Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Separação Pacífica

Lição 2 Juvenis 9 de julho de 2011

Verso Para Memorizar “Então Abrão disse a Ló: Não haja desavença entre mim e você, ou entre os seus pastores e os meus; afinal somos irmãos!” Gênesis 13:8.

Resumo da Lição

Durante provações e dificuldades, Abraão e Ló tinham vivido juntos em paz e harmonia. Depois, na prosperidade, não houve suficiente pasto para ambos os rebanhos, e contendas entre seus pastores ocorriam com regularidade. Sendo o mais velho dos dois, Abraão tinha o direito de escolher para si o que desejasse. No entanto, ele renunciou seu direito e permitiu que Ló fizesse a primeira escolha. Esta lição fala sobre comunidade. Dentro das famílias sempre surgem conflitos. Abraão serve de bom exemplo para todas as famílias. Conversando sobre o problema e colocando outros em primeiro lugar, podemos resolver conflitos e manter um relacionamento harmonioso.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

Perguntar aos alunos se alguma vez já tiveram um desentendimento com um irmão ou irmã. Chamar voluntários para contar sobre o motivo pelo qual geralmente se desentendem e como resolvem o problema. Vamos dizer nosso Verso Para Memorizar, que se encontra em Gênesis 13:8. Hoje, vamos estudar sobre um conflito familiar encontrado na Bíblia. Vivenciando a História Pedir que os alunos se revezem na leitura do capítulo 13 de Gênesis. Então, pedir que dois voluntários façam o diálogo “Pastores dos Rebanhos”.

image

Aplicação da Lição

Como Vocês se Sentiriam? Certificar-se de que cada aluno da classe tenha uma Bíblia para esta atividade. Pedir que os alunos pensem em como se sentiriam em cada uma das situações à medida que forem sendo encenadas. Depois de cada cena, parar e fazer perguntas. Escolher duas pessoas para encenar as seguintes situações: Cena 1: Patrícia e Mateus são irmãos. Hoje, Mateus foi dispensado do time de basquete por ter notas baixas. Mateus desconta o desgosto consigo mesmo em sua irmã Patrícia. Como vocês se sentiriam em lugar de Patrícia? Como lidam com um desapontamento de um membro da própria família? Que ferramentas de solução de conflitos vocês usariam nessa situação? Analisando Ler em voz alta Provérbios 17:17 e 18:19. Como estes textos se relacionam com a situação que mencionamos? Cena 2: Janice volta para casa duas horas após o horário estipulado e encontra seu pai esperando. Janice tenta desculpar seu atraso, mas o pai não lhe dá ouvidos. Como vocês se sentiriam em lugar de Janice? Como vocês reagem quando sabem que fizeram algo errado? Que ferramentas de solução de conflitos usariam nessa situação? Ler em voz alta Provérbios 13:1 e Efésios 6:1. Como os textos de Provérbios e Efésios se relacionam com essa situação?

Encerramento

Deus é um Deus de paz e harmonia. Ele deseja que Seus seguidores também vivam em paz, tomando medidas construtivas para resolver seus conflitos. Vamos orar e pedir que Deus nos ajude quando enfrentarmos situações de conflito.

Nenhum comentário: