Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

VOCÊ ESTÁ ENTENDENDO?

Lição dos Primários

FILIPE PERGUNTA AO EUNUCO: VOCÊ ESTÁ ENTENDENDO?

Procuramos maneiras de ajudar os outros

Verso Bíblico: "Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para ... salvação" Rom. 1:16, NVI

Texto Bíblico: Atos 8:26-39, Atos dos Apóstolos, pógs. 106-111

Objetivos:

Saber que estão servindo a Deus quando ajudam outros a entenderem a Bíblia
Sentir-se motivado a partilhar a Bíblia como os outros
Responder ao partilhar com os outros o que estudaram na Bíblia

A mensagem: Servimos quando ajudamos outras pessoas a compreender a Bíblia

A história de relance: Um anjo do Senhor diz a Filipe que ele deve ir ao deserto. Filipe obedece, e ali encontra um eunuco etíope voltando em sua carruagem para casa, depois de adorar em Jerusalém. O eunuco está lendo o livro de Isaías e Filipe pergunta se ele está entendendo o que lê. Filipe explica as boas novas sobre Jesus. O eunuco é batizado e segue seu caminho se regozijando. As crianças também podem explicar a Bíblia para os outros.

Este estudo hoje enfoca o serviço: As boas novas são muito boas para serem mantidas apenas para si mesmo. Ela deve ser partilhada em todos os lugares com todas as pessoas que desejarem ouvir. Os anjos e o Espírito Santo poderiam espalhar a mensagem sem a nossa ajuda. Contudo, eles não desejam nos privar da alegria do serviço e do privilégio de abrir as Santas Escrituras para os outros. Um estudo diário da Bíblia guiado pelo Espírito irá fazer com que as crianças transbordem, para que possam tornar a vida dos outros mais feliz através do ato de partilhar a Bíblia com eles.

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe.
Você Precisa
•Bíblia

A. Duplas
Em igrejas pequenas, fazer arranjos para que as crianças se juntem aos adultos para esta atividade. Será de grande benefício misturar as diferentes gerações para que se conheçam melhor.
Pedir que as crianças encontrem um(a) companheiro(a) a quem não conheçam muito bem (não será permitido ser o melhor amigo) para formar uma dupla. Fazer perguntas a esse(a) companheiro(a) para descobrir quantas coisas eles têm em comum. Ambos podem ter, por exemplo, o mesmo número de irmãos ou irmãs, ou ter nascido no mesmo mês e/ou dia. Depois de uns 3 ou 4 minutos, convidar uma dupla para ir à frente. Pedir-lhes que contem o que eles têm em comum. Ao mencionarem a primeira coisa, perguntar se alguém mais também tem essa mesma coisa em comum com eles. Pedir que levantem a mão.
Enquanto vocês procuravam coisas que tinham em comum, por acaso encontraram alguma coisa que é totalmente diferente? Permitir que as pessoas levantem a mão e mencionem as diferenças.
Prin7ádos
52

Analisando
O que é mais fácil: fazer amizade com alguém que vocês conhecem ou que não conhecem? (Com alguém que conhecemos.) Por quê? (Porque é desconfortável conversar com alguém que não conhecemos. A pessoa pode não ser amigável, ou pode não gostar de crianças.) Agora que vocês conhecem mais sobre os companheiros de dupla, será mais fácil ou mais difícilfalar-lhes sobre Deus? (Mais fácil.) Quando fazemos novas amizades, estamos fazendo amigos para Jesus também, e se torna mais fácil falar sobre a Bíblia. Ler em voz alta 1 Timóteo 4:13, primeira parte. Deus deseja que partilhemos a Bíblia com outros. A mensagem de hoje nos diz:
SERVIMOS QUANDO AJUDAMOS OTJI?RAS PESSOAS A

 

COMPREENDER A BIBLIA
B. Amigos da Bíblia
Dar a cada criança um pedaço de massa de modelar para fazer algo que a faça lembrar de um personagem bíblico. (As crianças não devem falar a ninguém o que estão fazendo.) Quando todos terminarem, um por vez, contará aos colegas de classe o que
_______ fez e que personagem bíblico aquilo representa.
Analisando
Vocês gostaram de trabalhar com a massa de modelar? Acharam fácil ou difícil fazer algo para representar um personagem bíblico? (Fácil, não muito fácil, difícil, etc.) Acham fácil ou difícil explicar sobre a Bíblia a alguém? (Alguns talvez achem difícil; se este for o caso, dizer que temos boas-novas para eles.) Vocês acabaram de partilhar sobre a Bíblia com alguém quando contaram o que modelaram e que personagem bíblico isso representava. Isso foi difícil? (Não foi tão difícil.) Cada vez que vocês falarem a alguém sobre alguma coisa ou pessoa da Bíblia estarão servindo a Deus.
SERVIMOS QUANDO AJUDAMOS OUTRAS PESSOAS A COMPREENDER A BIBLIA

Você Precisa
massa de
modelar

ORAÇÃO E LOUVOR
Confraternização
Quando conveniente, contar aos alunos sobre as alegrias e tristezas relatadas no momento da chegada das crianças. Dar tempo para que partilhem experiências do estudo da lição da semana e recapitulem o Verso Para Decorar. Dar calorosas boas-vindas a todas as visitas e entregar-lhes um cartãozinho, adesivo ou lembrancinha. Comemorar aniversários (orar pelos aniversariantes), eventos especiais ou conquistas dignas de menção.
Cânticos Sugestivos
“O Livro de Deus é a Bíblia” (ver p. 109, CD faixa 51).
“Brilhar por Jesus” (ver p. 109, CD faixa 35).
Oração
Pedir que os alunos partilhem com a classe nomes de pessoas amigas que ainda não conhecem a Bíblia. Escrever esses nomes na agenda de oração da classe. Escolher algumas crianças para orar, pedindo que Deus as ajude a partilhar com essas pessoas as boas-novas de salvação. Mais tarde, quando as crianças tiverem partilhado a Bíblia com as pessoas cujos nomes estão na agenda de oração, acrescentar uma estrelinha ao lado dos nomes.

LIÇÃO BÍBLICA
Voce Precisa
Vivenciando a História • roupas dos
Personagens: Filipe e o etíope. tempos
Montagem do cenário: Vestir duas crianças (uma para representar Filipe e outra bíblicos
para representar o etíope). O etíope poderá segurar o recorte grande de carruagem de • Bíblia
modo que pareça que ele está dentro dela. • perguntas
Envolver as crianças em uma história bíblica interativa. Pedir que as crianças que escritas em
farão o papel de Filipe e do etíope, falem suas partes à medida que o(a) professor(a) pedaços de
as disser. As demais crianças da classe deverão apontar para o alto cada vez que for papel (ver
mencionado o nome de Jesus. Quando for perguntado quais são as boas-novas acerca Analisando,
de Jesus, todas devem responder em coro: “Jesus salva!” p. 55)
• cesta ou caixa
[Pedir que “Filipe” fique de um lado à frente da sala.] pequena
Filipe era um dos diáconos da igreja primitiva, assim como era Estêvão. Depois
que Estêvão morreu, as autoridades judaicas começaram a colocar os cristãos na prisão. Por isso, muitas pessoas se mudaram de Jerusalém. E em todos os lugares aonde essas pessoas iam, contavam a outros as boas-novas da salvação em Jesus [apontar para o alto].
Filipe fugiu para Samaria. Ali, ele realizou milagres e pregou as boas-novas acerca de Jesus [apontar para o alto]. Como resultado, muitas pessoas creram.
Certo dia, um anjo apareceu a Filipe e ordenou que ele fosse a uma determinada estrada no deserto. E Filipe foi. [Fazer sinal para que “Filipe” ande de um lado da sala até o outro.] Ele não perguntou por que devia ir, nem o que devia fazer quando chegasse lá. Ele simplesmente foi.
No caminho, ele encontrou um etíope que viajava em sua carruagem. [Fazer sinal para o “etíope” com sua carruagem vir do outro lado em direção a “Filipe”.]
Bem, esse etíope era um alto oficial do governo. Realizava um trabalho importante para a rainha do seu país. Havia estado em Jerusalém para adorar, e voltava para sua casa.
Filipe viu o etíope e ouviu a voz suave de Deus. Aquela voz suave lhe dizia que corresse ao encontro do homem que vinha na carruagem. E ele correu. Então, Filipe ouviu que o homem
Primários estava lendo uma parte do livro de Isaías que fala sobre Jesus [apontar para o alto].
54
— O senhor entende o que está lendo? — perguntou Filipe. [“Filipe” deve repetir essa pergunta.]
— Como posso entender se alguém não me explicar? — ele respondeu. — Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro? [O “etíope” deve repetir essas palavras e acenar para Filipe entrar em sua carruagem.] Então, ele convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado na carruagem.
Filipe saltou para dentro da carruagem. E, começando pelos versos que o homem estava lendo, contou-lhe as boas-novas acerca de Jesus [apontar para o alto].
Quais são as boas-novas acerca de Jesus [apontar para o alto]? [As crianças respondem em coro, apontando para o alto: “Jesus salva”.] Exatamente! Vocês responderam minha pergunta porque as boas-novas são que Jesus [apontar para o alto] morreu para salvar a todos vocês e a mim também.
Filipe e o etíope continuaram a viagem juntos estudando a Bíblia. [Ambos fazem como se estivessem viajando juntos e conversando.]
Logo chegaram a um lugar em que havia água e o homem etíope disse:
— Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?
Então, os dois saíram da carruagem, entraram na água e Filipe o batizou. Quando saíram da água, Filipe desapareceu. O Espírito de Deus levou Filipe embora para partilhar o evangelho de Jesus [apontar para o alto] em outros lugares.
O etíope nunca mais viu Filipe! Mas como Filipe estudou a Bíblia com ele, o etíope voltou para seu país e começou a servir os outros, partilhando com eles o que aprendera da Bíblia [mostrar a Bíblia], o evangelho de Jesus [apontar para o alto], assim como Filipe fizera. E justamente isso que Deus deseja que nós façamos também.

Analisando
Com antecedência, escrever cada uma das perguntas abaixo em um pedaço pequeno de papel e colocar todos em uma cesta ou caixa pequena.
Pedir às crianças que venham, uma por vez, tirar um papelzinho da cesta (ou caixa). A criança que pegar o papel deverá ler a pergunta e respondê-la por si mesma ou pedir que outra criança a responda.
1. Por que Filipe foi para a estrada por onde o etíope estava viajando? (Porque o Espírito de Deus o impressionou a ir ali.)
2. Filipe sabia por que o Espírito o enviara ali? (Não.)
3. O que o etíope estava fazendo? (Estudando o livro de Isaías.)
4. O que disse Filipe ao etíope? (“O senhor entende o que está lendo?”)
5. O que aconteceu quando viram água em certo lugar? (O etíope quis ser batizado.)
6. O que alguém precisa fazer para ser batizado? (Crer que Jesus morreu para salvá-lo.)
7. O que aconteceu a Filipe depois de batizar o etíope? (O Espírito do Senhor o levou embora; desapareceu.)
8. Por que estudamos a Bíblia com outras pessoas? (Para que tenham a oportunidade de crer em Jesus também; porque queremos servir a Deus.)
9. O que vocês mais gostaram a respeito desta história?
Podemos ser como Filipe e partilhar as boas-novas da salvação através de Jesus.
Vamos repetir juntos nossa mensagem de hoje:
SERVIMOS QUANDO AJUDAMOS OUI’RAS PESSOAS A COMPREENDER A BIBLIA
Primários
55

. Verso Para Decorar
Voce Precisa
Ler em voz alta Romanos 1:16 (NVI), o Verso Para Decorar. Nao me envergonho
Bíblia do evangelho, porque é o poder de Deus para... salvação.”
Dividir a classe em quatro grupos e ensinar o Verso como escrito abaixo:
l grupo: “Não me envergonho
2° grupo: do evangelho
3° grupo: porque é o poder de Deus
Todos (levantar e erguer as mãos fechadas para o alto): para Salvação!”
ocê Precisa Estudo da Bíblia
Formar três grupos. Cada grupo receberá um texto bíblico para ler, escrever no car Bíblias tão, e sublinhar todas as ordens que aparecem no texto. Depois, os grupos partilharão
• cartões o que encontraram com os colegas da classe. Os auxiliares adultos podem ajudar, se (tamanho necessário. Distribuir os textos abaixo e dar um sinal para começarem:
fichário)
_______ _______ Mateus 4:19 e 20 (Venham comigo. Sigam-Me.)
Mateus 28:19 e 20 (Vão, façam discípulos, batizem, ensinem.)
Jeremias 1:7 e 8 (Não diga que é muito jovem, vá, fale, não tenha medo.)
Analisando
O que esses textos nos dizem? (Deus deseja que falemos a outros sobre Jesus, que partilhemos as boas-novas do evangelho.) Quando partilhamos as boas-novas sobre Jesus, quem está conosco? (O Espírito Santo.) Por que não precisamos ter medo de partilhar as boas-novas? (Porque o Espírito Santo nos ajudará.) Vamos dizer juntos nossa mensagem de hoje:
SERVIMOS QUA1S}DO AJUDAMOS OUTRAS PESSOAS A COMPREENDER A BIBLIA

APLICAÇAO DA LIÇÃO

Presenciei, Fiz
Vou mencionar situações pelas quais vocês já devem ter passado. Se já passaram por algo semelhante, digam: “Já passei por isso!” e se dirijam para junto da parede à direita da sala. Se não passaram por algo assim, dirUam-se para junto da parede à esquerda da sala. Depois, pedir a um dos alunos que passou por situação semelhante para contar ligeiramente sua experiência para os demais na classe.
Situações
1. Ficou perdido em um passeio ao ar livre ou em um Shopping.
2. Presenciou o nascimento de um animalzinho.
3. Perdeu algum parente, animalzinho de estimação ou amigo por terem morrido.
4. Assistiu a um casamento.
Analisando
O que vocês pensaram enquanto alguém contava a própria experiência aqui na frente? Vocês gostam de ouvir ou de contar experiências?
Primários
Cada uma dessas situações que acabamos de mencionar está na Bíblia. Por isso, quando alguém lhes contar que ficou perdido, vocês poderão falar-lhe sobre um personagem da Bíblia. Quem poderia ser? (Menino perdido, ovelha perdida, ou Jonas.) Sobre o nascimento de quem vocês poderiam falar, dentre os mencionados na Bíblia? (Nascimento de Jesus, de Moisés, etc.) E sobre a morte de quem? (Da filha de Jairo, do filho da viúva de Naim, de Lázaro, de Jesus, de Dorcas.) E que casamento mencionariam? (O de Caná da Galileia, o que as virgens prudentes e imprudentes planejaram assistir.)
Quando coisas assim acontecerem com vocês ou seus amigos, considerem isso uma oportunidade para partilhar a Bíblia com essa pessoa. Lembrem-se de que
SERVIMOS QUANDO AJUDAMOS OIJ’rBAS PESSOAS A COMPREENDER A BIBLIA

PARTILHANDO À LIÇÃO
Minha Experiência com Deus Você Precísa
Ajudar as crianças a fazer um livrinho dobrando duas folhas de papel ao meio e
grampeando-as na dobra. Na capa do livrinho escrever “Como Aprendo Sobre Deus”. • papel (2 folhas
Pedir que as crianças escrevam ou façam desenhos nas folhas do livro para ilustrar para cada
como têm aprendido sobre Jesus. Elas podem, por exemplo, desenhar alguém dando aluno)
uma Bíblia ou um livro religioso a sua família. Podem escrever ou desenhar sobre seus • tesouras
familiares ouvindo uma história bíblica na igreja ou em casa. Talvez seja melhor que • canetas
primeiro a criança conte sua história ao auxiliar adulto, para que essa pessoa a ajude a hidrocor
planejar o que escrever ou desenhar. • grampeador
Pode ser que não haja tempo suficiente e as crianças precisem levar o livro para
completar em casa. Pedir que mostrem a outros adultos ou crianças o livro que fizeram com a sua própria história enquanto explicam o que cada página significa.
Analisando
Pedir que cada um(a) dos(as) professores(as) junto com seu grupo repitam o Verso para Decorar, prometam não ter medo de contar a outros sua experiência com Deus e mostrar seu livro. Pedir que mencionem o nome de alguém a quem pretendam com certeza mostrar o livro. Repetir a mensagem com toda a classe:
SERVIMOS QUANDO AJUDAMOS OUTRAS PESSOAS A COMPREENDER A BIBLIA

ENCERRAMENTO
Pedir que uma criança ore pedindo a Deus que a ajude a não ter vergonha do evangelho e a partilhar sobre a Bíblia com qualquer outra pessoa que estiver disposta a ouvi-la. Encerrar com uma breve oração por todas as crianças. Pedir que Deus as abençoe ao partilharem a Bíblia com seus amigos e familiares.
fONTE:http://www.historiasbiblicas.advir.com

Nenhum comentário: