Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Josias Faz o que é Correto

Lição 2 dos Primários 9 de julho de 2011

VERSO PARA DECORAR “Josias [...] fez o que o Senhor aprova.” 2 Crônicas 34:1, 2.

Resumo da Lição

Aos oito anos de idade Josias se tornou rei de Judá. Reinou durante 31 anos. Sendo ainda bem jovem, ele come•ou a buscar o Deus de Davi, seu predecessor (2 Crônicas 34:3). Viajou pela terra de Judá, ordenando que todos os ’dolos fossem quebrados, os altares demolidos e os lugares de adora-lo, o idólatra destruídos. Ordenou que os sacerdotes usassem as ofertas do templo para restaurá-lo como lugar de adora•‹ o ao verdadeiro Deus. Os sacerdotes se encarregaram do trabalho. Sob a liderança de Josias, o povo de Deus trabalhou unido para dar a Deus o primeiro lugar em sua terra. Esta lição fala sobre comunidade. O rei Josias, embora muito jovem, exerceu grande influência sobre seu povo. Ele levou o povo a deixar a idolatria e adorar o verdadeiro Deus. Nós também podemos encorajar outros em nossa comunidade religiosa a adorar a Deus da maneira correta.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Personagens: Rei Josias, Hilquias, Safã. O restante das crianças se dividirá em “cortesãos” em pé junto ao rei, pessoas dando ofertas, construtores, e sacerdotes porteiros. (Talvez algumas crianças precisem desempenhar mais de um papel.) Convidar um homem para representar o rei Josias e contar a história. À medida que ele conta a história, pedir que os demais personagens encenem o relato. Antes de começar a Escola Sabatina, esconder o rolo. Antes do início da história, avisar à pessoa que representa Hilquias onde encontrar o rolo. Meu nome é Josias. Quando eu era criança como vocês, eu me tornei rei. Para ser exato, eu tinha cerca de oito anos. Embora eu fosse jovem, ouvi muito a respeito do meu pai e do meu avô e sabia que eles não tinham sido bons reis. Meu avô, o rei Manassés, fez uma porção de coisas erradas. Construiu lugares em que o povo adorava deuses falsos e estrelas do céu. Ele próprio ofereceu como sacrifício, queimando a um dos deuses, um de seus filhos. O rei Manassés construiu altares aos deuses estranhos no templo de Deus. Ele conversava com anjos maus e matou muitas pessoas que nada fizeram de errado. O rei Manassés também perdeu o livro da lei de Deus, que continha mensagens especiais de Deus para Seu povo. Esperava-se que cada dia os sacerdotes lessem desse livro para as pessoas. Sem o livro, as pessoas não podiam aprender a viver como Deus desejava que vivessem. Meu pai, o rei Amom, se tornou rei aos 22 anos, mas seguiu o exemplo do meu avô. Ele foi muito mau! Alguns de seus oficiais o odiavam tanto que o mataram em seu próprio palácio. Quando as pessoas ficaram sabendo disso, mataram aqueles oficiais. Foi depois disso, que eu me tornei rei. Eu vi tantas pessoas sofrerem que resolvi não ser como meu pai, Amom, nem como meu avô, Manassés. Decidi obedecer a Deus. Eu me dediquei a Deus e pedi que Ele me usasse para ajudar o povo a aprender mais sobre Ele. Comecei a compreender que precisaríamos destruir todos os ídolos e altares dos deuses falsos. Viajei por toda a terra de Judá pedindo ajuda ao povo. [Fazer como se pedisse ajuda às pessoas. Grupos de crianças fazem como se estivessem destruindo altares e ídolos.] Quando os ídolos eram destruídos, o povo os transformava em pó. [As crianças fazem como se estivessem moendo algo.] Então, eu espalhei o pó sobre as sepulturas daqueles que tinham adorado deuses falsos. [Fazer como se espalhasse o pó.] Quando completei 26 anos, eu sabia exatamente o que mais desejava fazer. Queria purificar a terra e restaurar o templo. Chamei meu assistente, Safã, e dei-lhe instruções que ele devia passar a Hilquias, o sumo sacerdote. – Diga a Hilquias que ajunte todo o dinheiro que os sacerdotes porteiros recolheram do povo no templo. Diga-lhe que esse dinheiro deve ser usado para restaurar o templo. Ele deve dar o dinheiro aos construtores. Estes pagarão trabalhadores e comprarão o material necessário. Safã foi procurar Hilquias imediatamente. [“Safã” deve sair e procurar “Hilquias”.] Safã transmitiu-lhe cuidadosamente minhas instruções. Hilquias disse aos porteiros que juntassem o dinheiro. [Gesticular como se mandasse os sacerdotes juntarem o dinheiro.] Então, Hilquias começou a andar em volta do templo. [“Hilquias” anda olhando ao redor como se procurasse alguma coisa.] De repente, ele gritou: – Venham ver o que eu encontrei! Todos vieram correndo. [Todos correm até onde “Hilquias” está e ele puxa para fora do esconderijo o livro em formato de rolo.] – O que é? – perguntou Safã. – O que aconteceu? – perguntaram os outros. – Olhem para isto! – disse ele sorrindo e erguendo um livro em formato de rolo. – Encontrei o Livro da Lei! Ele estava aqui mesmo no templo o tempo todo. – Deixe-me vê-lo – disse Safã. Hilquias lhe entregou o livro. Safã leu uns poucos parágrafos. – O rei precisa ver isto! – ele exclamou. – Por favor, leve-o para ele – disse Hilquias. – Com certeza, ele ficará muito contente. Assim, Safã me trouxe o Livro da Lei. E eu realmente fiquei muito feliz. Na semana que vem, contarei mais sobre o que aconteceu depois que lemos o Livro da Lei.

image

Nenhum comentário: