Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O MUNDO MARAVILHOSO DO MINISTÉRIO

 

Por: Dale Hudson

clip_image002

Quer você goste ou não ou se concorda ou não com tudo o que as pessoas fazem, você tem de admitir isto: O império do Mickey Mouse tocou milhões de crianças e seus pais ao redor do mundo.

Em uma viagem recente pelo Mundo de Walt Disney, olhei ao redor para os rostos fascinados... o que o Mickey estava fazendo para atrair todas aquelas crianças e seus pais? Por que essas famílias gastavam centenas ou milhares de dólares para visitarem o parque? O que provocava os sorrisos e o excitamento em seus rostos?

Perguntei a mim mesma: Que dicas posso tirar do Mickey e que me ajudarão a propagar a mensagem mais importante no mundo de forma mais eficiente às crianças e a seus pais?

Leia as 10 dicas do Mickey para seu ministério.

Dica 1: SONHOS GRANDES

O Walt Disney nasceu em 1901 e tinha paixão pela animação. Ele foi contratado para trabalhar no jornal Star da Cidade do Kansas como animador, mas foi demitido. Ele então iniciou seu próprio estúdio de animação, mas teve de pedir a falência. Porém, certo dia enquanto observava seus filhos brincarem em um carrossel, veio-lhe uma visão na alma. Viu um lugar onde as crianças e suas famílias pudessem se divertir juntas.

O dia da inauguração da Disneylândia se tornou um desafio logístico. O Walt havia enviado 6.000 convites, mas apareceram 28.000 pessoas. A temperatura estava por volta dos 43º e somente alguns bebedouros estavam funcionando. Os saltos altos das mulheres afundavam no asfalto recém-colocado! Vários brinquedos e atrações quebraram ou não funcionaram e não havia alimento suficiente. Os jornais chamaram o dia da inauguração de Domingo Negro. Mas o Walt seguiu com sua visão, e a Disneylândia rapidamente se tornou um parque extraordinário. Em 10 anos, 50 milhões de visitantes tinham entrado no parque e participado do fruto de sua visão.

O que aconteceria se captássemos uma nova visão de Deus para nosso ministério com as crianças? O que ocorreria se começássemos apaixonadamente a perseguir essa visão? E se a buscássemos através de dificuldades e de desafios até que a víssemos concretizada?

Sugestões:

1. Mediante a oração e pensamento estratégico, obtenha a visão para seu ministério.

2. Se Deus já lhe deu uma visão para seu ministério, peça-Lhe para renovar sua paixão a fim de que a persiga.

3. Formule um plano que tornará sua visão em realidade.

4. Decida agora que nada o deterá de vê-la realizada.

Dica 2: LIMPEZA

Antes de abrir o parque, o Walt pegou um hot dog, comeu-o enquanto caminhava e contou os passos. Até hoje, os cestos de lixo estão a 17 – 25 passos de distância – a distância exata para jogar a embalagem do hot dog no lixo quando você termina de comê-lo.

Da mesma forma, as áreas do ministério das crianças necessitam estar limpas e arrumadas. Não importa se o prédio é novo ou velho, há algo que você pode fazer – mantê-lo limpo. Que péssimo testemunho se as salas estiverem sujas e asquerosas.

Sugestões:

1. Marque inspeções regulares dos edifícios – dentro e fora. Peça a várias pessoas para anotarem as áreas que necessitam de atenção. Veja as prioridades e atenda-as uma a uma.

2. Treine as pessoas pelo exemplo. Se notar um papel jogado no chão, recolha-o.

3. Organize um dia de trabalho para deixar a igreja limpa.

Dica 3: CRIATIVIDADE

Do lado de fora de muitos brinquedos há cartazes que dizem: “Trazido a você pelos Criadores de Disney – fazemos a magia acontecer”. Equipes de pessoas criativas sonharam alto e então tornaram seus sonhos em realidade.

É tão fácil cair no padrão de fazer as coisas conforme os velhos e repetidos programas, sempre da mesma forma, e perdermos novas oportunidades de nos comunicarmos eficientemente com a geração moderna. Uma equipe de pessoas criativas sempre realiza mais de que uma pessoa criativa trabalhando sozinha. Há pessoas criativas aguardando para ajudá-lo/a... reúna-as e veja o que acontece.

Sugestões:

1. Identifique as pessoas criativas de sua igreja que poderiam formar uma equipe criativa com cinco a seis membros.

2. Estabeleça a hora para se reunir regularmente com essas pessoas.

3. Considere todos os programas ou partes de seu ministério que perderam a validade e necessitam ser substituídos por algo mais criativo.

4. Permita que a criatividade da equipe flua e registre as idéias criativas que forem apresentadas. Então estabeleça a prioridade na concretização dos itens.

Dica 4: ENXERGUE ATRAVÉS DOS OLHOS DA CRIANÇA

As cores da Disney são vibrantes, vibrantes e vibrantes – certamente algo que agrada as crianças.

É triste dizer, mas o oposto é o que normalmente ocorre em muitas igrejas. As crianças entram em salas cujas paredes são na cor bege e as cadeiras marrons. Muitas vezes isso acontece porque os adultos que as escolhem o fazem com base no gosto dos adultos. Mas se você deseja dizer às crianças: “Nós as amamos e preparamos este local com vocês em mente”, então faça a decoração com cores que elas gostam.

Sugestões:

1. Identifique as salas dos ministérios das crianças, os corredores e as áreas que não são decoradas de forma a atrair as crianças.

2. Selecione cores atraentes às crianças para fazer a decoração, busque sugestões nos Web sites para crianças e visite lugares locais para crianças.

Dica 5: SERVIÇO DE PRIMEIRA CLASSE

O empregado do Walt Disney World, Jim Cunningham, diz: “É 10% produto e 90% serviço. É o tipo de serviço recebido que normalmente determina as decisões que os clientes fazem”.

Não importa o tanto de acompanhamento que façamos às visitas em nossa igreja, se as pessoas tiverem uma experiência ruim em sua primeira visita, provavelmente não retornarão. Devemos investir tempo em nos assegurar que a primeira experiência que terão conosco será de primeira classe.

Sugestões:

1. Formule um sistema eficiente de dar às visitas um atendimento de primeira classe.

2. Selecione pessoas para dar atenção especial aos convidados. Escolha pessoas amigáveis, atenciosas que façam com que o convidado se sinta à vontade. Coloque essas pessoas nas entradas estratégicas.

3. Certifique-se de que haja placas indicativas em cada sala e área do edifício.

4. Treine sua equipe para pessoalmente conduzir os convidados até as salas ao invés de apenas lhes indicar a direção.

Dica 6: DIVERSÃO

As crianças e os pais se divertiam com o Mickey – já conheci muitos adultos que me disseram que nunca iriam à igreja porque seus pais os obrigaram a freqüentá-la quando crianças, mas nunca conheci algum adulto que disse que nunca iria ver o Mickey porque seus pais o obrigaram quando criança. A verdade é, você não precisa obrigar uma pessoa a ir aonde ela gosta de estar!

Algumas pessoas bem intencionadas acreditam que as crianças não devem se divertir na igreja. Sim, as crianças necessitam ser ensinadas a adorar a Deus em reverência, mas também necessitamos deixá-las adorar a Deus como crianças de forma alegre, entusiástica e cheia de energia.

Sugestões:

1. Planeje programas na igreja que incluam muita diversão e aprendizagem interativa.

2. Empregue métodos relevantes à cultura de hoje para retransmitir sua mensagem.

3. Faça uma pesquisa com as crianças e familiares em sua igreja e pergunte-lhes como você pode tornar a igreja uma experiência mais entusiástica para eles.

Dica 7: MISSÃO VISÍVEL

A declaração de missão do Mickey foi claramente afirmada em um lugar proeminente para que todos a vissem. Ela me lembra de quão importante é deixar as pessoas saberem por que existimos como ministério. A declaração de missão une sua equipe, dá-lhe uma grade para tocar todos os programas e decisões do ministério e provê direção à sua equipe.

Sugestões:

1. Reúna os líderes-chave de seu ministério e desenvolva uma declaração de missão. Veja que seja breve, fácil de ser lembrada e precisa.

1. Coloque sua declaração de missão em um local onde todos a possam ver e peça à sua equipe de ministério para memorizá-la.

2. Sempre repita sua declaração de missão à sua equipe.

Dica 8: VISUAL

O Mickey sabe que esta é uma geração extremamente visual. Por todo o parque o Mickey usa recursos visuais para captar a atenção das pessoas.

As três principais influências sobre as pessoas em nossos dias são a televisão, os filmes e a Internet. Todos esses são meios de comunicação visual. Necessitamos usar recursos visuais de comunicação, o máximo possível, se quisermos captar a atenção desta geração.

Sugestões:

1. Descubra que vídeos cristãos apelam às crianças e apresente-os quando as crianças entram em sua área.

2. A cada semana, planeje usar algum tipo de comunicação visual em suas lições e cultos, tais como videoclipes, lições objetivas, PowerPoint ou outras mídias de apresentações.

3. Forme uma equipe que entenda de computação em sua igreja e criem um Web site para conectar-se com as crianças e familiares.

Dica 9: EQUIPE DE TRABALHO

O Walt disse: “Você pode sonhar, criar, projetar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... mas isso requer que as pessoas tornem os sonhos em realidade”. Ao compreender que as pessoas são o ativo mais importante, a Disney faz grandes treinamentos para equipar e cuidar delas. Cada nova pessoa é trazida prontamente para a filosofia e a missão. Cada membro da equipe é respeitado. Todos usam o mesmo distintivo. Trabalhar é divertido.

Não é o que você faz por si mesmo nos ministérios da criança, mas o que a equipe de pessoas que você reuniu pode fazer para que isso aconteça. O sucesso de seu ministério depende da força da equipe que você formou.

Sugestões:

1. Trabalhe arduamente para criar uma cultura de família e de diversão em sua equipe.

2. Dedique tempo para falar de sua filosofia e missão de seu ministério com os novos membros da equipe antes de colocá-los para trabalhar.

1. Faça com os novos membros da equipe um teste dos dons espirituais e da personalidade – ajude-os a encontrarem seu lugar único de serviço. Isso faz com que as pessoas apreciem seu local de serviço e dá-lhes algo em que se apegar.

2. Providencie regularmente treinamento para sua equipe a fim de ajudá-la a crescer em sua liderança e nas habilidades do ministério.

3. Mantenha abertas as linhas de comunicação com sua equipe.

4. Regularmente, felicite, incentive e recompense os membros da equipe.

Dica 10: NOVAS IDÉIAS

O Mickey tem mantido os itens de marca que funcionam por anos e ao mesmo tempo segue acrescentando ideais novas e relevantes que alcançam as novas gerações. Da mesma forma, devemos constantemente buscar idéias novas e estimulantes. Devemos seguir lendo, assistindo às reuniões, trabalhando em rede, fazendo perguntas e buscando formas novas de ministrar às crianças.

Sugestões:

1. Quando foi a última vez que você teve uma idéia nova em seu ministério e a implementou?

2. De forma proposital você dedica tempo para desenvolver novas idéias?

3. Você está disposto/a a buscar idéias novas fora de sua zona de conforto?

4. Você acha que já fez tudo ou você tem uma atitude de aprendizado e crescimento?

Afastamo-nos da casa do Mickey com algumas ótimas lembranças familiais. Mas eu também me distanciei com um grande desafio: Se todo o tempo, energia, dinheiro, criatividade, enfoque e trabalho estão sendo empregados para um propósito temporário e terreno, quanto mais eu deveria dar o meu melhor no partilhar a mensagem eterna da Palavra de Deus com as crianças e familiares?

 

[Extraído de Kids’ Ministry Ideas, abril - junho de 2008, pp. 16 – 19.]

clip_image002[4]

Nenhum comentário: