Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 24 de novembro de 2009

O “NATAL” NA IGREJA

Queridos, vejam o que o Espírito de Profecia diz sobre o natal e árvore de natal na igreja:

arvoremundoafora

 

“As festas estão chegando rapidamente com sua troca de presentes, e jovens e idosos estão estudando intensamente o que poderão dar a seus amigos como sinal de afetuosa lembrança. É agradável receber um presente, mesmo simples, daqueles a quem amamos. É uma afirmação de que não estamos esquecidos, e parece ligar-nos a eles mais intimamente... Está certo concedermos a outras demonstrações de amor e afeto, se em assim fazendo não esquecemos a Deus, nosso melhor amigo. Devemos dar nossos presentes de tal maneira que se provem um real benefício ao que recebe.” Review and Herald, 26 de dezembro de 1882.
(O Lar Adventista pág. 478 e 479)

“Não devem os pais adotar a posição de que uma árvore de natal posta na igreja para alegrar os alunos da Escola Sabatina seja pecado, pois pode ser ela grande benção. Ponde-lhes diante do espírito objetivos benevolentes”. O Lar Adventista pag. 482

 

Particularmente, não gosto muito desta data. Pois me lembro de quando criança minha mãe trabalhava até tarde, na véspera, era a noite mais longa longe dela. E no dia 25 estava tão cansada que mal podia  brincar conosco com os presentes que nos dava. Creio que o natal é apenas uma data fictícia para lembrarmos do nascimento de Jesus, pois na Bíblia não menciona a data do seu nascimento. Trocamos presentes como simbolismo. Não tenho nada contra, apenas penso que não devemos esquecer o verdadeiro motivo. Talvez usar a árvore de natal para pendurar envelopes para ofertas de gratidão, ou colocar em baixo dela alimentos não perecíveis para serem doados, ou quem sabe recadinhos, pedidos de oração, tem muitas maneitas de usá-la de forma útil e não apenas para enfeitar.

Quanto ao uso árvore de natal, li na wikipédia que diz:

“Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a Alemanha como país de origem, a mais aceita atribui a novidade a Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI. Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Arrumou em seguida papéis coloridos para enfeitá-lo mais um tanto. Era o que ele vira lá fora. Afastando-se, todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a árvore de Natal. Queria, assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.

Bjinhos e um abraço carinhoso!

 

                                                Malu

3 comentários:

LURÂNIA disse...

Que bom que vc pensa assim, em várias igrejas muitos irmãos não concordam em montar a árvore de natal. Vou indicar estes textos de Ellen White.
Tbm sou professora na escola sabatina dos menores e estou seguindo seu blog. Que Deus te abençõe!!!

Mariana Silveira disse...

é legal saber q existem pessoas como vc q se preocupam com os pequeninos da nossa igreja! estou sempre olhando as novidades no seu blog e fazendo na minha igreja, todos adoram... que Deus abençoe!!

Mariana Silveira disse...

é legal saber q existem pessoas como vc q se preocupam com os pequeninos da nossa igreja! estou sempre olhando as novidades no seu blog e fazendo na minha igreja, todos adoram... que Deus abençoe!!