Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

JESUS O GRANDE MÉDICO CURA O FILHO DO OFICIAL

6ª Lição dos Juvenis – 07/11

Verso bíblico para memorizar:

"Vendo Ele as multidões, compadeceu-Se, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. E, então, Se dirigiu a Seus discípulos: a seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao senhor da seara que mande trabalhadores para a Sua seara."

 

Texto (s) chave e referências:

Na bíblia: João 4:46-54; O desejado de todas as nações, págs. 196-200.

Você deverá:

- Saber que quando servimos outros, nós os ajudamos a desenvolver confiança em Jesus.
- Sentir-se ansioso e disposto a ajudar outros a conhecerem a Jesus.

- Responder falando a alguém sobre Jesus.

 

Mensagem importante:
JESUS USA NOSSO SERVIÇO PARA AJUDAR OUTRAS PESSOAS A CONFIAR NELE

 

A história bíblica de relance:

Jesus procura maneiras de cuidar das necessidades das pessoas e ao mesmo tempo Se revela a elas como seu amigo e Salvador. Jesus cura o filho de um oficial. Ao fazer isso, Ele fortalece a fé daquele oficial, que não apenas vê seu filho ter a saúde restaurada, mas também aprende a confiar totalmente em Jesus.

Esta história bíblica hoje enfoca a COMUNIDADE:

Nosso serviço hoje pode ser moldado pelo serviço de Jesus. Podemos buscar maneiras de ministrar às necessidades dos outros, e então apresentá-los a Jesus, que pode cuidar de todas as suas necessidades.

 

Enriquecimento:

Qualidades de um homem nobre (um oficial do reino) que permitiu que Jesus desse a resposta para suas necessidades:

 

1. Apesar de ser um homem nobre (o termo grego é basilikos ou cortesão), ou um oficial real alto escalão na corte de Herodes, ele foi humilde o suficiente para vir até Jesus que não tinha status maior que o de um carpinteiro da vila de Nazaré. Ele havia viajado cerca de 32 quilômetros de Cafarnaum até Cana para conseguir a ajuda de Jesus.

 

2. Ele se recusou a ficar desestimulado mesmo quando Jesus o repreendeu, dizendo: "Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão". Neste ponto, Jesus estava testando sua fé. Se o cortesão tivesse sido orgulhoso demais e não aceitasse a repreensão, e tivesse ido embora, Jesus teria sabido que sua fé não era genuína.

 

3. O homem nobre tinha fé. Ele começou sua jornada para casa com a única certeza dada pala afirmação de Jesus: "Você pode ir. Seu filho viverá".
Lição a ser aprendida: "É próprio da essência da fé, que devemos crer que o que Jesus diz é verdade. Muitas vezes temos um tipo de desejo vago e anelante de que as promessas de Jesus fossem verdadeiras. A única maneira de realmente nos apropriarmos dela é crer nelas com a garra intensa semelhante à de um homem que quase se afoga."

 

4. Ele se entregou às promessas de Cristo. Ele não foi do tipo que foi embora depois de obter o que desejava, e então se esqueceu de Jesus.
Lição para ser aprendida: Podemos começar com uma necessidade desesperadora de alguma coisa. Quando esta necessidade for suprida, isso pode se tornar no amor dominante pela pessoa que nos ajudou. Esta deveria ser a história da vida cristã. (adaptado de William Barclay, The Gospel of John, vol 1 [Philadelphia, Penn.: The Westminster Press, 1975], págs 175, 176).
Será que creio realmente que Jesus irá fazer o que diz que fará em minha vida? Que necessidades tenho eu em minha vida que deveria entregar a Jesus?

 

Para colorir

Fonte:http://www.historiasbiblicas.advir.com

Nenhum comentário: