Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Briga Entre Irmãos

Lição 4 Juvenis 23 de julho de 2011

Verso Para Memorizar
“Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.” Efésios 5:21.

Resumo da Lição

O nascimento de Isaque trouxe muita felicidade a Abraão e Sara. Mas na medida que Isaque crescia, o centro de atenção se focalizava mais em Isaque como o filho prometido. Isso causou problemas entre Ismael e Isaque. A discórdia entre Ismael, Hagar e Sara se tornou tão forte que, finalmente, Sara pediu que Abraão mandasse embora Ismael e Hagar. Isso foi algo muito doloroso para Abraão, mas Deus lhe disse ser necessário a fim de promover a paz no lar. O conflito entre Isaque e Ismael continua até hoje na incessante discórdia entre judeus e árabes. Esta lição fala sobre comunidade. A falta de confiança de Abraão e Sara foi a raiz da discórdia na família. Se houvessem esperado pacientemente que Deus cumprisse a promessa a Seu modo, os problemas que enfrentaram nunca teriam ocorrido. Deus deseja que confiemos nEle em nossos relacionamentos familiares. Se seguirmos Suas orientações, não criaremos conflitos desnecessários e aprenderemos melhor como lidar com aqueles que porventura enfrentarmos. Embora Deus possa atuar através de qualquer conflito e nos ajudar a resolvê-lo, Seu desejo supremo é que sigamos Seus princípios para o relacionamento humano, evitando desde o começo que conflitos ocorram.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

Com antecedência, colocar na frente da sala alguns dominós enfileirados em pé sobre a mesa ou qualquer outra superfície plana. As consequências de nossas ações afetam tanto aqueles que estão à nossa volta como a nós mesmos. Olhem para esses dominós. Este último aqui está cansado de ficar em pé. Ele quer descansar enquanto seus companheiros continuam atentos em pé. Eu vou ajudá-lo a deitar-se. Dar uma empurradinha no último dominó da fila e observar enquanto todos tombam. A lição desta semana é sobre a família de Abraão experimentando as consequências dos atos impacientes de Abraão e Sara. Vivenciando a História Com antecedência, fazer seis cópias da peça “Confusão na Família” e convidar seis voluntários (que leiam bem) para participar. Pedir que cada um leia sua parte, com o máximo de expressão possível. Quando terminarem de apresentar a peça, pedir que todos os alunos leiam juntos em voz alta Gênesis 21:1-21.

Aplicação da Lição

Quatro Passos Importantes Pedir aos alunos que mencionem situações de conflito que ocorrem nos lares (ex.: brigas entre irmãos e irmãs, desentendimentos entre pais e mães, etc.). Anotar no quadro as situações mencionadas. Escrever também uma lista dos “Quatro Passos Importantes na Solução de Conflitos”. Vamos analisar uma fórmula de quatro passos para sobreviver a esta lista de conflitos familiares: 1. Tomar TEMPO. Esfriar a cabeça antes de dizer coisas que possam magoar. 2. PENSAR sobre a situação antes de agir ou falar. Como você se sente e por quê? Como seu pai, mãe, irmão ou irmã se sentem? 3. CONVERSAR sobre seus sentimentos com a pessoa envolvida. 4. CONFIAR em Deus para ajudá-lo a chegar juntos a um acordo e resolver a situação. Pedir aos alunos que se dividam em duplas. Pedir a cada dupla que escolha um conflito da lista do quadro que eles mesmos tenham experimentado em seu lar. Pedir, então, que analisem o que aconteceu no conflito da própria vida. Depois, decidam como tudo nesse conflito poderia ter sido diferente se eles tivessem seguido os “quatro passos importantes” na solução de conflitos. Depois de trocarem ideias, dar a cada aluno, um papel. Pedir que copiem os quatro passos e levem o papel para casa. Vocês poderão usar esses quatro passos para resolver conflitos com seus amigos, na escola, ou em qualquer lugar

Partilhando a Lição

Orando Pelos Conflitos Separar os alunos em duplas, ou pequenos grupos. Partilhem com seu companheiro uma situação de conflito com a qual estejam lutando atualmente. Repitam os quatro passos para seus companheiros. Quando os alunos terminarem de partilhar, dizer: Situações de conflito surgem por muitas razões diferentes. Só Deus pode ajudar-nos e nos conceder a atitude correta para lidar com o problema.

DEUS NOS AJUDA A TER UMA ATITUDE DE AMOR MESMO QUANDO ENFRENTAMOS CIRCUNSTÂNCIAS DIFÍCEIS.

Nenhum comentário: