarra guntou Jesus amavelmente.
transparente Maria estava certa de que Jesus a ajudaria. Ele não ajudava sempre as pessoas em com água necessidade?
_______ _______ — Façam tudo o que Ele disser — disse ela aos servos.
Jesus olhou em volta e viu seis grandes potes de pedra para água. [Jesus aponta para a jarra com a mistura de suco no fundo.] Cada pote podia conter entre 80 a 120 litros de água.
— Encham os potes com água — disse Jesus calmamente aos servos.
Os servos se apressaram a obedecer. [Dar a um servo a jarra cheia de água pura e instruí-lo que a derrame na jarra opaca.]
— Agora, tirem um pouco de água, e a leve ao encarregado da festa — orientou Jesus.
Assim, o servo encheu um copo. [O servo enche o copo.] Enquanto fazia isso, percebeu algo estranho. Aquilo não parecia água. Tinha cheiro de alguma outra coisa, não era água. Rapidamente, levou o copo ao encarregado da festa. O encarregado não sabia o que havia acontecido. Apenas levou o copo à boca e bebeu. Sorrindo, chamou o noivo, e disse:
— Todos servem o melhor vinho primeiro, e depois que os convidados beberam bastante, serve o vinho inferior. Mas você guardou o melhor até agora!
Esse foi o primeiro milagre de Jesus. Seus discípulos viram o que aconteceu quando Jesus serviu a outras pessoas. Assim, depositaram nEle sua fé e se tornaram Seus melhores amigos. Quando servimos a outras pessoas, também fazemos amigos para Deus.
Analisando
Como vocês acham que Maria se sentiu quando descobriu que o vinho acabara? (Em pânico; envergonhada; etc.) Transformar água em vinho foi o primeiro milagre de Jesus. Por que vocês acham que Maria sabia que Jesus poderia ajudá-la, se Ele nunca fizera um milagre? (Ela sabia que Ele era o Filho de Deus.) Por que vocês acham que Jesus realizou esse milagre? (Porque as pessoas que deram a festa precisavam de mais suco, porque Ele era amigo delas.) Se vocês virem alguém com problemas, o que vocês procurarão fazer? (Tentaremos ajudar.) Por quê? (Por que nos preocupamos com as pessoas e...)
QUANDO SERVIMOS A OUTRAS PESSOAS, FAZEMOS AMIGOS PARA DEUS

 

 

Um comentário:

Unknown disse...

Esse blog é abençoado por Deus, com tamanha grandeza, mil beijocas!!!!!!!