Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Migalhas para cães?

8ª Lição dos Juvenis 21/11

 

Uma mulher pede ajuda a Jesus para que cure sua filha

Jesus viveu para ser uma bênção aos outros

VERSO PARA MEMORIZAR (ju 4t 08 09)
“Pois não há distinção entre judeu e grego, mesmo é o Senhor de todos. Porque: Todo aquele que invocar o Senhor será salvo.” Romanos 10:12 e 13.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Marcos 7:24-30; O Desejado de Todas as Nações, págs. 399-403.

OBJETIVOS
- Saber que Jesus ajudava a todos, ou qualquer outra diferença.

- Sentir-se chamado para partilhar portando sua classe social.
- Responder procurando maneiras que são diferentes dele.

MENSAGEM CENTRAL
Jesus nos chama para servir todas as pessoas, mesmo que sejam diferentes de nós.

 

Resumo da Lição
Uma mulher que não era judia vai a Jesus em busca de cura para sua filha. Jesus lhe dá uma resposta aparentemente desfavorável. Mas a mulher reivindica “as migalhas”.

Jesus não lhe dá apenas as migalhas, mas uma bênção plena da mesa — cura completa para sua filha.

Esta Lição Fala Sobre Serviço
Jesus ensina aos discípulos e a nós o princípio de que todos têm acesso a Ele, que podem e irão receber o benefício pleno de Suas bênçãos, a despeito de sua raça, cultura, ou qualquer outra diferença. Nosso serviço, portanto, também deve ser prestado sem levarmos em conta as diferenças.

 

Enriquecimento
Os cães são geralmente símbolo de desonra. Por que será que Jesus usou tal expressão?

Explicação: A palavra que Jesus usou era um diminutivo que descrevia, não os cães selvagens mas os cãezinhos de estimação que vivem em casa, de um colo ao outro.

No grego, essas expressões são caracteristicamente afetivas. Ao usar essa expressão, Ele tirou o ardor da palavra. Seu tom de voz também fez muita diferença, encorajando a mulher a insistir em sua petição.

Veja atividade para chamar a atenção dos alunos para o assunto a ser estudado:

“Tratando” Outros
Dizer aos alunos que receberão uma lembrancinha hoje, mas que aqueles que estão vestindo alguma coisa verde não receberão a lembrança. Dizer que não deve haver protestos, porque será exatamente assim hoje. Então, distribuir as lembrancinhas, mas entregar a todos, inclusive aos que estão vestindo alguma coisa verde. Quando alguém comentar sobre o procedimento, dizer que hoje o professor não está conseguindo enxergar a cor verde.

Analisando
Como vocês se sentiram ao pensar que não ganhariam uma lembrancinha? Como se sentiram ao pensar que ganhariam uma lembrancinha, mas que outros não ganhariam só por que estão usando alguma coisa verde? Como se sentiram quando viram que afinal todos ganharam uma lembrancinha? Como isso é semelhante ou diferente da maneira de Deus nos tratar?
Vamos encontrar e ler juntos nosso Verso Para Memorizar, Romanos 10:12 e 13. Do próprio exemplo de Je.sus estamos hoje aprendendo que
JESUS NOS CHAMA PARA SERVIR TODAS AS PESSOAS, MESMO QUE SEJAM DIFERENTES DE NÓS.

 

Grandes Diferenças
Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco e distribuir papel e lápis. Cada grupo deverá fazer uma lista de quantas diferenças conseguir encontrar entre os alunos do grupo. Em que aspectos cada aluno é diferente de todos os outros? Procurem encontrar 15 diferenças. Se tiverem dificuldade para encontrar 15 coisas, coloquem na lista pelo menos duas ou três coisas que vocês têm
em comum, mas que são diferentes dos outros.

Analisando
São muito grandes as diferenças? Como vocês se sentem ao saber que há tantas diferenças mesmo entre um grupo pequeno assim? Vamos procurar e ler alguns textos bíblicos: Atos 10:34, Gálatas 3:28 e 29. Como todas essas diferenças que vocês encontraram se assemelham ou diferem da mensagem que Deus nos transmite nos versos bíblicos que acabamos de ler? Como isso afeta sua vida? Vamos encontrar e ler nosso Verso Para Memorizar, Romanos 10:12 e 13. Hoje estamos aprendendo que
JESUS NOS CHAMA PARA SERVIR TODAS AS PESSOAS, MESMO QUE SEJAM DIFERENTES DE NÓS.

 

Veja atividade para aplicar o assunto estudado à própria vida:

Situação
Apresentar aos alunos a seguinte situação:
Nagibe mora em um bairro da cidade onde a maioria das pessoas ao seu redor; na escola e no ônibus, são diferentes dele. Eles vêm de culturas diferentes e de grupos étnicos diferentes. Até a aparência deles é diferente da aparência de Nagibe. Mas ele aprendeu que essas coisas não têm importância para Jesus, e por isso, elas também não têm importância para ele. Nagibe deseja partilhar o amor de Jesus com outros, servindo-os, sem importar-se com qualquer diferença entre ele mesmo e os demais.

Analisando
Como Nagibe pode servir outras pessoas que são diferentes dele e mostrar-lhes o amor de Jesus? Se vocês fossem Nagibe, o que fariam? Nagibe já sabe que
JESUS NOS CHAMA PARA SERVIR TODAS AS PESSOAS, MESMO QUE SEJAM DIFERENTES DE NÓS.

 

Veja atividade para compartilhar o assunto aprendido com o semelhante:

Trocando Idéias Sobre Serviço
Dividir os alunos em grupos de cinco ou seis. Troquem idéias durante um minuto mais ou menos, e façam uma lista de classes ou categorias de pessoas que vocês vêem diariamente, que são diferentes de vocês.

Quando esgotar o prazo dado, dizer: Agora, troquem idéias sobre maneiras de servir; tantas quantas forem possíveis, para cada uma das classes/categorias de pessoas que vocês colocaram em sua lista.
Quando esgotar o segundo minuto de prazo, começar a fazer uma lista no quadro com as classes/categorias de pessoas que cada grupo colocou em sua lista, evitando repetições. Depois, fazer a lista de maneiras de os alunos poderem servir cada uma das classes/categorias de pessoas,
Quando terminar de fazer a lista geral no quadro, ela deve conter as mais variadas classes e/ou categorias de pessoas e diversas sugestões de maneiras como podemos servir cada uma delas. (Não esquecer de incluir a categoria dos “idosos”.)

Analisando
Como vocês podem aproveitar essas idéias e utilizá-las durante a nova semana? Escolham a idéia que mais gostaram e determinem como poderão colocá-la em prática durante a semana. Partilhe com seu grupo o que você decidiu. Durante a semana, procurem maneiras de servir pessoas que sejam diferentes de vocês, porque

JESUS NOS CHAMA PARA SERVIR TODAS AS PESSOAS, MESMO QUE SEJAM DIFERENTES DE NOS

Explorando o Texto Bíblico
Em nossa história bíblica de hoje, Jesus diz alguma coisa que parece cruel para alguém de outra raça. Com o auxílio da Bíblia, procure pelo menos dois outros exemplos na vida de Jesus que provam que Ele não tinha preconceito contra outras raças, sexos ou classes de pessoas que outros evitavam.

  • os leprosos — Mateus 8:2 e 3;

  • a mulher junto ao poço, tanto por ser mulher como por ser samaritana — João 4:9;

  • as criancinhas — Mateus 19:13 e 14.)

Qual a atitude típica dos judeus para com os gentios? Em que aspecto isso é semelhante ou diferente da maneira que Deus deseja que tratemos os outros? Que diferença isso fará na maneira como vocês servem os outros? Lembre-se de que JESUS NOS CHAMA PARA SERVIR TODAS AS PESSOAS, MESMO QUE SEJAM DIFERENTES DE NÓS.

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