Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

E me chamarão Bem-Aventurada

9ª LIÇÃO DOS PRIMÁRIOS 28/11

Texto (s) chave e referências: Lucas 1:26-38; O desejado de todas as nações, págs. 81, 82 e 98.

Verso Bíblico para memorizar (pr 4t 09 09): "Graça a Deus por Seu dom indescritível." (1 Coríntios 9:15, NVI).

Objetivos:                 

Saber que Jesus é a maior dádiva de todas.

Sentir gratidão por Deus nos ter dado a dádiva de Seu filho.

Responder ao agradecer a Deus por Sua dádiva.

A mensagem: Jesus é o presente de Deus para mim.

A história bíblica de relance:

Um anjo aparece a Maria, uma virgem comprometida a casar-se com José. O anjo diz a Maria que ela é altamente favorecida e que ela dará a luz a um filho. Ela irá chamar Sei filho de Jesus, e Ele salvará Seu povo dos seus pecados. Maria responde louvando a Deus.

Esta é uma lição sobre COMUNIDADE:

A promessa do nascimento do Salvador foi a maior dádiva da história do mundo, tanto para Maria, Sua mãe, como para toda a humanidade. Jesus Cristo é a dádiva suprema para a humanidade; uma dádiva de amor incondicional.

Enriquecimento:

"A palavra em português para "amor" é bastante inadequada para expressar a profundidade do solícito interesse que expressam as palavras gregas ágape, "amor", e agapáo, "amar"... O amor é o atributo preeminente do Criador para com Suas criaturas. É a força predominante no governo divino... A expressão suprema do amor divino é a dádiva do Pai ao entregar Seu próprio Filho (João 3:16), mediante o qual é possível sermos "chamados filhos de Deus" (I João 3:1).
"O amor só é genuíno quando está em ação. O amor de Deus pelos pecadores O levou a dar tudo o que tinha para salvação deles." (Comentário Bíblico Adventista, vol. 5, pág. 929).

 

Vivenciando a História
Personagens: Maria, a mãe de Jesus, o anjo Gabriel.
roupas dos tempos
bíblicos

dois juvenis adultos

seis cartões ou seis embalagens ou caixas de presente

Fazer arranjos para as crianças encenarem a história enquanto ela é contada. Fazer uma pausa nos momentos apropriados para que Maria e Gabriel apresentem suas falas. Parecia ser dia normal em Nazaré. Maria [apontar para Maria] morava nessa cidade. Um dos maiores acontecimentos na vida de Maria era seu noivado com José. Ela, provavelmente, estivesse pensando em seu próximo casamento, fazendo pianos acerca
dele e reunindo as coisas que precisava para montar seu novo lar.
Por outro lado, sua vida era maravilhosamente calma. Mas nessa normalidade, certo dia, de repente, sem saber de onde, Gabriel, um anjo, apareceu diante dela. [Gabriel
entra.]
—Alegre-se, agraciada! — disse o anjo. — O Senhor está com você!
Maria, naturalmente, ficou surpresa ao ver Gabriel. Mas ela ficou ainda mais surpresa ao ouvir o que ele disse. “Por que um anjo veio me ver?”, ela pensou. “Por que eu sou agraciada?”
O anjo percebeu que Maria ficou muito preocupada com sua saudação. Ele não queria que ela ficasse com medo. Ele tinha grandes notícias para ela. O anjo estava muito emocionado, e desejava que ela também se sentisse emocionada.
— Não tenha medo, Maria — disse ele. — Você foi agraciada por Deus. Você terá um filho, e Lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Lhe dará o trono de Seu pai Davi, e Ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; Seu reino jamais terá fim!
Maria ficou surpresa com tudo o que ouviu. Ela era apenas uma moça simples e pobre, mas o anjo lhe dissera que ela teria um filho que cresceria para ser rei.
— Como acontecerá isso? — ela perguntou ao anjo. — Eu não sou casada.
— O Espírito Santo virá sobre você — explicou o anjo. — O poder do Altíssimo a cobrirá. A Criança que nascerá será santa, o Filho de Deus.
Maria, provavelmente, sentisse que precisava sentar-se. Tudo fora tão rápido e surpreendente. Gabriel,porém, parecia esperar urna resposta. Maria, finalmente, murmurou:
— Sou serva do Senhor. Que aconteça conforme a tua palavra.
Depois disso, o anjo desapareceu, deixando Maria envolta em seus pensamentos.
Quanto mais Maria pensava sobre o assunto, mais atemorizada ela ficava. Deus a havia escolhido para tornar-se mãe de Seu Filho. A Criança seria diferente de todas as outras crianças. Ela seria santa e cresceria para salvar Seu povo dos pecados dele. Também estabeleceria um reino de justiça que não teria fim. A ela fora dada a maior honra que uma mulher poderia receber. Ela seria mãe do Filho de Deus. E a Criança seria um presente a todas as pessoas de todos os lugares, diferente de qualquer outro presente na história do mundo. Ele teria poder para perdoar os pecados de todos.
Maria louvou a Deus pelo presente que Ele lhe dera e a todas as pessoas do mundo. “Minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”, disse ela. “De agora em diante todas as nações me chamarão bem-aventurada, pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor.”

Analisando
Com antecedência, escrever as seguintes perguntas em um cartão. Colocar cada cartão em uma embalagem ou caixinha de presente. Numerar cada cartão e o presente correspondente. Esconder os presentes em volta da sala para que as crianças os procurem. Pedir que as seis crianças que encontrarem os presentes os desembrulhem e respondam às perguntas, na ordem numérica. Elas podem também pedir que outras crianças respondam.
1. O que você faria se um anjo aparecesse de repente diante de você?
2. Por que Maria ficou preocupada?
3. Que notícias o anjo deu a Maria?
4. O que haveria de especial com o bebê de Maria?
5. Que presente Deus deu a Maria?
6. Que presente Deus deu a você?
Vamos dizer juntos a nossa mensagem de hoje: JESUS É O PRESENTE DE DEUS PARA MIM

Estudo da Bíblia
Procure:

2 Crônicas 9:1,9,23 e 24;

Gênesis 37:3;

Êxodo 35:4-9;

Gênesis 24:53;

Salmo 127:3;

Romanos 6:23

Efésios 2:8;

João 3:16;

Lucas 1:35.


Você se lembra de outros presentes mencionados na Bíblia?

Analisando
Alguns destes presentes são ruins?

Quantos são os melhores?

O que nos garante os presentes mencionados em Efésios 2:8 e Romanos 6:23? (Jesus.)

Qual é nossa mensagem de hoje? Vamos dizê-la juntos: JESUS É O PRESENTE DE DEUS PARA MIM.

ATIVIDADES:

FAZER O ANJO GABRIEL

Cole as partes do anjo em um saco de papel / pipoca que caiba a mãozinhas das crianças

 

[42angelpuppetsam2in.jpg]

Um comentário:

Unknown disse...

Malu, amei seu blog. Gostei da idéia do anjo Gabriel, pena que não vi antes. Mas agora já sei onde procurar idéias. Vou visitar sempre seu blog. Que Deus continue a abençoar seu trabalho. Realmente é uma benção! Parabéns,
Abraço