Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Lei e Amor Recapitulados

Lição 4 23 de julho de 2011

História Bíblica: Deuteronômio 4-6; 28.
Comentário: Patriarcas e Profetas, capítulo 42.

I. SINOPSE

Esta lição está baseada no capítulo 42 de Patriarcas e Profetas: “A Repetição da Lei.” Conta a história dos israelitas se preparando para entrar na Terra Prometida. Por causa de seu pecado em Cades, no entanto, não é permitido a Moisés entrar em Canaã. A função de líder dos israelitas foi dada a Josué. A Moisés foi então determinado “repetir-lhes a história de seu libertamento do Egito, e suas viagens no deserto, e também recapitular-lhes a lei proferida do Sinai”. – Patriarcas e Profetas, p. 463. Ellen G. White continua a descrever a cena: “Moisés ficou em pé perante o povo para fazer suas últimas advertências e admoestações. Seu rosto foi iluminado de uma santa luz. Tinha os cabelos brancos pela idade; mas o corpo estava ereto, o rosto exprimia o vigor não abatido da saúde, e os olhos eram claros e fortes. Era uma ocasião solene, e com profundo sentimento descreveu ele o amor e misericórdia do Protetor todo-poderoso.” – Patriarcas e Profetas, p. 463. Esta lição oferece uma oportunidade para retratar o “amor e a misericórdia” de nosso Protetor todo-poderoso. Ao apresentar a lei sob um ponto de vista positivo, os alunos devem ser capazes de fazer a ligação entre a lei de Deus e Seu amor. Pela obediência à lei de Deus, os israelitas desfrutaram os preciosos benefícios do estilo de vida divino. Por outro lado, ao desobedecerem às orientações divinas, os israelitas provaram as amargas consequências de uma vida distante de Deus. Por fi m, o modo de Deus sempre representa a melhor maneira de viver.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Apresente o texto a seguir em suas próprias palavras: Leis são uma parte da vida. Nem todas as leis, no entanto, fazem muito sentido para nós. Algumas leis parecem aceitáveis apenas quando nos tornamos mais velhos. Por exemplo, talvez quando você era criancinha desejou colocar o dedo na tomada. Pode ser que você tenha dado um “show” porque seus pais não permitiram que você vivesse essa aventura. Apenas quando nos tornamos mais maduros percebemos o valor das leis que nossos pais impõem. Da mesma forma, só quando amadurecemos como filhos de Deus que compreendemos como as leis de Deus são concedidas apenas para proporcionar liberdade e segurança. As leis de Deus não são como ordens sem sentido de um ditador que se deleita em restringir seus filhos. Como Paulo escreve: “A lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom.” Romanos 7:12.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. Uma das questões que surgem desta lição se centraliza na relevância das leis para os cristãos hoje. As leis que foram dadas a Israel ainda são vigentes hoje? O comentário nas notas de rodapé da Life Application Bible oferece esta resposta: “As leis divinas são designadas para guiar todas as pessoas a um estilo de vida saudável, honesto e consagrado a Deus. Seu propósito era apontar o pecado (ou pecado potencial) e mostrar a maneira adequada de lidar com aquele pecado. Os Dez Mandamentos, o âmago da lei de Deus, são tão aplicáveis hoje como foram 3.000 anos atrás porque eles defendem um estilo de vida endossado por Deus. Eles são a perfeita expressão de quem Deus é e como Ele deseja que as pessoas vivam. “Mas Deus deu outras leis além dos Dez Mandamentos. Elas são igualmente importantes? Deus nunca emitiu uma lei que não tivesse um propósito. No entanto, muitas das leis que lemos no Pentateuco foram ordenadas especificamente às pessoas daquela época e cultura. Embora uma lei específica possa não se aplicar a nós, a verdade ou princípio eterno por trás dela se aplica. “Por exemplo, os cristãos não praticam o sacrifício de animais no culto. No entanto, os princípios por trás dos sacrifícios – perdão do pecado e gratidão a Deus – ainda se aplicam. Os sacrifícios apontam para o último sacrifício feito em nosso favor por Jesus Cristo. O Novo Testamento diz que com a morte e ressurreição de Jesus Cristo as leis do Antigo Testamento se cumpriram. Isso significa que enquanto as leis do Antigo Testamento nos ajudam a reconhecer nossos pecados e corrigir nossas más ações, Jesus Cristo é quem elimina nossos pecados. Jesus é agora nosso principal exemplo a seguir porque apenas Ele obedeceu perfeitamente à lei e deixou o modelo de como devemos proceder.” – Página 286. Em sua despedida de Israel, Moisés repetiu a importância de obedecer às leis de Deus. O apóstolo Paulo disse: “A lei […] não anula a aliança previamente estabelecida por Deus, de modo que venha a invalidar a promessa. […] Assim, a Lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.” Gálatas 3:17 e 24. Aqui está a base: É importante guardar as leis de Deus. Em essência, Moisés disse aos filhos de Israel que seu destino eterno estava em suas próprias mãos. As mãos de Deus ficam atadas dependendo da escolha que fazemos. Podemos escolher a vida ao aceitar cumprir a lei de Cristo e viver no poder transformador de Sua graça. Ou podemos escolher a morte ao desobedecer às leis de Deus; consequentemente não somos conduzidos “a Cristo, para que fôssemos justificados pela fé”. Gálatas 3:24.

Resumo

Apresente os pensamentos a seguir em suas próprias palavras: Para tornar esta lição mais próxima da realidade, use uma bola de praia para ilustrar que guardar a lei de Deus não é uma questão de tentar ser bom. A força de vontade não é suficiente quando se aplica à lei. Explique como algumas pessoas levam a vida espiritual como se tivessem a obrigação de manter uma centena dessas bolas submersas ao mesmo tempo no Oceano Pacífico. Explique: “Você pode manter uma bola embaixo d’água com seus pés e mais umas duas submersas com suas mãos, mas logo você se sentirá derrotado e exausto.” Semelhantemente, algumas pessoas pensam: Se eu conseguir esconder minhas faltas quanto a obedecer à lei e mantiver meus pecados, como o orgulho, a glutonaria e a imoralidade, abaixo da superfície para que outros não os vejam, então talvez pelo menos parecerei um cristão. Essa maneira de guardar a lei é uma receita certa para o fracasso. Então, qual a solução? Saia da água e entre no barco com Jesus. O segredo não é tentar guardar cada lei da maneira mais difícil; em vez disso, o segredo é viver na presença dAquele que cumpriu perfeitamente a lei em nosso favor. Porque o pecado e Jesus não podem habitar no mesmo coração. O objetivo da vida espiritual é sempre permanecer na presença de Deus a fim de que Ele cumpra Sua vontade em nossa vida.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Uma das marcas de um ambiente ideal para o aprendizado Ž transmitir segurança. Quando debater um assunto potencialmente controverso como a lei,  importante mencionar todas as opiniões expressas pelos membros do grupo. Faça com que cada pessoa sinta que seus comentários s‹ o apreciados Ð mesmo se a opinião delas for diferente da sua. Lembre-se, mencionar não significa concordar. Mencione até mesmo aqueles comentários com os quais você n‹ o concorda. Ao fazer isso, você demonstra que todos t•m direito de expressar sua opinião. Quando for feito algum comentário que você perceba ser sem fundamento, de maneira gentil você pode oferecer um ponto de vista alternativo para a pessoa considerar. Nunca condene ou ataque a pessoa que fez o comentário.

Nenhum comentário: