Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Poder da Ressurreição

9ª LIÇÃO DOS ADOLESCENTES 28/11

Texto Bíblico: Mateus 28:2-4; 11-15.
Comentário: O Desejado de Todas as Nações, capítulos 80 e 81.
Verso Bíblico: Mateus 28:2-4

SINOPSE
A lição desta semana aborda a ressurreição de Jesus Cristo e seu profundo significado para a humanidade. Satanás e suas hostes malignas tramaram as cenas cruéis que resultaram na morte de Cristo. Regozijaram-se ao pensar que a eficácia da vida imaculada do Salvador e o Seu sacrifício perfeito fossem anulados pelo poder da sepultura. Mas estavam errados.
Os seguidores de Cristo perderam completamente a esperança diante da morte do Mestre. Já Satanás encarou esse fato como sua última chance para sabotar o plano da salvação. Os mundos não caídos, no entanto, simplesmente contemplaram atônitos a morte do Filho de Deus. Ficaram horrorizados com o sacrifício dAquele que os havia trazido à existência. Será que Satanás havia sido bem-sucedido em seu plano de manchar o caráter de Deus? Tudo parecia perdido naquela tarde de sexta-feira no Calvário, mas domingo logo raiaria!
A ressurreição de Jesus Cristo foi absolutamente essencial para o cumprimento do plano da salvação. Ao estudar a lição desta semana com os alunos, enfatize que a morte de Cristo na cruz está intimamente ligada à Sua ressurreição. A vida sem pecado de Jesus cumpriu as exigências da lei de Deus. Sua morte pagou o preço do pecado (Romanos 3:23) e a Sua ressurreição e ascensão deixaram claro que o Pai aceitou Seu sacrifício em nosso lugar. A salvação não estava garantida até que Jesus ressuscitou da sepultura e retornou ao Céu.
A ressurreição de Cristo é a certeza que abriga todas as nossas esperanças de um dia vivermos eternamente com Deus. Sem ela, como afirmou o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 15:14-17, a nossa fé e a nossa pregação seriam uma ilusão.

OBJETIVOS  PARA OS ALUNOS ALCANÇAREM:
• Descobrir que a ressurreição de Cristo indicou que o ministério terreno do Salvador havia chegado ao fim com sucesso. (Saber)
• Sentir o desejo de abraçar a verdade e acreditar que Aquele que ressuscitou Cristo tem poder para fazer o mesmo por nós. (Sentir)
• Procurar oportunidades para testemunhar o poder da ressurreição de Cristo com o próximo. (Responder)

PARA SEREM EXPLORADOS PELOS PROFESSORES:
• Vida, morte e ressurreição de Cristo (Nisto Cremos, n° 26)
• Certeza da salvação (Nisto Cremos, n° 9)


Atividade
O objetivo dessa atividade é levar os alunos a refletir sobre algumas atitudes e crenças que as pessoas geralmente têm em relação à morte, segundo é abordada pela mídia.
Depois que os alunos realizarem a atividade, peça para compartilharem as respostas com a classe. Provavelmente, haverá uma combinação de respostas para explicar o fascínio humano em relação ao assunto da morte e ao estado dos mortos. É importante lembrar que Satanás procura utilizar todos os meios possíveis para enganar e confundir a mente humana a respeito desse assunto, pois deseja colocar em dúvida a crença na ressurreição de Cristo. Se, após a morte, o ser humano pode continuar vivendo independentemente do poder de Deus, então a esperança que a ressurreição de Cristo nos oferece é insignificante.


Ilustração

Um pastor de uma igreja local contou a seguinte história:
“Não sou especialista em arte, mas de vez em quando urna pintura ou um retrato realmente transmite uma mensagem clara e forte ao meu coração. Algum tempo atrás, vi um retrato de uma cabana antiga nas montanhas que fora queimada. A chaminé foi a única coisa que restou. Por todo lado havia escombros do que um dia havia sido a única possessão da famflia. Em frente à casa destruída, estava um senhor de idade vestido apenas com a roupa íntima e ao seu lado um garotinho agarrado a um macacão remendado. Era evidente que a criança estava chorando. Abaixo do retrato encontravam-se as palavras que o artista imaginou que o senhor falava ao garoto. Palavras simples, mas que expressam uma profunda teologia e filosofia de vida. As palavras são: ‘Depressa garoto, Deus não está morto!’
“Aquele retrato tão vívido daquela cabana queimada, daquele senhor, do garoto chorando e as palavras ‘Deus não está morto’ sempre veem à minha mente. Em vez de ser um lembrete do desespero da vida, tornou-se um lembrete da esperança! Preciso me lembrar de que há esperança neste mundo. Em meio a todos os problemas da vida e aos fracassos, preciso de imagens mentais que me lembrem de que não estamos perdidos enquanto Deus estiver vivo e no controle do mundo que criou.”
— When God Was Taken Captive, p. 24.

Uma Ponte Para a História

Todos nós precisamos de esperança. Toda vez que ouvimos uma história de uma pessoa rica que tentou cometer suicídio, devemos nos lembrar de que nem todo o dinheiro do mundo pode comprar a esperança. Se os ricos não estão a salvo da desolação deste mundo tão difícil, que diremos dos pobres?
Quando a vida nos sobrevier como uma grande inundação, nós, seres humanos, podemos descansar na verdade que declara que “Deus não está morto!” Como sabemos disso? Em uma só palavra — Jesus. Jesus venceu a morte e não há poder mais forte na Terra do que a morte. Esse é um grande motivo para nos alegrarmos e comemorarmos, mesmo em meio às dificuldades que enfrentamos aqui.


Aplicando a História (Para Professores)

Além do tema da esperança tão inerente ao relato de Lucas, o leitor é levado a sentir de perto a tristeza e o sofrimento ali narrados. Às vezes, a tristeza é tão forte e poderosa que nos impede de enxergar as coisas que estão acontecendo ao nosso redor. Analise com os alunos todas as coisas que as mulheres junto ao sepulcro e os discípulos de Jesus não perceberam por causa da tristeza que sentiam. Por exemplo, eles não se lembraram das palavras de Jesus a respeito de Sua morte e ressurreição. De que maneira podemos cometer o mesmo erro? De que forma podemos nos entristecer, mas sem ignorar as promessas de Deus?
Outra verdade importante ressaltada nesse relato bíblico é que Deus não nos abandona durante os períodos de perplexidade e dor. Note que anjos apareceram para confortar aqueles que sinceramente procuravam Jesus. Jeremias 29:13 deixa claro que acharemos o Senhor quando O procurarmos de todo o coração, assim como os seguidores de Cristo fizeram naquela ocasião.
Os Evangelhos deixam claro que Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana, mas não incluem nenhuma ordem para santificarmos e guardarmos esse dia. Enfatize que o domingo da ressurreição foi um dia muito especial, mas Deus, o Criador, escolheu não torná-lo
um dia sagrado de adoração. O que isso nos diz a respeito da santidade do sétimo dia, o sábado?
Por que os discípulos não acreditaram na notícia trazida pelas mulheres de que Jesus havia ressuscitado? O que isso revela a respeito da mentalidade dos discípulos após a crucifixão? Isso nos faz refletir que aqueles que estiveram tão próximos de Jesus durante Seu ministério terreno O abandonaram na hora em que mais precisou e em seguida recusaram-se a acreditar que havia ressuscitado. Será que podemos cometer o mesmo erro?


Utilize as passagens a seguir como fontes alternativas:

Mateus 28:2-4 e 11-15
Marcos 16: 1-20

João 20
1 Coríntios 15

Romanos 4-5


Apresentando o Contexto e o Cenário

1. Primeiro o Mais Importante. É interessante notar que o relato da ressurreição de Cristo (Lucas 24:36-43) precedeu todos os outros relatos do ministério de Jesus. Por que isso é tão importante? C. S. Lewis, um apologista e teólogo cristão, fala a respeito disso em seu livro Miracles (Milagres):
“A Ressurreição é o tema central de todos os relatos cristãos encontrados em Atos. A Ressurreição e as suas consequências eram o ‘evangelho’ ou ‘as boas-novas’ trazidas pelos cristãos: o que chamamos de ‘evangelhos’, a narrativa da vida e da morte de nosso Senhor, foram escritos depois em benefício daqueles que já tinham aceitado o evangelho. Não se tratavam da base do cristianismo: foram escritos para aqueles que já tinham sido convertidos. Os milagres da Ressurreição e a teologia desse milagre vieram primeiro: a biografia veio depois como um comentário sobre esse evento. Nada poderia ser mais legendário do que selecionar frases de Cristo registradas nos Evangelhos e considerá-las informações únicas e julgar o restante do Novo Testamento como informações construídas a partir delas. O primeiro fato da história da cristandade é um número de pessoas que disseram que viram a Ressurreição.” — Páginas 143 e 144.

2. Um Símbolo Poderoso. A ressurreição de Jesus é.
• A evidência da verdade dos ensinamentos de Cristo (Atos 2:22-24; 1 Coríntios 15:12-20).
• O coração do evangelho (Romanos 4:24- 25, 10:9; 1 Coríntios 15:1-4).
• A razão de evangelizarmos e testemunharmos (Mateus 28:18-20; Atos 10:39-43).
• A principal indicação do poder que o crente recebe diariamente para viver a vida cristã (Romanos 6:4-14, 8:9-11; Filipenses 3:10).
• A razão para a submissão plena de nossa vida a Deus (Romanos 7:4; 1 Coríntios 15:57-58).
• O antídoto para combater o medo da morte (João 11:25; 1 Coríntios 15:54-58).
•O exemplo de nossa futura ressurreição (Atos 4:2; 1 Coríntios 6:14; 1 Tessalonicenses 4:13-18).
São infinitos os significados da ressurreição de Cristo na teologia cristã!
3. De Volta à História. A ressurreição de Jesus Cristo preocupou muita gente. Os soldados responsáveis por guardar o sepulcro testemunharam um festival de relâmpagos que os deixou confusos e atordoados. Maria Madalena e as outras mulheres que foram até o sepulcro encontraram anjos pela primeira vez na vida e safram às pressas para dar as boas-novas da ressurreição de Cristo aos discípulos.
Enquanto os soldados que guardavam o sepulcro perderam os sentidos ao contemplarem a glória do anjo enviado para despertar Cristo e as mulheres correram para informar os discípulos da ressurreição, os líderes judeus que provocaram a morte de Jesus estavam atormentados. Ellen White escreveu: “Matando Cristo, os sacerdotes se tinham tornado instrumentos de Satanás. Achavam-se agora inteiramente em seu poder. Estavam emaranhados numa teia da qual não viam escape, senão continuando sua guerra contra Cristo. Ao ouvirem a notícia de Sua ressurreição, temeram a ira do povo. Recearam que a própria vida corresse perigo. A única esperança para eles era provar ser Cristo um impostor, negando haver ressuscitado.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 785.

Atividade (para professores)
Divida a classe em duplas. Distribua caneta e papel. Peça para cada dupla pensar em três maneiras pelas quais possam compartilhar o signi-. ficado da ressurreição de Cristo com um amigo esta semana. Incentive-os a usarem a criatividade. Por exemplo, de que maneira podem com- partilhar as boas-novas da ressurreição de Jesus através da internet? De que forma podem abordar o assunto com um colega da escola?
Peça para uma ou duas duplas compartilharem suas ideias com a classe. Em seguida, peça para alguém encerrar orando para que Deus lhes conceda sabedoria e oportunidades de compartilhar essa verdade tão importante com outras pessoas durante a semana.

Resumo
As boas-novas da salvação teriam perecido na sepultura se Jesus não tivesse ressuscitado. O próprio Jesus declarou: “O Pai Me ama porque Eu dou a Minha vida para recebê-la outra vez. Ninguém tira a Minha vida de Mim, mas Eu a dou por Minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tomar a recebê-la, pois foi isso o que o Meu Pai Me mandou fazer.” João 10:17 e 18.
Ellen White afirmou que, no momento em que o anjo do Senhor falou com Jesus no sepulcro de José, “o Salvador saiu do sepulcro pela vida que havia em Si mesmo” (O Desejado de Todas as Nações, p. 785). O poder de Jesus sobre a vida e a morte não apenas assegurou nossa salvação, mas também nos concede a gloriosa esperança de, assim como Ele, um dia ressuscitarmos para viver em paz com Deus.

Essa foi a mensagem revolucionária que deu origem ao cristianismo e mantém o coração do evangelho batendo forte até hoje. Qualquer que seja o hábito que o escraviza ou as lutas que enfrenta, Jesus pode dar-lhe vida nova. Mesmo se formos forçados a experimentar o cálice cruel da morte, podemos ter a certeza de que um dia Jesus nos ressuscitará para vivermos com Ele eternamente.

Se você tem o livro, pode obter mais informações lendo O Desejado de Todas as Nações, capftulos 80 e 81.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Ensinando Através da Música

A música é uma das coisas que os adolescentes ao redor do mundo mais apreciam. Não importa o continente ou a cultura, a música é algo que une e encanta a todos eles. Há inúmeras músicas que falam a respeito da ressurreição de Jesus. Escolha uma música e coloque-a para tocar para introduzir ou encerrar o estudo que farão na classe. Distribua cópias da letra para que os alunos possam acompanhá-la.
Fonte:http://www.historiasbiblicas.advir.com

Nenhum comentário: