Parábolas de Jesus
Servimos ao obedecer e ajudar, como Jesus fez
VERSO PARA MEMORIZAR (ju 3t 07 09):
“Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes.” Mateus 25:40.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
Mateus 24:1-3; 25:31-46; O Desejado de Todas as Nações, págs. 637-641.
OBJETIVOS
- Saber que aprendemos a conhecer a Deus melhor através do serviço.
- Sentir-se inspirado pelo quanto Jesus ama as pessoas.
- Responder procurando conhecer a Jesus melhor ao servir.
MENSAGEM CENTRAL
Aceitar o amor de Jesus nos inspira a servi-Lo, bem como a outras pessoas
Resumo da hisitória bíblica
Na parábola de ovelhas e bodes Jesus nos ensina que uma vez que Seus seguidores O conhecem e O amam, mostram seu amor através de amáveis atos de serviço a outros. Por outro lado, há pessoas que praticam atos bondosos não para servir ao Senhor mas para conquistar Sua aprovação; essas não conhecem a Deus. Estão procurando adquirir as riquezas do Céu por suas próprias obras, e acreditam mais em si mesmas do que em Deus. Pessoas assim não entrarão no reino de Deus.
Esta história bíblica hoje enfoca o Serviço
Quanto mais perto de Jesus andarmos, tanto mais compreenderemos e aceitaremos Seu infindo amor por nós e refletiremos Sua graça. Começaremos a tratar as pessoas da maneira que Jesus nos trata. Na história de Jesus, as “ovelhas” não estão cientes dos próprios atos — elas são atenciosas porque Jesus é atencioso.
Enriquecimento
Lições ensinadas pela parábola das ovelhas e bodes:
1. Deus julgará nossa reação diante das necessidades humanas, não nossa fama ou fortuna. Ele não leva em conta nossa educação ou habilidades adquiridas, mas nossa maneira de utilizar o que temos no serviço para Ele e para os outros.
2. A ajuda que podemos oferecer consiste de coisas simples: uma refeição ao faminto, um copo de água ao sedento, boas-vindas ao estrangeiro, alegria para os enfermos, esperança para os que estão na prisão.
3. É ajuda natural e espontânea, feita sem pensamento egoísta, mas em amável consideração pelos outros. Alguns ajudam os outros para obter reconhecimento e publicidade. Essa espécie de ajuda é egoísmo disfarçado. Deus aprova a espécie de ajuda que é prestada unicamente com o objetivo de ajudar.
4. Jesus diz que Ele considera tal ajuda como feita a Ele. O que significa isto? Um modo de ver isso é: Quando ajudamos uma criança, também tornamos felizes os pais dela. Deus é nosso Pai; portanto Ele fica feliz quando Seus filhos são ajudados. (O Desejado de Todas as Nações, págs. 637-641.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário