Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ganância: O Buraco Sem Fundo

Lição 2 dos Adolescentes 9 de julho de 2011

História Bíblica: Números 22-24.
Comentário: Patriarcas e Profetas, capítulo 40.

I. SINOPSE

Quando um rei pagão viu os israelitas, ficou com medo e enviou mensageiros a Balaão, para que ele lançasse uma maldição sobrenatural sobre eles. Balaão, no entanto, fingiu ter grande integridade e lhes disse que nenhuma quantia de dinheiro o levaria a fazer aquilo. Outrora, Balaão havia sido um homem bom, até fora um profeta de Deus. Mas se distanciara do Senhor e se rendera à cobiça e à ganância. Contudo, ele ainda professava ser um servo do Altíssimo. Balaão conhecia a obra miraculosa de Deus em favor de Israel; e quando os mensageiros comunicaram sua missão (levá-lo para amaldiçoar Israel), ele sabia muito bem que seu dever era recusar a recompensa de Balaque e despedir os embaixadores. Mas ele se aventurou a brincar com a tentação, e insistiu para que os mensageiros passassem aquela noite com ele, declarando que não poderia dar uma resposta até que tivesse pedido o conselho do Senhor. No entanto, lá no íntimo, ele realmente queria o dinheiro, e desafiou a Deus, fingindo todo o tempo ser piedoso. O Senhor, naturalmente, sabia das intenções de Balaão. E o que acontece em seguida é um relato cômico, e ao mesmo tempo sério, de como o Senhor lida com o homem teimoso. Uma história que inclui – entre outras coisas – uma jumenta falante. Desta história, aprendemos como a ganância e a cobiça podem nos deixar cegos para o nosso verdadeiro caráter. Quando ensinar a lição, você também pode salientar que maltratar um animal é pecado. Certifique que os alunos saibam que os animais são inocentes, mas também sofrem neste mundo de pecado. Devemos tornar seu tempo na Terra o mais agradável possível. Ajude os alunos a perceberem o quanto Balaão estava errado em bater na jumenta. Quando o Anjo do Senhor veio para matar Balaão, a jumenta se desviou, salvando assim Balaão da morte.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Apresente o texto a seguir em suas próprias palavras: Exatamente como Balaão, o homem rico fez o que todos pensaram que era certo, mas seu coração não estava no lugar certo. Balaão disse aos moabitas que não amaldiçoaria Israel, mas não porque ele quisesse fazer o certo. Ele apenas queria parecer íntegro. O homem rico desta história fez a mesma coisa. Ele não se importava com o homem pobre; ele se importava consigo mesmo e com o que os outros pensariam dele.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. “Midianitas. Os midianitas são um povo que vive na parte sul da região da Transjordânia. São descritos como descendentes de Abraão e Quetura (Gênesis 25:1-6) e aparecem como comerciantes na narrativa de José (Gênesis 37:25-36). Moisés se juntou ao clã midianita de Jetro depois de fugir do Egito, mas os midianitas não se uniram aos israelitas na conquista de Canaã. Na narrativa de Balaão, os líderes midianitas estão aliados com os moabitas e participam na contratação do profeta para amaldiçoar.” – Bible Background Commentary. “Balaão em Deir Allah. Em 1967 uma expedição arqueológica holandesa liderada por H. J. Franken descobriu alguns pedaços de reboco inscritos num lado do Jordão conhecido como Deir ‘Allah. Os fragmentos estão aparentemente escritos em aramaico e datam de aproximadamente 850 a.C. Eles mencionam Balaão, filho de Beor, como o mesmo personagem descrito como um profeta” em Números 22-24. Embora o texto esteja bastante incompleto, com muitas quebras e palavras duvidosas, pode-se constatar que Balaão foi um profeta que recebeu uma mensagem divina durante a noite e que sua mensagem não era o que seus vizinhos esperavam ouvir. Se esse texto se refere aos acontecimentos descritos na Bíblia é questionável, mas ele comprova uma tradição não bíblica comum no nono século de um profeta chamado Balaão. Pode ser que a notoriedade de Balaão foi tanta que ele permaneceu como uma importante figura profética durante séculos e poderia assim ser identificado com as antigas narrativas israelitas da conquista.” – Bible Background Commentary. “Posição Profética de Balaão. Em Josué 13:22, Balaão é descrito como um ‘adivinho’, enquanto em Números 22:6 é dito que ele é um homem cujas bênçãos e maldições são eficazes. Ele é da região superior da Mesopotâmia, próxima a Carquemis, e tem uma reputação internacional como verdadeiro profeta. Durante toda a narrativa em Números 22–24, Balaão continuamente lembra a Balaque de que pode falar apenas as palavras que Deus colocar em sua boca (Números 22:18, 38; 23:12, 26; 24:13). Embora Balaão use rituais do sacrifício para obter a resposta de Deus, ele não deve ser considerado simplesmente um adivinhador.”– Bible Background Commentary.

Resumo

Apresente os pensamentos a seguir em suas próprias palavras: A história de Balaão fala sobre como a ganância pode nos afastar de Deus. Ela nos mostra que, embora Balaão tivesse sido um homem íntegro no passado, uma vez que ele escolheu o caminho errado, foi se tornando cada vez mais fácil prosseguir no erro. Mesmo sendo controlado pelo inimigo, ele ainda tentou dar a impressão de que fez o que era certo ao não amaldiçoar os israelitas – apenas para parecer idôneo. Mas Deus conhece o coração. Não há nada que possamos esconder e nada que devamos esconder de Deus. Tentar fazer isso é inútil. Ele vê tudo o que fazemos. Mas, mesmo quando pecarmos, Ele sempre nos perdoará se permitirmos que o Espírito Santo nos conduza ao verdadeiro arrependimento.

Nenhum comentário: